Agente de vendas | Habanero Film Sales | Brasil ALFREDO CALVINO

Mais de 35 anos de experiência na indústria audiovisual, veterano dos festivais e mercados internacionais. Foi executivo de vendas do ICAIC, Cuba. Diretor de Vendas do Grupo Novo, Brasil. Fundador e CEO da distribuidora mexicana Latinofusion. Desde 2011 e o diretor geral da Habanero Film Sales, distribuidora sediada no Brasil que atua como agente internacional de vendas de filmes iberoamericanos.

World Sales, Produtor | The Open Reel | Itália COSIMO SANTORO

Nascido em 1973, Cosimo Santoro é um distribuidor italiano, programador de festivais e crítico de cinema. Membro da EFA e consultor da First Cut Lab, ao longo dos anos, ele participou de diversos júris (incluindo Berlinale Teddy Awards, San Francisco Frameline, Lisboa Queer Lisboa, Praga Mezipatra e recentemente Tarragona REC e Madrid Margenes, entre outros) e ministrou masterclasses sobre o setor em vários eventos, incluindo Bogotá BAM, Tel Aviv TLV Fest, Barcelona Fire!! e Buenos Aires ABC Bafici. Em 2012, ele fundou a agência de vendas mundiais The Open Reel, focada na promoção, distribuição e venda de longas-metragens, curtas e documentários de todos os tipos de gênero, mas com atenção especial às novas formas de expressões do cinema contemporâneo.

Produtora | Burning | Colômbia DIANA BUSTAMANTE ESCOBAR

Cineasta e programadora, estudou cinema na Universidade Nacional da Colômbia. Como produtora, é conhecida por apoiar autores cujas visões e vozes exploram novas perspectivas, como Ciro Guerra, Oscar Ruiz-Navia, Nicolas Pereda, Julio Hernadez-Cordon e Apichatpong Weerasethakul.  "Our Movie" é o sua primeira longa-metragem documental, apoiado pelo Fundo Colombiano de Desenvolvimento Cinematográfico e pelo Fundo Cinematográfico da Região da Aquitânia, na França.

Produtora | Gentil Cine | Argentina EUGENIA CAMPOS GUEVARA

Eugenia Campos Guevara é uma produtora de cinema argentina fundadora da “Gentil Cine”. Desenvolve, aciduamente, co-produções de projetos com parcerias entre companhias internacionais para promover a produção e distribuição do cinema Latino Americano. Alguns de seus filmes como produtora executiva incluem "The daughters of fire" de Albertina Carri, "Long time no sleep" de Agustín Godoy e "The face of the jellyfish" de Melisa Liebenthal. Atualmente desenvolve os próximos projetos de Clarisa Navas e Maximiliano Schonfeld, entre outros diretores.

Produtora | Sabate Films | Paraguai GABRIELA SABATÉ

Licenciada em Marketing, formada pela Universidade Autônoma de Assunção. Realizou oficinas de produção cinematográfica internacional, incluindo o IV Curso de Produção Executiva da Fundação Carolina/Casa de América – Madrid, Espanha – 2006 PUENTES – EAVE 2015 – 2016. Trabalhou em filmes e curtas-metragens de diretores paraguaios e latino-americanos, alguns deles Paz Encina, Marcelo Martinessi e Pablo Lamar, Lucrecia Martel, Pablo Giorgelli e Lucia Puenzo.

Produtor | Casa Latina Films | República Dominicana GREGORIO RODRIGUEZ

Gregorio Rodríguez, produtor dominicano graduado na EICTV. Se especializou em projetos autorais que destacam a diversidade do Caribe e América Larina mediante narrativas que exploram a identidade, com prioridade em obras primas e segundo filmes, assim como em co-produções entre América Latina e Europa. Foi selecionado em programas como EURODOC, Locarno Producer 's Lab, Talents Guadalajara e Santiago Lab. Seus filmes foram exibidos em festivais como Sundance, BFI London, Rotterdam e La Habana.

Produtora | AutentikaFilms | Suíça | COLABORADORA BRASIL CINEMUNDI GUDULA MEINZOLT

Trabalha há mais de 20 anos com gestão cultural, em áreas como investigação, promoção, organização de festivais, distribuição, exibição e produção. Várias experiências na América Latina e na África reforçam seu interesse e compromisso pela diversidade cultural e intercâmbio cultural. Desde 2004, tem trabalhado em coprodução e distribuição com as empresas produtoras Mil Colores Media e Autentika Films. Junto com Paulo de Carvalho e Autentika Films, ela fez 19 coproduções, documentários em longa-metragem e filmes de ficção em diferentes funções e estágios, principalmente com diretores e produtores da América Latina e com parceiros europeus. Seus filmes foram premiados em Berlim, Locarno, Roterdã e Veneza. De 2005 a 2010, foi gerente do Mannheim Meetings, o fórum internacional de coprodução, vendas e distribuição do Festival Internacional de Cinema de Mannheim – Heidelberg, Alemanha. De 2010 a 2020, foi diretora de indústria no Festival Internacional de Cinema Visions du Réel, na Suíça. Atualmente, ela colabora com a leitura e seleção de projetos para o setor. Trabalha como produtora e distribuidora na Suíça, especializando-se em desenvolvimento de audiência e estratégias de alcance/impacto. Com a Let's Doc!, ela organiza a semana anual de documentários em toda a Suíça. Oferece treinamento para apresentações, desenvolvimento de projetos, produção e design de público. Como "consultora verde", ela se compromete com a produção e distribuição sustentável de filmes na Europa.

Produtora | Barentsfilm AS | Noruega INGRID LILL HØGTUN

Ingrid Lill Høgtun produziu, entre outros, o filme sudanês “You Will Die at Twenty”; “Lion of The Future” em veneza 2019; o norueguês “Dead Snow”, com Premiere no Sundance 2009; e co-produziu o polonês “Essential Killing” de Jerzy Skolimowski, Prêmio Especial do Júri e Melhor Ator, em Veneza 2010. O Egípcio “Cactus Flower”, que recebeu Melhor Atriz em Dubai 2017; “Amal”, no Egito e Líbano, que foi Filme de Abertura IDFA 2017; “1982”, no Líbano, com Estreia em Toronto 2019; “Day After… ”, em Bangladesh, com estreia no IDFA 2021; “Costa Brava Líbano”, no Líbano e o indiano “Once Upon a Time in Calcutta”, ambos estreados em Veneza em 2021; bem como “Backstage”, na Tunísia e Marrocos, com estreia Veneza 2023. Atualmente está coproduzindo os longas-metragens “MA - The Women”, no Myanmar, “A Road With No End”, na Indonésia, e “My Father`s Scent”, no Egito, todos em pós-produção; além de “The Difficult Bride”, em Bangladesh, “Sam”, nas Filipinas, “The Station”, no Iêmen e Jordânia, e “Eldorado”, de Marrocos, todos em pré-produção.

Coordenadora do Fundo | World Cinema Fund | Alemanha ISONA ADMETLLA

Socióloga e gestora cultural. Palestrante e consultora. Designer de audiência nascida em Barcelona e residente em Berlim desde 2001. Trabalha no Berlinale World Cinema Fund como coordenadora e avaliadora de fundos com o design e condução de seminários e cursos de treinamento sobre aspectos da produção audiovisual, financiamento de projetos de cinema, marketing, distribuição e design de público.

Diretora da Cátedra de Produção e do Lab | EICTV – Nuevas Miradas | Cuba IVETTE LIANG

Desde 2018, dirige a Cátedra de Produção da Escola Internacional de Cinema e TV de San Antonio de los Baños – EICTV, em Cuba, e desde 2019 é diretora do laboratório de desenvolvimento de projetos Nuevas Miradas. A partir de 2013 se torna sócia e fundadora da Empresa de Produção de Cinema e formação Galaxia 311 SAS (Colômbia). Integra desde 2015 a rede de produtores da Eave. Membro fundadora da Ribelabs. É especialista em trabalhar com filmes de realizores estreantes e coproduz com vários países. Entre sua filmografia, está La Defensa del Dragón, lançada na Quinzena dos Realizadores de Cannes; La Venganza de Jairo (dir. Simón Hernández), Prêmio do Público no Festival de Sitges 2019, e Regreso al Mar de mis Muertos – WIP – seleção em Goes to Cannes 2022. Em 2022, lança Bajo un Sol Poderoso (dir. Kiki Álvarez) no Festival de Cinema de Havana e terá sua estreia internacional no Festival de Cinema de Toulouse 2023.

Produtor | Geração 80 Produções | Angola JORGE COHEN

Jorge Cohen é sócio-fundador e atualmente Diretor Geral da Geração 80, produtora audiovisual que desde 2010 tem como objetivo criar, conectar gerações e produzir cinema nacional. Cohen entende o papel de um produtor como o lugar para reinventar paradigmas e a criação de modelos sustentáveis de produção cultural. Produziu grande parte dos filmes da produtora, com destaque para Meu Semba (2024), Nossa Senhora da Loja do Chinês (2022), Ar Condicionado (2020) e o Independência (2015), o seu trabalho circulou por dezenas de festivais de cinema nos 5 continentes. Em 2023 produziu 52 episódios da série “Njila para a M-Net”, estreando-se na produção para a televisão. Cohen é o mentor do projeto Cine Geração que exibe cinema Africano e o projeto Cine Zunga que ambiciona levar o cinema para 1.000.000 de espectadores. Jorge tem um mestrado em Indústrias Culturais e Criativas Globais pela SOAS, Univ. de Londres (2018) e mestrado em Administração de Empresas pela Univ. Católica de Lisboa (2009).

Assessor | Maff – Festival de Málaga | Espanha | JÚRI OFICIAL LEONARDO ORDÓÑEZ

Administrador público pela Universidade do Chile, mestre em Políticas Públicas e Governo pela Flacso, com mais de 20 anos de especialização e pesquisa em economia e indústria criativa e setores criativos no Chile e América Latina. Acadêmico em universidades de prestígio. Convidado pelo Programa de Políticas Públicas do David Rockefeller Center for Latin American Studies – Harvard University. Projetou e liderou o Programa de Promoção do Cinema e da Indústria Audiovisual da Corfo, no Chile. Membro fundador do Conselho de Arte e Indústria Audiovisual do Chile. Assessorou mais de 500 empresas e projetos audiovisuais na definição de modelos de negócios e estratégias para novos conteúdos na Ibero-América. Foi assessor ministerial em economia e cultura. Foi secretário Executivo do Comitê Interministerial de Economia Criativa e principal promotor de ações estratégicas na América Latina para setores como cinema, editorial, moda, música, entre outros. É assessor do Comitê de Conteúdo Internacional da Zona Industrial do Festival Internacional de Cinema de Málaga.

Diretor Executivo | DocMontevideo, DocSP | Uruguai LUIS GONZÁLEZ ZAFFARONI

Diretor do DocSP – Encontro Internacional de Documentários de São Paulo (2015-2021) e do Good Pitch Brasil desde 2020. Diretor fundador do DocMontevideo (2009-2023). É membro do conselho consultivo da Rede Latino-Americana de Televisão TAL (2010-2023). Coordenou programas de formação e convocatórias internacionais de documentários para a Al Jazeera English, Proimámages Colombia e participou como jurado e consultor em fundos e festivais de cinema em mais de 10 países. Mestre em Documentário de Criação, Universidade Pompeu Fabra (Espanha, 2006-07). Responsible leader da Fundação BMW desde 2020.

Produtor | Nabis Filmgroup | Áustria LUKAS RINNER

Lukas Valenta Rinner é um produtor, diretor e roteirista austríaco. É fundador do Nabis Filmgroup, com filiais em Buenos Aires, Viena e Berlim. Como seu produtor está envolvido na produção de filmes recentes como The Klezmer Project (Berlinale Encounters-Melhor Primeiro Longa-Metragem) Animal (Locarno-Competição), Cocote (Lorcano FF- Melhor Filme SOL). Atualmente produz os primeiros longas-metragens escolhidos a dedo e projetos de diretores renomados como: Radu Jude, Maureen Fazendeiro e Manuel Abramovich.

Produtora | Pedra no Sapato | Portugal PATRICIA FARIA

Executiva de desenvolvimento e financiamento de projetos, produtora delegada de coproduções internacionais na Uma Pedra no Sapato desde 2014. Desde 1997, Patrícia trabalhou no desenvolvimento, investigação, financiamento, produção de linha, assistência de direção e produção de mais de 50 filmes de realizadores portugueses consagrados. como Miguel Gomes, Filipa Reis, Marco Martins, Leonor Teles, Sérgio Tréfaut, Catarina Mourão ou Margarida Cardoso, apresentados e premiados nos principais festivais e mercados internacionais. É licenciada em Estudos de Comunicação (especialização em Estudos de Cinema) e ex-aluna do Eurodoc.

Produtor | AutentikaFilms | Alemanha | COLABORADOR BRASIL CINEMUNDI PAULO DE CARVALHO

Brasileiro, vive na Alemanha desde 1989, desenvolvendo atividades em produção latino-americana, publicação e curadoria em festivais internacionais. Foi correspondente cinematográfico para América Latina, Espanha e Portugal e membro do Comitê de Seleção do Festival Internacional de Locarno, Suíça, de 2000 a 2008, e foi consultor para a América Latina para a Quinzena dos Realizadores de Cannes e para o Festival Internacional Leipzig para Documentário e Animação. É fundador e diretor artístico do Festival CineLatino em Tubinga/Estugarda, uma das plataformas mais importantes para a cinematografia espanhola e latino-americana na Alemanha. Foi fundador da empresa de produção de cinema independente Cachoeira Films (em Tubinga, 1999), na qual se dedicou à produção, consultoria e promoção internacional dos diretores latino-americanos. Em 2007, fundou a empresa de produção de filme independente Autentika Films, em Berlim, com Gudula Meinzolt.

Curador e crítico de cinema | Brasil | COLABORADOR BRASIL CINEMUNDI PEDRO BUTCHER

Crítico de cinema, curador, pesquisador e professor. Faz parte das equipes de curadoria da Mostra CineBH e do encontro de coprodução Brasil CineMundi. Desde 2017 é mentor do Talent Press do Festival de Berlim e coordenador do Talent Press Rio, programa de formação de críticos de países de língua portuguesa realizado no âmbito do Festival do Rio. Atualmente, assina a coluna Janela Crítica, no jornal Valor Econômico, e é professor do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM-Rio.

Produtora | Pinda Producciones | Chile REBECA GUTIÉRREZ CAMPOS

Produtora de cinema, jornalista e mestre em Gestão Cultural. Cofundadora e primeira presidente da API - Associação Gremial de Produtores Independentes do Chile (2016-2018), Secretária Executiva do conselho de administração da Academia de Cinema do Chile (2021-2023), e professora universitária. Também co-fundou e desempenhou o cargo de programadora de estreias. Ela também co-fundou e atuou como programadora de lançamentos chilenos na DCI Distribución (2016-2020). Especializada em coproduções nacionais e internacionais, trabalha em filmes de estreia desde 2011 através de sua empresa Pinda, com sede em Santiago, Chile. Até o momento, realizou os longas-metragens “La visita” (2014) de Mauricio López com a Argentina, ““El primero de la familia” (2016) de Carlos Leiva, “Mala junta” de Claudia Huaiquimilla (2016) e “La piel en primavera” (2024) de Yennifer Uribe com a Colômbia. Atualmente pós-produz com o Brasil “Sangre de mi sangre” de Rafaela Camelo, em coprodução com Moveo Filmes, e está desenvolvendo “Un Domingo al mes” de Casandra Campos.

Produtora | Parati Films | França | COLABORADORA BRASIL CINEMUNDI SÉVERINE ROINSSARD

Começou sua carreira de produção de films na Ciné Sud Promotion. Criou a Parati Films no espírito de ser uma empresa de intercâmbios cinematográficos, principalmente entre França, Europa e os países de América Latina. O dinamismo dos quatro departamentos da Parati Films – organização de eventos e prestação de serviços; roteiro, tradução de roteiros e legendas (incluindo serviço de consultoria); produção; e ensino de gestão de produção – resultou em colaborações com inúmeros profissionais do cinema e festivais internacionais. Um exemplo é o Festival de Cannes, em que desde 2011 a Parati é parceira oficial do Institut Français e Séverine é a responsável pela seleção de projetos e pela coordenação do programa La Fabrique des Cinémas du Monde. Ela também ensina Coprodução Internacional na EICTV (Cuba) e Produção Cinematográfica no mestrado em Paris. Também está focando parte de seu trabalho no Crok Cine – Projeto Educação e Imagem – voltado para a diversidade social na França, usando o cinema de autor como ferramenta.

THOMAS MICOULET

Thomas Micoulet estudou Produção Cinematográfica na La Fémis Paris and Filmakademie Ludwigsburg na Alemanha. É co-fundador da companhia francesa “Haut Les Mains Productions”. Seus créditos como produtor incluem o Prêmio Anna Roussillon de melhor documentário para o filme 'I am the people' (2014), que foi destaque no Programa Ácido do Festival de Cinema de Cannes; 'Poisonous Roses' de Ahmed Fawzi Saleh, que estreou no Rotterdam IFF, premiado mais de 16 vezes e indicado ao Oscar do Egito em 2020. Recentemente, produziu o último longa de Philip Scheffner intitulado 'Europa', que estreou no Berlinale em 2022. É membro do comitê de seleção de curtas-metragens do CNC. Como produtor, fez parte da IDFAcademy, Berlinale Talents e Eave Puentes.

Diretor artístico | FIDBA | Argentina WALTER TIEPELMANN

Coordenador e programador do Work In Progress do Festival de Málaga. Diretor Artístico e da Indústria do FIDBA - Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires, e Diretor de Buenos Aires Doclab. Coordenou a Incubadora de Documentários do INCAA e a Área de Documentários do Ventana Sur. Como professor, dá aulas de Direção II no Mestrado em Cinema Documentário da Universidad del Cine e é diretor e tutor de projetos no Observatório, Escola de Cinema Documentário. Produtor de mais de 20 documentários e sócio da Neko, distribuidora de Cinema de Autor. Desde 2010, criou a IMPOSIBLE Films, sua própria Casa de Produção de Documentários de Autor, de onde apoia e produz primeiros e segundos filmes de realizadores com uma visão pessoal e original do mundo e da forma cinematográfica.