BRASIL CINEMUNDI: O evento de mercado do cinema brasileiro

Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting é o evento de mercado do cinema brasileiro que acontece em edições anuais e consecutivas desde 2010 e chega a sua 12a edição em 2021, de 28 de setembro a 03 de outubro de 2021 consolidado como ambiente de mercado e plataforma de rede de contatos e negócios para o cinema brasileiro em intercâmbio com o mundo.

O evento faz a conexão entre a produção brasileira e a indústria audiovisual, por meio de parcerias produtivas assegurando aos projetos brasileiros de longa-metragem vagas em eventos de mercado internacionais, laboratórios,  consultorias e mentorias, encontros individuais com projetos de longa-metragem, premiação, ações de cooperação e intercâmbio.

Em suas edições anuais, o Brasil CineMundi seleciona projetos de longas-metragens em fases variadas de concepção. Nesta edição são 45 projetos de longas-metragens, sendo 35 projetos na fase de desenvolvimento ou pré-produção (categorias Horizonte, Doc Brasil Meeting, Foco Minas, Paradiso Multiplica), 5 projetos na fase de produção e 5 projetos na fase de finalização para serem apresentados para uma plateia de convidados representativos da indústria audiovisual mundial – produtores, agentes de vendas, distribuidores, tutores especializados, representantes de fundos e programadores de festivais internacionais que participam do evento para conhecer e fazer negócios com estes projetos, participar de debates, painéis, masterclasses, agenda de relacionamentos.

O evento oferece também uma programação ampla e gratuita que está estruturada em quatro eixos centrais de atuação que caracterizam o ambiente de mercado do evento, a saber:

AÇÕES DE MERCADO COM IMPACTO INTERNACIONAL

Realização de um encontro internacional de coprodução com atividades diversas de formação, capacitação, difusão e negócios que visam a inserção do cinema brasileiro no mercado global, a profissionalização do setor, a conexão de profissionais, ações de intercâmbio e cooperação internacional.

Ao longo de suas edições anuais, pode-se constatar os impactos internacionais gerados pela realização do Brasil CineMundi que tem favorecido o trabalho, a articulação e capacitação de profissionais do setor, oferecido vagas para os projetos em eventos de mercado internacional, bem como diversos projetos selecionados se tornaram filmes e estrearam nas telas no Brasil e no circuito de festivais internacionais, firmaram parcerias de coprodução, receberam consultorias, mentorias e cooperação internacional.    

AÇÕES FORMATIVAS E TÉCNICAS

São promovidos laboratórios, workshops, masterclasses com o propósito de fornecer ferramentas conceituais e práticas para capacitação de profissionais. São atividades formativas e técnicas que oportunizam a qualificação e  o intercâmbio de profissionais do setor audiovisual e de áreas correlatas.

AÇÕES DE DIFUSÃO E FORMAÇÃO DE PÚBLICO

A programação conta com exibição de filmes para públicos diversos, sessões comentadas e apresentação de estudos de caso de filmes em coprodução visando projetar e difundir as produções brasileiras em diálogo com o mercado audiovisual.  O evento também proporciona a formação de plateia e promove um olhar reflexivo sobre as obras em exibição, bem como promove diálogos audiovisuais, firma parcerias internacionais para difusão e promoção do produto brasileiro.

AÇÕES DE RELACIONAMENTO E REDE DE CONTATOS

O evento estabelece conexão entre os profissionais brasileiros e o mercado internacional, por meio de parcerias produtivas e intercâmbio. Promove uma agenda de relacionamentos que favorece  e incentiva  diálogos e encontros internacionais com profissionais do setor, representantes de entidades, festivais, eventos de mercado, fundos de investimento e ações que possam contribuir para o fortalecimento, a profissionalização e desenvolvimento do setor e a diversificação de vozes e olhares que possam gerar frutos e resultados eficazes.

Ao longo de sua trajetória, o Brasil CineMundi firmou importantes parcerias e, a cada edição, tem fortalecido as ações construídas e promovendo novas iniciativas. Renova o Termo de Cooperação e parceria com a Embaixada da França no Brasil (França), o Instituto Goethe (Alemanha), o Projeto Paradiso (Brasil),  os eventos de mercado internacionaisVentana Sur (Buenos Aires, Argentina), Maff – Málaga Festival Fund&Co-productionEvent (Espanha), BioBioCin(Chile), Conecta(Chile), DocMontevideo (Uruguai) e DocSP (Brasil), Nuevas Miradas (Cuba), assegurando, desta forma a participação de produtores e projetos brasileiros nessas realizações.

Conta também com a participação de diversos players e com representantes da indústria audiovisual que ofertam premiação aos projetos participantes – Mistika, Dot, CTAv, Parati Films, Naymovie, entre outros, com a oferta de materiais e serviços cinematográficos que visam somar esforços na viabilização dos projetos em filmes para o projeto da categoria Horizonte eleito pelo Júri  composto por três profissionais do audiovisual, que também recebe o Troféu Horizonte, oficial do evento.

Além das atividades de laboratórios, rodadas de negócios, consultorias e mentorias de roteiro aos projetos selecionados, o evento oferece uma programação diversificada e aberta ao público em geral com atividades focadas no desenvolvimento do setor audiovisual com ações de difusão, formação de público e formação técnica. São promovidos debates, painéis, masterclasses, laboratórios, estudos de casos, workshops, agenda de relacionamentos e diálogos audiovisuais. As ações enfocam temas como desenvolvimento de roteiros, experiências e estratégias de coprodução, fundos de investimento, lançamento de filmes, vendas e distribuição de produtos audiovisuais no mercado nacional e internacional, estratégias de difusão de filmes em festivais internacionais e eventos de mercado.

De 2010 para cá, prestes a completar 12 anos de realização, podemos constatar que o Brasil CineMundi é  pioneiro em seu conceito e atuação, tem registrado alcance e resultados que comprovam  e favorecem a promoção e inserção do cinema brasileiro no mercado global, a formação e qualificação de profissionais do setor audiovisual, a oportunidade e investimento em novos talentos, a articulação e presença de projetos selecionados que tornaram filmes, ganharam as telas do Brasil e do mundo, firmaram parcerias em coprodução e tiveram suas sessões de pré-estreias nas edições das Mostras que integram o programa Cinema sem Fronteiras (Tiradentes, Ouro Preto e BH)  promovido pela Universo Produção. Resultados que nos motivam a seguir adiante e reafirmam o empreendimento como o evento de mercado  do cinema brasileiro diferenciado e fundamental para Minas Gerais e o Brasil.

O Brasil CineMundi tem lugar de destaque no circuito de eventos de mercado e está conectado com festivais, eventos e profissionais internacionais focados na possibilidade e interesse de firmar parcerias construtivas que possam se concretizar em coproduções e  cooperações a curto prazo ou em possíveis projetos futuros.

Brasil CineMundi em conexão com o mundo.

Mãos à obra!

Sejam bem-vindas e bem-vindos!  

Raquel Hallak d’Angelo
Quintino Vargas Neto
Fernanda Hallak d’Angelo
Diretores da Universo Produção e Coordenadores da Mostra CineBH e Brasil CineMundi