O BRASIL CINEMUNDI – International Coproduction Meeting é o evento de mercado do cinema brasileiro, integra a programação da Mostra CineBH – Festival Internacional de Cinema de Belo Horizonte e chega a sua 14ª edição de 26 de setembro a 1 de outubro de 2023 consolidado como ambiente de mercado e plataforma de rede de contatos e negócios para o cinema brasileiro em intercâmbio com o mundo. Espaço e plataforma inédita no país, totalmente voltada ao estímulo da relação entre realizadores e produtores, no intuito de potencializar a presença brasileira no mercado de coprodução mundial.

De 2010 para cá, prestes a completar 14 anos de realização, podemos constatar que o Brasil CineMundi é pioneiro em seu conceito e atuação. Tem registrado alcance e resultados que comprovam e favorecem:

  • a promoção e inserção do cinema brasileiro no mercado global
  • a formação e qualificação de profissionais do setor audiovisual,
  • a oportunidade e investimento em novos talentos,
  • a articulação e presença de projetos selecionados que se tornaram filmes e ganharam as telas do Brasil e do mundo, firmaram parcerias em coprodução e tiveram suas sessões de pré-estreias nas edições das Mostras que integram o programa Cinema sem Fronteiras (Tiradentes, Ouro Preto e BH) promovido pela Universo Produção e no circuito internacional.

O evento tem propósito de apresentar ao mercado projetos de filmes brasileiros em longa-metragem, facilitando as conexões entre as produções e o mercado internacional por meio de parcerias produtivas e da troca de informações e ações.

Nesta edição, a comissão de seleção selecionou 50 projetos divididos em cinco categorias. São 40 projetos em desenvolvimento, sendo dez na categoria Horizonte (representa o horizonte de temas, diversidade e criação do audiovisual brasileiro), seis na DocBrasil Meeting (focada em documentários), seis na Foco Minas (exclusiva para projetos mineiros) e 18 na categoria Paradiso Multiplica (parceria com o Projeto Paradiso, incubadora de talentos). Já na categoria WIP Primeiro Corte, dedicada a longas-metragens em fase de finalização, foram selecionados 10 projetos, divididos nas seções Montagem e Mercado Internacional. Os projetos foram selecionados por um comitê composto por colaboradores nacionais e internacionais: Paulo de Carvalho (Alemanha), Gudula Meizolt (Suíça), Severine Roinssard (França), Pedro Butcher e Lila Foster (Brasil) e Cecília Gabrielan da Universo Produção. Todos os projetos escolhidos para o Brasil CineMundi participam do CineMundi Lab – programa de formação – e terão acesso a lab de desenvolvimento, workshop de Design de Audiência, mentorias de roteiro, consultorias especializadas, masterclasses, estudo de caso, debates e painéis de mercado. Nas rodadas de negócios, os produtores e diretores dos projetos participantes têm encontros individuais com os profissionais nacionais e internacionais, convidados pelo evento, interessados em coprodução e vendas audiovisuais no mundo todo.

Entre os convidados a participarem do Brasil CineMundi estão produtores interessados em coproduzir com o Brasil, agentes de vendas, distribuidores, tutores, representantes de fundos de financiamento, programadores de festivais internacionais, além de players nacionais coprodutores e importantes na circulação multimídia, como canais de streaming e televisão.

O programa mantém ainda parcerias com instituições e fundos nacionais e internacionais de incentivo à coprodução, desenvolvimento e apoio, que distribuem prêmios de participação em eventos de mercado e de desenvolvimento. Os parceiros desse ano são Conecta (Chile), DocMontevideo (Uruguai), DocSP (São Paulo), Embaixada da França no Brasil, Encuentros BioBioCine (Chile),FIDBA – Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires (Argentina), MAFF – Festival de Málaga (Espanha), Nuevas Miradas (Cuba), Projeto Paradiso (Brasil), Ventana Sur (Argentina)e World Cinema Fund (Alemanha). Além destes, empresas e órgãos da indústria audiovisual brasileira, como CTAv, DOT, Mistika, Naymovie, e da indústria internacional, Islote Post (Chile), oferecem premiação em materiais e serviços com objetivo de contribuir e incentivar a produção ou finalização dos projetos.

O evento oferece também uma programação ampla e gratuita, estruturada em quatro eixos centrais de atuação:

AÇÕES DE MERCADO COM IMPACTO INTERNACIONAL

Realização de um encontro internacional de coprodução com rodadas de negócios individuais, visando a ampliação de negócios entre o mercado brasileiro e internacional, contando com a participação de profissionais internacionais interessados em firmar parcerias construtivas que possam se concretizar em coproduções e cooperações a curto prazo ou em possíveis projetos futuros.

Ao longo de suas edições anuais, pode-se constatar os impactos internacionais gerados pela realização do Brasil CineMundi que tem favorecido a coprodução e a internacionalização do audiovisual brasileiro.

CINEMUNDI LAB – PROGRAMA DE FORMAÇÃO

São promovidos laboratórios, workshops, mentorias, consultorias, estudo de caso, debates e painéis com o propósito de fornece ferramentas conceituais e práticas para capacitação de profissionais. São atividades formativas e técnicas que oportunizam a qualificação e o intercâmbio de profissionais do setor audiovisual e de áreas correlatas.

AÇÕES DE DIFUSÃO E FORMAÇÃO DE PÚBLICO

A programação conta com exibição de filmes para públicos diversos, sessões comentadas e apresentação de estudos de caso de filmes em coprodução visando projetar e difundir as produções brasileiras em diálogo com o mercado audiovisual.  O evento também proporciona a formação de plateia e promove um olhar reflexivo sobre as obras em exibição, bem como promove diálogos audiovisuais e firma parcerias internacionais para difusão e promoção do produto brasileiro.

AÇÕES DE RELACIONAMENTO E REDE DE CONTATOS

O evento estabelece conexão entre os profissionais brasileiros e o mercado internacional, promovendo uma agenda de relacionamentos que favorece e incentiva diálogos e encontros internacionais com profissionais do setor, representantes de entidades, festivais, eventos de mercado, fundos de investimento e ações que possam contribuir para o fortalecimento, a profissionalização e desenvolvimento do setor e a diversificação de vozes e olhares que possam gerar frutos e resultados eficazes.