O Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting tem o objetivo de ampliar a rede de contatos e negócios entre profissionais brasileiros e representantes da indústria estrangeira, facilitando as conexões entre produções independentes brasileiras e o mercado internacional, através de parcerias produtivas e troca de informações e ações. O programa também promove atividades de capacitação, cooperação, intercâmbio, rodadas de negócios e premiação, com foco nas tendências do cinema contemporâneo e na produção independente de perspectiva autoral e inovadora.

Em suas edições anuais, o Brasil CineMundi seleciona projetos de longas-metragens em fases variadas de concepção. A 13ª edição está agendada para 20 a 25 de setembro, 2022, e está prevista a seleção de 45 projetos de longas-metragens.

Os projetos participam do CineMundi Lab – programa de formação, e das atividades de coprodução, sendo apresentados para uma plateia de convidados representativos da indústria audiovisual mundial – produtores, agentes de vendas, distribuidores, tutores especializados, consultores, representantes de fundos e programadores de festivais internacionais.

SOBRE AS CATEGORIAS

PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

Horizonte
Apresenta a seleção de 10 projetos de longa-metragem brasileiros em fase de desenvolvimento que representam o horizonte de temas, diversidade e criação do audiovisual brasileiro. Estes projetos participam do CineMundi Lab e das rodadas de negócios (one-on-one meetings), sendo apresentados a uma plateia especializada de produtores e representantes do mercado audiovisual internacional interessados em parcerias em coproduções. Essa ação incentiva e divulga novos talentos e sua inclusão no mercado internacional.

Os 10 projetos selecionados serão avaliados por um júri composto por três profissionais para eleição de um projeto vencedor. A premiação do projeto vencedor será o Troféu Horizonte, vaga para participação em um evento de mercado internacional e materiais e serviços audiovisuais oferecidos pelas empresas parceiras. Os projetos concorrem também a um prêmio em espécie oferecido por um programa parceiro e a vagas para participação em eventos de mercado audiovisuais internacionais.

DocBrasil Meeting

Apresenta a seleção de seis projetos de longa-metragem brasileiros do gênero documentário. A proposta é promover um espaço de venda, diálogo e reflexão, além de construir redes de trabalho, cooperação, troca de experiências para promoção, difusão do documentário brasileiro no mercado audiovisual internacional. Estes projetos participam do CineMundi Lab e das rodadas de negócios (one-on-one meetings) direcionadas a uma plateia especializada de profissionais internacionais que atuam no mercado do documentário.

A premiação para os projetos desta seção será em materiais e serviços audiovisuais oferecidos pelas empresas parceiras e vagas para participação em eventos de mercado audiovisuais internacionais.

Foco Minas

Apresenta a seleção de cinco projetos de longa-metragem. Tem o propósito de ampliar a presença de projetos originados em Minas Gerais, visando assegurar a participação nos encontros, fomentando o desenvolvimento audiovisual no estado. Estes projetos participam do CineMundi Lab e das rodadas de negócios (one-on-one meetings), sendo apresentados a profissionais internacionais interessados em coprodução.

A premiação para os projetos desta seção será em materiais e serviços audiovisuais oferecidos pelas empresas parceiras e vagas para participação em eventos de mercado audiovisuais internacionais.

Paradiso Multiplica

Apresenta a seleção de até 20 projetos para receber mentorias de roteiro oferecidas pelo time de talentos do Projeto Paradiso. Essa nova ação visa ampliar o atendimento aos projetos brasileiros, promovendo a formação e contribuindo para o seu desenvolvimento. Além das mentorias, estes projetos também participam das outras atividades do CineMundi Lab.

Work In Progress – Primeiro Corte

Nessa categoria são apresentados quatro filmes em fase de pós-produção, que possuam um primeiro corte de no mínimo 60 minutos e que estejam em busca de parcerias para a pós-produção do filme e consultoria e orientações sobre inserção do filme no mercado, estratégias de lançamento, world sales, distribuição e exibição em festivais nacionais e/ou internacionais. Os filmes dessa categoria serão apresentados em sessões fechadas para uma plateia de convidados representativos da indústria audiovisual mundial.

PROGRAMA

WELCOME DRINK | 20 de setembro – presencial

Encontro dos convidados do evento para boas-vindas e apresentação do evento.

ABERTURA | 20 de setembro presencial e online

Cerimônia de abertura oficial do 13º BrasilCineMundi e 16ª Mostra CineBH

RODADA DE NEGÓCIOS – ONE-ON-ONE MEETINGS | 21 a 25 de setembro – presencial e online

Espaço para apresentação de projetos em encontros individuais com produtores e profissionais do mercado audiovisual internacional.

CINEMUNDI LAB – PROGRAMA DE FORMAÇÃO 2022 | 21 a 25 de setembro – presencial e online

O CineMundi Lab é um programa de formação com o objetivo de investir no desenvolvimento, na melhor realização e comercialização de projetos de longas-metragens brasileiros, oferecendo às equipes dos projetos diversas atividades com profissionais especializados da indústria audiovisual mundial. Tem também o propósito de fornecer ferramentas conceituais e práticas para capacitação de profissionais, troca de experiências entre diferentes agentes do setor audiovisual, geração de intercâmbio, promoção de encontros e diálogos, ampliação de redes de contato e conexões globais com o mercado internacional.

Reúne várias ações como lab de desenvolvimento, consultorias especializadas, mentorias de roteiro, masterclasses, workshops, painéis e debates.

LAB DE DESENVOLVIMENTO

Este lab oferece aos projetos da categoria Em Desenvolvimento, seções Horizonte, DocBrasil Meeting e Foco Minas,  um conjunto de atividades com o objetivo de preparar os representantes dos projetos para os meetings com os convidados nacionais e internacionais que acontecerão durante o Brasil CineMundi, bem como identificar e trabalhar os pontos fortes e os pontos que precisam de atenção nos projetos, contribuindo para a capacitação dos diretores e produtores, com o processo de criação e o melhor desenvolvimento do projeto.

As atividades ocorrem em vários encontros durante o mês de setembro, antes do início do evento, e comportam apresentações e treinamentos em grupo e consultorias individuais.

Assessora: Séverine Roinssard – produtora Parati Films, colaboradora Brasil CineMundi | França

CONSULTORIAS ESPECIALIZADAS

Convidados nacionais e internacionais ministram consultorias especializadas aos projetos das categorias Em Desenvolvimento e WIP – Primeiro Corte com o objetivo de qualificá-los para  coproduções, contribuir nas etapas de produção ou pós-produção, estratégias de lançamento, distribuição e estreia em mercados internacionais.

MENTORIAS DE ROTEIRO

Um time de sete talentos do Projeto Paradiso compartilhará seus aprendizados e experiências, ministrando uma mentoria de roteiro para até 20 projetos da categoria Em Desenvolvimento, contribuindo com os processos criativos dessas novas histórias.

MASTERCLASSES,  WORKSHOPS, PAINÉIS E DEBATES

Convidados nacionais e internacionais ministram masterclasses, workshops, painéis e debates com o objetivo de promover o intercâmbio de ideias e experiências e a qualificação na formação de profissionais.

ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO | 25 de setembro – presencial e online

Cerimônia de encerramento com a participação dos diretores e produtores dos projetos e convidados   participantes do 13º Brasil CineMundi.