Projetos em desenvolvimento e em fase work in progress participarão de atividades que incluem rodadas de negócios, programa de formação, laboratórios, mentorias, workshops, exibição de filmes e estudos de caso com participação de profissionais nacionais e internacionais
O Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting é o evento de mercado do cinema brasileiro que chega a sua 15ª edição em 2024. Realizado dentro da programação da 18ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte que acontece entre 24 e 29 de setembro na capital mineira. O encontro de coprodução internacional, plataforma de rede de contatos e negócios com profissionais do setor audiovisual mundial, promove intercâmbio entre o mercado e os representantes de projetos de longas-metragens brasileiros com objetivo de potencializar conexões entre realizadores independentes, potenciais parceiros e troca de ações.
Este ano, foram selecionados 38 projetos pela comissão do Brasil CineMundi e irão participar das rodadas de negócios e do CineMundi Lab, tendo a oportunidade da troca de experiências e contatos, e de possibilidades de negócios com profissionais de diversos países que marcam presença no evento para analisar as viabilidades de coprodução e parcerias, além de contribuírem para o aprimoramento dos projetos.
Os projetos em desenvolvimento se dividem em quatro categorias: Horizonte (10 projetos), DocBrasil Meeting (6), Foco Minas (7) e Paradiso Multiplica (10), e a categoria WIP -Primeiro Corte conta com 5 longas-metragens em fase de pós-produção. O comitê de seleção foi composto por colaboradores nacionais e internacionais do Brasil CineMundi: Gudula Meinzolt (Suíça), Ivan Melo (Brasil), Paulo de Carvalho (Alemanha), Pedro Butcher (Brasil), Séverine Roinssard (França), e Cecília Gabrielan (Brasil,Universo Produção).
Para Butcher, integrante da comissão, o fato de o Brasil CineMundi estar completando 15 anos de realização será lembrado durante o evento com ações especiais. “É uma edição comemorativa e vamos fazer um retrospecto, contar um pouco as histórias dos filmes e projetos que passaram pelo programa, que ganharam boa visibilidade principalmente na cena internacional, objetivo do CineMundi. Vamos reforçar a parceria internacional para os produtores independentes brasileiros”, diz o colaborador.
No processo de seleção entre os quase 300 projetos, Butcher chama atenção para a presença de Alagoas e Acre, estados com poucas presenças até então e que este ano estão inclusive entre os selecionados. No geral, as escolhas são sempre desafiadoras à equipe, especialmente pela constante e crescente qualificação dos produtores brasileiros. “Foi um processo bem interessante, sempre muito difícil, muita coisa legal fica de fora. No caso do DOC Brasil Meeting, que é só de documentários, tivemos seis projetos de quatro estados diferentes selecionados, uma seleção difícil, bem forte. E na Foco Minas definimos sete, um a mais que nos anos anteriores, também pela força das propostas e pela celebração dos 15 anos”.
No total, 13 estadosparticipam este ano do Brasil CineMundi: Acre (1), Alagoas (1), Bahia (3), Ceará (1), Distrito Federal (1), Goiás (1), Minas Gerais (11), Paraíba (1), Paraná (3), Pernambuco (4), Rio de Janeiro (7), Santa Catarina (1) e São Paulo (6).
Todos os projetos escolhidos para o Brasil CineMundi participam do CineMundi Lab, programa de formação que oferece consultorias especializadas, lab de desenvolvimento, workshops, mentorias de roteiro, além de debates, masterclasses e outras atividades formativas. Nas rodadas de negócios, os produtores e diretores de cada projeto têm encontros individuais com profissionais nacionais e internacionais, convidados pelo evento e interessados em coprodução e vendas audiovisuais no mundo todo. Os projetos na fase work in progress ainda terão oportunidade de apresentarem o corte atual do filme em sessões fechadas para os profissionais convidados.
O Brasil CineMundi conta com produtores, agentes de vendas, distribuidores, tutores, representantes de instituições e fundos de financiamento, programadores de festivais internacionais e representantes de players nacionais de circulação multimídia, como canais de streaming e televisão. As parcerias e intercâmbios do programa são firmadas com objetivo de incentivar coproduções e presenças brasileiras em eventos mundiais, com distribuição de prêmios e participação em eventos de mercado e de desenvolvimento.
Os parceiros de Cooperação e Intercâmbio do Brasil CineMundi em 2024 são:
- Conecta – International Documentary Industry Meeting (Chile)
- DocLisboa (Portugal)
- DocSP (Brasil)
- Embaixada da França no Brasil (França)
- FIDBA – Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires (Argentina)
- Instituto Goethe (Alemanha)
- MAFF – Málaga Festival Fund & Coproduction Event (Espanha)
- Nuevas Miradas (Cuba)
- Projeto Paradiso (Brasil)
- RIDM – Festival Internacional de Documentário de Montreal (Canadá)
- World Cinema Fund (Alemanha)
Além destes, empresas e órgãos da indústria audiovisual brasileira, como DOT, Mistika, Naymovie, The End e O2 Pós; e da indústria internacional, como Parati Films (França), oferecem premiação em materiais e serviços com objetivo de contribuir e incentivar a produção ou finalização dos projetos.
CONFIRA OS 38 PROJETOS SELECIONADOS DO 15o BRASIL CINEMUNDI
SOBRE O BRASIL CINEMUNDI
O BRASIL CINEMUNDI – International Coproduction Meeting, evento de mercado do cinema brasileiro, integra a 18ª Mostra CineBH e chega a sua 15ª edição 24 a 29 de setembro de 2024 com o propósito de apresentar ao mercado projetos de filmes brasileiros em longa-metragem, facilitando as conexões entre as produções e o mercado internacional por meio de parcerias produtivas e da troca de informações e ações.
O evento promove a ampliação da rede de contatos e negócios entre profissionais brasileiros e representantes da indústria nacional e estrangeira, além de atividades de capacitação, cooperação, intercâmbio, meetings e premiação, com foco nas tendências do cinema contemporâneo e na produção independente de perspectiva autoral e inovadora.