Agente de vendas | Habanero Film Sales | Brasil ALFREDO CALVINO

Mais de 35 anos de experiência na indústria audiovisual, veterano dos festivais e mercados internacionais. Foi executivo de vendas do ICAIC, Cuba. Diretor de Vendas do Grupo Novo, Brasil. Fundador e CEO da distribuidora mexicana Latinofusion. Desde 2011 e o diretor geral da Habanero Film Sales, distribuidora sediada no Brasil que atua como agente internacional de vendas de filmes iberoamericanos.

Analista de Aquisição e Conteúdo Original | Canal Brasil | Brasil AMANDA SOARES

Iniciou a carreira nas artes visuais, realizando trabalhos em vídeo. Tem experiência nas áreas de pesquisa e crítica e trabalhou na produção e montagem de curtas-metragens. Há mais de oito anos atua com curadoria e desenvolvimento de conteúdo. Atualmente integra a equipe de Aquisição e Conteúdo Original do Canal Brasil (Grupo Globo), responsável por pesquisa e seleção de longas e curtas-metragens e desenvolvimento de séries originais.

Coordenadora de Programas | TorinoFilmlab | Itália ANGELICA CANTISANI

Nasceu em 1984 perto de Milão. Graduado em Línguas Estrangeiras para Comunicação e Informação em Milão; em 2008 obteve um mestrado em Comunicação e Promoção Cinematográfica. Em 2008 trabalhou para o Eave em Milão e começou a trabalhar para a Film Commission Torino Piemonte, como coordenadora de eventos e projetos internacionais. Desde 2011 é diretora geral da EUFCN, a Associação das Comissões de Cinema Europeia. Neste momento a associação conta com quase 100 membros de 30 países europeus e é uma das realizações mais importantes para a promoção do cinema europeu. Ela ingressou no TorinoFilmLab em 2016 como gerente de projetos do programa SeriesLab e agora é coordenadora de programas.

Produtora | In Vivo Films | França CLAIRE CHARLES-GERVAIS

Começou sua carreira no Canal+. Depois de passar dois anos nos Estados Unidos, trabalhar para o agente de vendas internacionais Ondamax e também durante um ano para a Fidélité Films como encarregada de negócios, Claire trabalhou por quatro anos como encarregada de negócios e depois como CFO na Urban Distribution International e em suas filiais de produção e distribuição Urban Factory e Urban Distribution. Ela foi selecionada para participar da 31ª edição do ACE Producers no ano passado. Ela uniu forças com Louise Bellicaud em 2015 para criar a produtora In Vivo Films com o desejo de apoiar talentos de todo o mundo. Sua associação faz da In Vivo Films uma empresa única, que combina conhecimento jurídico, estratégia de produção e um perfeito domínio dos mercados europeu e internacional.

Produtora Executiva | Islote Post | Chile CLAUDIA ROJAS

Produtora de séries e longas-metragens de ficção e não ficção. Executora de vários programas de gestão para fortalecer o setor audiovisual chileno. Beneficiária de fundos públicos nacionais e internacionais para a produção audiovisual. Professora na área de produção por mais de 10 anos em diferentes universidades chilenas.

World Sales, Produtor | The Open Reel | Itália COSIMO SANTORO

Nascido em 1973, Cosimo Santoro é um distribuidor italiano, programador de festivais e crítico de cinema. Membro da EFA e consultor da First Cut Lab, ao longo dos anos, ele participou de diversos júris (incluindo Berlinale Teddy Awards, San Francisco Frameline, Lisboa Queer Lisboa, Praga Mezipatra e recentemente Tarragona REC e Madrid Margenes, entre outros) e ministrou masterclasses sobre o setor em vários eventos, incluindo Bogotá BAM, Tel Aviv TLV Fest, Barcelona Fire!! e Buenos Aires ABC Bafici. Em 2012, ele fundou a agência de vendas mundiais The Open Reel, focada na promoção, distribuição e venda de longas-metragens, curtas e documentários de todos os tipos de gênero, mas com atenção especial às novas formas de expressões do cinema contemporâneo.

Distribuidor | Embaúba Filmes | Brasil DANIEL QUEIROZ

Diretor da distribuidora mineira Embaúba Filmes e da plataforma de streaming Embaúba Play, especializadas em cinema brasileiro contemporâneo. Iniciou sua trajetória no cineclubismo, na década de 1990. Foi coordenador e programador de duas importantes salas de cinema de Belo Horizonte, o Cine Humberto Mauro e o Cine 104 e curador de diversas mostras e festivais, com destaque para o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte e a Semana de Cinema, do Rio de Janeiro.

Produtora Executiva | Druzina Content | Brasil DANIELA AZEREDO

Formada em Cinema de Animação pela Universidade Federal de Pelotas, Daniela Azeredo atua principalmente como Produtora Executiva, fazendo parte da premiada produtora audiovisual de Porto Alegre, Druzina Content, atuando em diversas produções audiovisuais, desde filmes e séries à games. Além disso, fundou sua produtora, a Hathor Filmes, na cidade de São Paulo. Entre as produções em que atua como parte do time executivo podemos destacar Exu e o Universo (2022), dirigido por Thiago Zanato, vencedor no Festival Internacional de Cinema do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e Contos do Amanhã (2021), coprodução Druzina Content e Bactéria Filmes, elogiado filme de ficção científica e fantasia com múltiplos prêmios internacionais. Além do jogo Winged, em finalização.

Produtora | Burning | Colômbia DIANA BUSTAMANTE ESCOBAR

Cineasta e programadora, estudou cinema na Universidade Nacional da Colômbia. Como produtora, é conhecida por apoiar autores cujas visões e vozes exploram novas perspectivas, como Ciro Guerra, Oscar Ruiz-Navia, Nicolas Pereda, Julio Hernadez-Cordon e Apichatpong Weerasethakul.  "Our Movie" é o sua primeira longa-metragem documental, apoiado pelo Fundo Colombiano de Desenvolvimento Cinematográfico e pelo Fundo Cinematográfico da Região da Aquitânia, na França.

Diretor Executivo | Conecta | Chile DIEGO PINO ANGUITA

Produtor e diretor executivo da Corporação Chilena de Documentários CCDoc (www.ccdcoc.cl), uma organização criada para promover documentários chilenos no Chile e no exterior. Seus filmes foram selecionados em importantes mercados e festivais internacionais, como Visions du Réel, DokLeipzig, Festival de Cinema de Karlovy Vary, Bafici, entre outros.

Produtor | Machete | México EDHER CAMPOS

Fundador e diretor da produtora Machete. Foi produtor de 10 longas-metragens de destaque, incluindo os aclamados primeiros filmes premiados no Festival de Cannes, como Año Bisiesto, de Michael Rowe (Camera d'Or para o México em 2010) e La Jaula de Oro, de Diego Quemada-Diez (Melhor Performance em Un Certain Regard 2013); e recentemente Huesera (Prêmio Nora Ephron e Prêmio de Melhor Diretor Revelação em Tribeca, Prêmio Citizen Kane de Melhor Diretor Revelação e Prêmio Blood Window de Melhor Filme Ibero-Americano no Festival de Sitges). Ele também é sócio e produtor da empresa Zafiro Cinema, com quem produziu com Gabriela Maire Te Llevo Conmigo, o primeiro longa-metragem de Heidi Ewing (vencedor do Sundance e indicado ao Spirit Award 2020) e El Ladrón de Perros (The Dog Thief), de Vinko Tomicic. Desde 2020, Edher Campos é membro ativo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

Produtor Executivo e Diretor | Molotov Cine, Encuentros BioBioCine | Chile EDUARDO VILLALOBOS

Comunicador audiovisual graduado em Estética, produtor executivo de filmes como Sentados Frente al Fuego; Matar a un Hombre e Mala Junta, entre outros trabalhos que o vinculam com a indústria cinematográfica. Além disso, foi presidente da Associação Acorabiobio e também membro do Conselho da Arte e da Indústria Audiovisual no Chile. Foi professor e diretor da graduação em Comunicação Audiovisual na Duoc UC. Atualmente é diretor da área de Formação e Indústria do festival BioBioCine, com o objetivo de fomentar o crescimento da indústria local, promover a cultura e impulsionar novos talentos.

Produtora | Chullachaki Cine | Peru ENID “PINKY” CAMPOS

Assumiu sua primeira produção em 2002 com Días de Santiago, o primeiro filme de Josue Mendez. Desde então, é/tem sido a produtora, produtora associada, gerente de produção ou produtora executiva de mais de 30 filmes, muitos dos quais podem ser considerados os mais importantes filmes peruanos dos últimos 20 anos, como: Madeinusa (Claudia Llosa), Dioses (Josué Méndez), Paraíso & NN (Héctor Gálvez), Magallanes (Salvador del Solar), Retablo (Alvaro Delgado-Aparicio), Canción sin Nombre (Melina León), entre outros. Ela produziu séries para Netflix, Movistar e Amazon. No México: Tijuana. No Peru: Un Día Eres Jóven e El Día de mi Suerte. Na Colômbia: Ruido Capital. Atualmente, ela tem três filmes a serem lançados em 2023: El Caso Monroy (Josué Méndez), Soltera Codiciada 2 (Joanna Lombardi), Muerto de Risa (Gonzalo Ladines) e mais três projetos em desenvolvimento.

Produtora | AutentikaFilms | Suíça | COLABORADORA BRASIL CINEMUNDI GUDULA MEINZOLT

Trabalha há mais de 20 anos com gestão cultural, em áreas como investigação, promoção, organização de festivais, distribuição, exibição e produção. Várias experiências na América Latina e na África reforçam seu interesse e compromisso pela diversidade cultural e intercâmbio cultural. Desde 2004, tem trabalhado em coprodução e distribuição com as empresas produtoras Mil Colores Media e Autentika Films. Junto com Paulo de Carvalho e Autentika Films, ela fez 19 coproduções, documentários em longa-metragem e filmes de ficção em diferentes funções e estágios, principalmente com diretores e produtores da América Latina e com parceiros europeus. Seus filmes foram premiados em Berlim, Locarno, Roterdã e Veneza. De 2005 a 2010, foi gerente do Mannheim Meetings, o fórum internacional de coprodução, vendas e distribuição do Festival Internacional de Cinema de Mannheim – Heidelberg, Alemanha. De 2010 a 2020, foi diretora de indústria no Festival Internacional de Cinema Visions du Réel, na Suíça. Atualmente, ela colabora com a leitura e seleção de projetos para o setor. Trabalha como produtora e distribuidora na Suíça, especializando-se em desenvolvimento de audiência e estratégias de alcance/impacto. Com a Let's Doc!, ela organiza a semana anual de documentários em toda a Suíça. Oferece treinamento para apresentações, desenvolvimento de projetos, produção e design de público. Como "consultora verde", ela se compromete com a produção e distribuição sustentável de filmes na Europa.

Coordenadora do Fundo | World Cinema Fund | Alemanha ISONA ADMETLLA

Socióloga e gestora cultural. Palestrante e consultora. Designer de audiência nascida em Barcelona e residente em Berlim desde 2001. Trabalha no Berlinale World Cinema Fund como coordenadora e avaliadora de fundos com o design e condução de seminários e cursos de treinamento sobre aspectos da produção audiovisual, financiamento de projetos de cinema, marketing, distribuição e design de público.

Diretora da Cátedra de Produção e do Lab | EICTV – Nuevas Miradas | Cuba IVETTE LIANG

Desde 2018, dirige a Cátedra de Produção da Escola Internacional de Cinema e TV de San Antonio de los Baños – EICTV, em Cuba, e desde 2019 é diretora do laboratório de desenvolvimento de projetos Nuevas Miradas. A partir de 2013 se torna sócia e fundadora da Empresa de Produção de Cinema e formação Galaxia 311 SAS (Colômbia). Integra desde 2015 a rede de produtores da Eave. Membro fundadora da Ribelabs. É especialista em trabalhar com filmes de realizores estreantes e coproduz com vários países. Entre sua filmografia, está La Defensa del Dragón, lançada na Quinzena dos Realizadores de Cannes; La Venganza de Jairo (dir. Simón Hernández), Prêmio do Público no Festival de Sitges 2019, e Regreso al Mar de mis Muertos – WIP – seleção em Goes to Cannes 2022. Em 2022, lança Bajo un Sol Poderoso (dir. Kiki Álvarez) no Festival de Cinema de Havana e terá sua estreia internacional no Festival de Cinema de Toulouse 2023.

Produtor | El Viaje Films | Espanha | JÚRI OFICIAL JAMIE WEISS

É produtor do El Viaje Films desde 2015. Como coordenador de coproduções internacionais, participou de mercados, festivais e apresentações (pitching) em todo o mundo, trazendo uma perspectiva internacional para essa companhia premiada.

Produtora | Jana Cisar Filmproduktion | Alemanha JANA CISAR

Nasceu em Marinánské Lázné, Checoslováquia, e vive na Alemanha Ocidental desde 1969. Começou a trabalhar como produtora de teatro, como assistente de David Byrne na peça The Forest (1988), de Robert Wilson, como diretora de produção no German Theatre Days (1989), em Moscou, e como diretora de viagem com o Maly Theater Leningrad (1989). Iniciou programas com Les Blank, Richard Leacock, The Brother‘s Quay, Jan Švankmajer, David Byrne e Thomas Brasch pelo Alexander Kluge’s TV DCTP. Junto com Manuela Strihavka, ela criou o Filmfestival Salzburger SommerSzene. A partir de 1990, morou em Praga, trabalhou para o Int. Karlovy Vary Filmfestival e fundou com outros o Czech Film Promotion. Desde 1995 vive em Berlim e trabalha como produtora de filme independente. Ela completou o Eave workshop em 2000. Em 2006, fundou o Jana Cisar Filmproduktion para filmes criativos, cujo foco principal de interesse é sociedade, cultura, arte e história.  

Produtora | Sancho&Punta | Brasil | JÚRI OFICIAL JULIA ALVES

Graduada em Audiovisual pela Eca-Usp e mestra em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania pela UFV, atua como produtora e produtora executiva em produções independentes, com foco em filmes autorais e coproduções internacionais. Entre suas produções estão Ontem Havia Coisas Estranhas No Céu, de Bruno Risas (Cinéma du Réel 2020 - Melhor Primeiro Filme), Filme Particular, de Janaína Nagata (IDFA 2022 - Prêmio The Beeld & Geluid Reframe), Os Delinquentes, do argentino Rodrigo Moreno (Festival de Cannes 2023 – Un Certain Regard) e A Flor do Buriti, de Renée Nader Messora e João Salaviza, vencedor do Prémio Ensemble no Festival de Cannes 2023. É sócia da Sancho&Punta e colabora com a produtora portuguesa Oublaum Filmes. É alumni do Berlinale Talents 2019 e do Eave Producers Workshop 2023.

Coordenador de Documentários | Globonews | Brasil LEDU GARCIA

Faz parte da equipe da GloboNews desde a fase de criação dos pilotos para a implantação do canal, em 1996. Passou por quase todas as editorias no hardnews. Foi editor-chefe do GloboNews Especial e trabalhou na renovação do Jornal das Dez em 2012. Nesse mesmo ano, coordenou a cobertura do julgamento do Mensalão do PT e das eleições municipais. Coordenou também a cobertura dos Jogos Olímpicos de 2016 e da Copa do Mundo de 2018. Atualmente, é o responsável pela curadoria de documentários e editor-executivo da cobertura especial de domingo. Antes da GloboNews, trabalhou como repórter no Jornal do Brasil.

Assessor | Maff – Festival de Málaga | Espanha | JÚRI OFICIAL LEONARDO ORDÓÑEZ

Administrador público pela Universidade do Chile, mestre em Políticas Públicas e Governo pela Flacso, com mais de 20 anos de especialização e pesquisa em economia e indústria criativa e setores criativos no Chile e América Latina. Acadêmico em universidades de prestígio. Convidado pelo Programa de Políticas Públicas do David Rockefeller Center for Latin American Studies – Harvard University. Projetou e liderou o Programa de Promoção do Cinema e da Indústria Audiovisual da Corfo, no Chile. Membro fundador do Conselho de Arte e Indústria Audiovisual do Chile. Assessorou mais de 500 empresas e projetos audiovisuais na definição de modelos de negócios e estratégias para novos conteúdos na Ibero-América. Foi assessor ministerial em economia e cultura. Foi secretário Executivo do Comitê Interministerial de Economia Criativa e principal promotor de ações estratégicas na América Latina para setores como cinema, editorial, moda, música, entre outros. É assessor do Comitê de Conteúdo Internacional da Zona Industrial do Festival Internacional de Cinema de Málaga.

Produtora e Distribuidora | Vitrine Filmes | Brasil LETÍCIA FRIEDRICH

Em sua atuação como produtora, produziu os premiados curtas Chão de Fábrica, de Nina Kopko, e Até a China, de Marão, e os longas Amor, Plástico e Barulho, de Renata Pinheiro, e Libelu – Abaixo a Ditadura, de Diógenes Muniz. Como distribuidora, coordenou o lançamento de mais de 10 longas, entre eles Carro Rei, Raia 4, Legalidade e Açúcar.

Sócia diretora | More Than Films | Brasil & Espanha LIDIA DAMATTO

Formada em Cinema pela Faap, também estudou Roteiro e Entretenimento na UCLA (EUA) e novos modelos de distribuição na DFFB (Alemanha), além de ter participado dos programas de formação, Locarno Industry Academy, Berlinale Talents e Torino Film Lab. Trabalhou com desenvolvimento na produtora americana Ambush Entertainment e em festivais de cinema, coordenando a primeira edição do Ambulante California e gerenciado a programação do Hollywood Brazilian Film Festival. Atuou como gerente de vendas e aquisições na agência norte-americana FiGa Films e na O2 Play, distribuidora parte do grupo O2 Filmes, gerenciando a venda de produções brasileiras e latino-americanas no mercado internacional. Atualmente co-fundou e gerencia a agência de vendas internacionais MoreThan Films, com sede em Barcelona, e também atua como consultora em laboratórios de pitching, desenvolvimento e produção, como o programa Toolbox do Festival de Berlim.

Curadora e Pesquisadora | Brasil | COLABORADORA BRASIL CINEMUNDI LILA FOSTER

Pesquisadora, curadora e preservacionista audiovisual. Desde 2017 atua como curadora na Mostra de Cinema de Tiradentes e, em 2021, passou a integrar a equipe de seleção de projetos do Brasil Cine Mundi – CineBH e Tiradentes. Nos últimos anos, participou como programadora de diversos festivais como Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super-8 de Curitiba, (S8) Mostra de Cinema Periférico (La Coruña, Espanha), Cinema Urbana, Goiânia Mostra Curtas e Mostra de Ouro Preto. Como pesquisadora, o seu trabalho concentra-se na produção amadora e experimental no Brasil, com investigações publicadas em revistas como Film History (EUA), Aniki (Portugal), Vivomatografias (Argentina), Significação (Brasil), entre outras.

Produtora | Art et Essai | Canadá LINE SANDER EGEDE

Nasceu em Copenhague e mora em Montreal desde 2015. Depois de se mudar para Montreal, formou-se no programa de Cinema da L'inis em 2017, e em 2020 produziu o longa-metragem Vacarme, dirigido por Neegan Trudel, que ganhou o Prêmio Iris de melhor primeiro longa 2021. Em 2021, o documentário Gabor dirigido por Joannie Lafrenière estreou no RIDM e foi selecionado no Hot Docs e no Full Frame film festival. Em 2021 ingressou na produtora Art et essai como produtora e sócia e em setembro de 2023 o longa-metragem produzido pela Art et essai, Humanist Vampire Seeking Consenting Suicidal Person, terá sua estreia no Biennale e no TIFF. Ela também é membro do conselho do sindicato de produtores independentes de Quebec, UPPCQ.

Diretor Executivo | DocMontevideo, DocSP | Uruguai LUIS GONZÁLEZ ZAFFARONI

Diretor do DocSP – Encontro Internacional de Documentários de São Paulo (2015-2021) e do Good Pitch Brasil desde 2020. Diretor fundador do DocMontevideo (2009-2023). É membro do conselho consultivo da Rede Latino-Americana de Televisão TAL (2010-2023). Coordenou programas de formação e convocatórias internacionais de documentários para a Al Jazeera English, Proimámages Colombia e participou como jurado e consultor em fundos e festivais de cinema em mais de 10 países. Mestre em Documentário de Criação, Universidade Pompeu Fabra (Espanha, 2006-07). Responsible leader da Fundação BMW desde 2020.

Programadora | IDFA | Holanda MARÍA CAMPAÑA RAMIA

Programadora no International Documentary Film Festival Amsterdam – IDFA e integrante da equipe de programação do MajorDocs (Espanha). Durante dez anos, foi diretora artística do Festival Internacional de Documentários Encuentros del Otro Cine – Edoc (Equador), com o qual colabora regularmente desde 2004. Integrou a equipe de programação da Gira de Documentales Ambulante (México) entre 2016 e 2020. Foi bolsista do Seminário Flaherty. Coeditou o livro El otro cine de Eduardo Coutinho (2012) e dirigiu o curta Derivadas (2015). María tem participado da curadoria de mostras e exibições no Equador, Brasil, Colômbia e Estados Unidos. Escreve sobre cinema em publicações internacionais e colabora com fundos e instituições na avaliação de projetos. Mora no Rio de Janeiro.

Vendas e Executiva de Festivais | Reason8 Films | Reino Unido MARINA KONYAKHINA

Está na Reason8 há quase cinco anos, parte de suas responsabilidades é a avaliação de projetos em andamento em mercados ao redor do mundo (Tóquio, Tessalônica, Bucareste, Cannes). Ela gerenciou as vendas em territórios como América Latina, França, Espanha e Portugal. Além disso, é responsável por encontrar festivais de nicho para os nossos filmes.

Diretor Assistente | Feature Film Program, Sundance Institute | EUA MATTHEW TAKATA

Ele é o diretor assistente da área internacional do Programa de Longas-Metragens do Instituto Sundance. Seu foco está na divulgação e seleção internacional para os Labs de Roteiristas e Diretores do instituto em Utah, para os labs e workshops internacionais do FFP e para o prêmio anual Sundance/NHK. Ele freqüentou a Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e é natural da área da baía de São Francisco.

Diretora | Olhar | Brasil PAULA GOMES

Gestora em marketing pela FGV com mais de 16 anos de experiência na gestão de empresas e projetos da cadeia audiovisual. Ajudou a fundar a Olhar, distribuidora de filmes com foco na diversidade do audiovisual independente nacional e estrangeiro responsável pelo lançamento de mais de 30 obras no mercado brasileiro, onde está atualmente. Antes, atuou na produção executiva de curtas, longas e conteúdos para televisão. Também trabalhou na gestão pública, coordenando a Regional Sudeste da Linha de Conteúdos para TVs Públicas (FSA/Ancine/EBC) de 2014 a 2016 e na Fundação Aperipê, rede de TV e rádios públicas, entre 2007 e 2011. Como cidadã, entre 2021 e 2022 presidiu a Associação de Vídeo e Cinema do Paraná e, de 2020 a 2021, foi Conselheira Municipal de Cultura de Curitiba.

Produtora | MaravillaCine | Argentina PAULA ZYNGIERMAN

Antropóloga, Produtora, Professora. Participante do Eave-Puentes, Di Tella Film Program e Sundance Documentary Institute Fellow. Desde 1991 trabalha na produção de cinema e televisão em empresas como K&S, Histórias Cinematográficas, Lita Stantic, Patagonik; e acompanhando realizadores como Leonardo Favio, Alejandro Agresti, Héctor Babenco, Martín Rejtman, Walter Salles, Juan Campanella, Santiago Segura, Adrián Caetano, Lucía Puenzo. Em 2016, criou a Maravillacine com Leandro Listorti, a partir da qual produziram diversos longas-metragens que participaram em festivais, como: Herbaria (Prémio do Júri Visions du Réel), Errante (Prémio Inovação Mar del Plata), Amando a Martha (IDFA Luminus), Ese Fin de Semana (Novos Realizadores de San Sebastian), Mapa de Sueños Latinoamericanos (Melhor Documentário Cinélatino, Toulouse), Las Facultades (Grande Prémio Zinebi), Marilyn (Berlinale), La Película Infinita (Roterdã).

Produtor | AutentikaFilms | Alemanha | COLABORADOR BRASIL CINEMUNDI PAULO DE CARVALHO

Brasileiro, vive na Alemanha desde 1989, desenvolvendo atividades em produção latino-americana, publicação e curadoria em festivais internacionais. Foi correspondente cinematográfico para América Latina, Espanha e Portugal e membro do Comitê de Seleção do Festival Internacional de Locarno, Suíça, de 2000 a 2008, e foi consultor para a América Latina para a Quinzena dos Realizadores de Cannes e para o Festival Internacional Leipzig para Documentário e Animação. É fundador e diretor artístico do Festival CineLatino em Tubinga/Estugarda, uma das plataformas mais importantes para a cinematografia espanhola e latino-americana na Alemanha. Foi fundador da empresa de produção de cinema independente Cachoeira Films (em Tubinga, 1999), na qual se dedicou à produção, consultoria e promoção internacional dos diretores latino-americanos. Em 2007, fundou a empresa de produção de filme independente Autentika Films, em Berlim, com Gudula Meinzolt.

Curador e crítico de cinema | Brasil | COLABORADOR BRASIL CINEMUNDI PEDRO BUTCHER

Crítico de cinema, curador, pesquisador e professor. Faz parte das equipes de curadoria da Mostra CineBH e do encontro de coprodução Brasil CineMundi. Desde 2017 é mentor do Talent Press do Festival de Berlim e coordenador do Talent Press Rio, programa de formação de críticos de países de língua portuguesa realizado no âmbito do Festival do Rio. Atualmente, assina a coluna Janela Crítica, no jornal Valor Econômico, e é professor do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM-Rio.

Head de desenvolvimento e produção de projetos live-action | Chatrone | Brasil PRISCILA PORTELLA

Formada em cinema pela FAAP e especializada em produção executiva pela FGV. Produziu os longas-metragens Elegia de um Crime (2018) e A Mãe (2022), todos de Cristiano Burlan. Integrou as equipes de produção executiva das séries Que Talento! e Juacas, ambas da Disney Channel, e do longa-metragem Sequestro Relâmpago (2018), de Tata Amaral. Produziu mais de 15 curta metragens, entre eles Menarca (2020), dirigido por Lillah Halla, selecionado para a Semaine de La Critique de 2020. Atualmente, além de comandar sua própria produtora, a Filmes da Garoa, e trabalhar com projetos de talentos como Alice Riff, Cristiano Burlan, entre outros, também assume o cargo de head de desenvolvimento e produção de projetos live-action da produtora Chatrone Latam.

Diretora de Programas | Projeto Paradiso | Brasil RACHEL DO VALLE

Jornalista com pós-graduação em Produção e Gestão Audiovisual pela Universidade da Coruña/Espanha, também foi aluna do Centro de Estudos das Negociações Internacionais da USP. Integrou a equipe da BRAVI por dez anos e gerenciou o programa Brazilian Content, uma parceria com a Apex-Brasil. Anteriormente, atuou com distribuição de longas e séries brasileiras para o mercado externo. Está na equipe do Projeto Paradiso desde 2019.

Agente de Vendas | Utopia Docs | Brasil & Portugal RENATO MANGANELLO

Especializado em venda e distribuição de documentários. Em 2019, fundou a agência de vendas internacional de documentários Utopia Docs. Sua experiência profissional inclui distribuição internacional de filmes na Elo Company, Sony Pictures Entertainment e Taturana Mobilização Social, em São Paulo; na Crystal Sky Pictures, em Los Angeles; e Taskovski Films, na Europa. Graduado em Administração de Empresas pela USP, pós-graduado em Negócios do Entretenimento e em Produção pela Ucla Extension, em Los Angeles, e em Cinema na Academia Internacional de Cinema.

World Sales | FiGa Films | EUA SANDRO FIORÍN

Nascido no Brasil, fundou a FiGa Films em Los Angeles em janeiro de 2006, com o sócio Alex Garcia, cubano-americano, para produzir, distribuir e vender conteúdo latino-americano em todo o mundo. Estudou cinema em São Paulo (Faap) e Nova York (New School), onde viveu e trabalhou por 14 anos, antes de se mudar para a Califórnia, em 2001. Posições no Film Forum, Universal, First Look Films e CalArts fazem parte de sua carreira de 25 anos na indústria.

CEO e Coproprietária | Jour2fête | França SARAH CHAZELLE

Formada pela EAP-ESCP (Paris Oxford Berlin stream) e bacharel em Economia, Sarah acumulou uma experiência de 10 anos na indústria de mídia / cinema em vários países, antes de fundar em novembro de 2006 a distribuidora de filmes Jour2fête e em 2019 a empresa de vendas internacionais de filmes The Party Film Sales.

Editor e Diretor | Argentina SEBASTIÁN SCHJAER

Diretor e editor formado pela Universidad del Cine. Entre 2008 e 2014, trabalhou como professor em diferentes disciplinas na UBA e na Universidad del Cine. Sebastián escreveu e realizou os curtas-metragens Mañana Todas las Cosas (2013), El Pasado Roto (2015) e El Espacio Sideral (2021), os três estreados no Festival de Cannes, e o longa-metragem La Omisión (2018), estreado na Berlinale. Paralelamente, desde 2010, trabalha como editor de curtas e longas-metragens, com realizadores como Matías Piñeiro, Inés Barrionuevo, Gael García Bernal, José María Avilés, César Sodero e Lucía Garibaldi, entre outros. Atualmente, aventura-se no campo da música e pensa a montagem através de obras sonoras que misturam cinema com música eletrônica e experimental. Algumas dessas obras são publicadas na rádio online Muito Radio.

Produtora | Parati Films | França | COLABORADORA BRASIL CINEMUNDI SÉVERINE ROINSSARD

Começou sua carreira de produção de films na Ciné Sud Promotion. Criou a Parati Films no espírito de ser uma empresa de intercâmbios cinematográficos, principalmente entre França, Europa e os países de América Latina. O dinamismo dos quatro departamentos da Parati Films – organização de eventos e prestação de serviços; roteiro, tradução de roteiros e legendas (incluindo serviço de consultoria); produção; e ensino de gestão de produção – resultou em colaborações com inúmeros profissionais do cinema e festivais internacionais. Um exemplo é o Festival de Cannes, em que desde 2011 a Parati é parceira oficial do Institut Français e Séverine é a responsável pela seleção de projetos e pela coordenação do programa La Fabrique des Cinémas du Monde. Ela também ensina Coprodução Internacional na EICTV (Cuba) e Produção Cinematográfica no mestrado em Paris. Também está focando parte de seu trabalho no Crok Cine – Projeto Educação e Imagem – voltado para a diversidade social na França, usando o cinema de autor como ferramenta.

Distribuidora | Pandora Filmes | Brasil THAISA ZANARDI

Formada em Artes Visuais e com especialização em Multimeios e Audiovisual, Thaisa já atua na área cultural há mais de 10 anos. Ingressou no universo da distribuição como programadora e hoje coordena os lançamentos nacionais e internacionais da Pandora Filmes, bem como a aquisição e vendas dos mesmos.

Produtor | House on Fire | França VINCENT WANG

Produtor francês e taiwanês, ele começou sua carreira como produtor com o cineasta taiwanês Tsai Ming Liang, em 1999. Esse encontro artístico levou à criação da produtora Homegreen Films com Tsai Ming Liang, colaborando com ele por mais de 13 anos. Em 2009, com a criação de sua produtora parisiense, House on Fire, com Antoine Barraud, ele continua a produzir trabalhos de qualidade entre a Ásia e a Europa, como os dos grandes cineastas João Pedro Rodrigues, Wang Bing ou os das gerações emergentes, como Antoine Barraud, Midi Z, Carlo Manatad ou Zhang Tao. Em 2012, ele comprou ações no cinema de arte Les Trois Luxembourg, a fim de promover filmes de autores de todo o mundo. Recentemente, começou a trabalhar com novos diretores sul-americanos, como Moara Passoni e Juanita Onzaga. É membro da rede ACE de produtores independentes, da Academia de Cinema Europeu (EFA) e tutor do Produire au Sud (Taipei & Assunção).

Curador de Longas de Ficção | Globo Filmes | Brasil VINÍCIUS LOBO

Com nove anos de experiência no mercado audiovisual, Vinícius Lobo é formado em Relações Internacionais pela UFRJ, com especialização em Produção Audiovisual pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Trabalhou na curadoria, desenvolvimento, produção e comercialização de filmes e séries nas produtoras cariocas TvZero e Bananeira Filmes, além de ter passado pela Assessoria Internacional da Ancine. É curador de conteúdo da Globo Filmes desde 2020, responsável pela seleção e acompanhamento do desenvolvimento dos longas-metragens de ficção.

Diretor artístico | FIDBA | Argentina WALTER TIEPELMANN

Coordenador e programador do Work In Progress do Festival de Málaga. Diretor Artístico e da Indústria do FIDBA - Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires, e Diretor de Buenos Aires Doclab. Coordenou a Incubadora de Documentários do INCAA e a Área de Documentários do Ventana Sur. Como professor, dá aulas de Direção II no Mestrado em Cinema Documentário da Universidad del Cine e é diretor e tutor de projetos no Observatório, Escola de Cinema Documentário. Produtor de mais de 20 documentários e sócio da Neko, distribuidora de Cinema de Autor. Desde 2010, criou a IMPOSIBLE Films, sua própria Casa de Produção de Documentários de Autor, de onde apoia e produz primeiros e segundos filmes de realizadores com uma visão pessoal e original do mundo e da forma cinematográfica.