A programação está formatada e estruturada para oferecer aos interessados:

ABERTURA
A solenidade de abertura oficial do 12o Brasil CineMundi é integrada com a abertura da 15ª Mostra. A performance audiovisual concebida para os eventos apresenta a temática e a entrega do Troféu Horizonte para o homenageado desta edição.

MOSTRA BRASIL CINEMUNDI
Exibição de filmes nacionais e internacionais, cuja seleção prioriza filmes que já foram projetos selecionados de edições anteriores do Brasil CineMundi e filmes que tem coprodução internacional. As sessões de cinema são gratuitas e estão integradas também à programação da 15ª Mostra CineBH.

CONSULTORIAS
Todos os projetos selecionados recebem consultorias com profissionais do mercado internacional – produtores, agentes de vendas, distribuidores, tutores especializados, representantes de fundos e programadores de festivais internacionais. Nesta edição serão 31 projetos selecionados, sendo que os projetos selecionados na fase de desenvolvimento recebem consultoria com um tutor especializado para prepará-los para os encontros individuais com os profissionais da indústria audiovisual mundial e os projetos nas fases de produção e finalização recebem consultoria com especializadas do mercado audiovisual para orientação de posicionamentos e processos que possam ajudar na tomada de decisões e nos procedimentos a serem adotados para que o filme tenha sucesso na reta final da produção, finalização e lançamento.

RODADAS DE NEGÓCIOS (ONE-ON-ONE MEETINGS)
Apresentação de projetos selecionados em encontros individuais com produtores e profissionais do mercado audiovisual internacional.  Nesta edição foram selecionados 21  projetos para a rodada de negócios com players nacionais e internacionais e estão divididos em três categorias:

Categoria Horizonte: apresenta a seleção de dez projetos de longa-metragem brasileiros em fase de desenvolvimento de roteiro e/ou em pré-produção, com ações direcionadas a uma plateia especializada de produtores e representantes do mercado audiovisual internacional interessados em firmar parcerias em coproduções. Essa ação incentiva e divulga novos talentos e sua inclusão no mercado internacional por meio do coproduções e distribuição.

Categoria Doc Brasil Meeting: essa categoria pretende construir redes de trabalho, cooperação, troca de experiências para promoção, difusão do documentário brasileiro no mercado audiovisual. A proposta é promover um espaço de venda, diálogo e reflexão com a presença de profissionais do mercado audiovisual, representantes de eventos de mercado internacional da América Latina, EUA e Europa, com a participação de profissionais brasileiros do setor audiovisual que atuam no mercado do documentário.

Categoria Foco Minas: o propósito desta categoria é ampliar a presença de projetos de longas originados em Minas Gerais, visando assegurar credenciamento e participação nos meetings e consultoria internacional promovidos pelo Brasil CineMundi, fomentando o desenvolvimento audiovisual no Estado.

MENTORIAS DE ROTEIRO
O Brasil CineMundi firma parceria com o Projeto Paradiso, através do programa Paradiso Multiplica para oferecer mentorias de roteiro para 14 projetos de longa-metragem selecionados para esta edição ampliando a possibilidade de troca de experiência, formação e cooperação para o projeto na fase de desenvolvimento

PROGRAMA DE FORMAÇÃO AUDIOVISUAL
Nesta edição, a programação oferece, oficinas, masterclasses, workshops e laboratórios que irão  reunir profissionais brasileiros e estrangeiros para apresentar ao público suas experiências, interfaces e atuações com foco no mercado audiovisual e as relações com o setor, destacando as experiências em coprodução na América Latina e na Europa, fundos de investimentos, estratégias de distribuição e lançamento de filmes, painéis representativos de várias instituições e programas internacionais com foco no investimento, atuações de intercâmbio, cooperação e o futuro do mercado audiovisual.

Objetiva criar um ambiente de mercado formativo, técnico e, ao mesmo tempo criar oportunidades de negócios, parcerias, rede de contatos e networking, troca de conhecimentos, apresentar as tendências e buscar o fortalecimento da atuação dos profissionais do setor num mundo cada vez mais globalizado.

DEBATES E RODAS DE CONVERSA
Além das rodadas de negócios e consultorias aos projetos selecionados, o evento oferece uma programação diversificada e aberta ao público em geral com atividades focadas no desenvolvimento do setor audiovisual com ações de difusão, formação de público e formação técnica. Serão promovidos debates, painéis, estudos de casos, workshops e diálogos audiovisuais. As ações enfocam temas como desenvolvimento de roteiros, experiências e estratégias de coprodução, fundos de investimento, lançamento de filmes, vendas e distribuição de produtos audiovisuais no mercado nacional e internacional, estratégias de difusão de filmes em festivais internacionais e eventos de mercado.

PREMIAÇÃO
O Júri oficial elege o projeto vencedor entre os dez selecionados que é anunciado no encerramento do evento, que, além de receber o Troféu Horizonte, oficial do evento, recebem materiais e serviços cinematográficos ofertados pelas empresas parceiras para que o produtor e diretor do projeto vencedor consiga realizar o filme posteriormente, divulgando, com isto, a marca do Brasil CineMundi.

Além disto, todos os projetos selecionados na fase de desenvolvimento concorrem a vagas em eventos de mercado parceiros do evento – Ventana Sur (Buenos Aires, Argentina), Maff – Málaga Festival Fund & Co-production Event (Espanha), BioBioCine (Chile), Conecta (Chile), DocMontevideo (Uruguai) e DocSP (Brasil), Word Cinema Fund (Alemanha) e Nuevas Miradas (Cuba).

AGENDA DE RELACIONAMENTO | NETWORKING
O evento promove encontros dos convidados nacionais e internacionais, geralmente ao final das rodadas de negócios, visando aproximar os profissionais e ampliar a rede de contatos. 

CONVIDADOS E IMPRENSA
O evento conta com a participação de convidados do segmento audiovisual para participar da programação, sendo que uma média de 20 convidados internacionais representantes da indústria audiovisual e parceiros da indústria brasileira. Além disto é realizado o credenciamento de diversos veículos da imprensa que realizam a cobertura jornalística do evento.