Codiretora artística, programadora | RIDM & Forum RIDM | Canadá (Participação online) ANA ALICE DE MORAIS

Apaixonada por cinema de arte em todas as suas vertentes, Ana Alice de Morais é cofundadora da produtora brasileira 3 Moinhos, responsável pela produção e coprodução de diversos títulos na América Latina, exibidos em festivais como a Berlinale e o IFFR. Como produtora, participou de inúmeros laboratórios e residências internacionais, como Rotterdam Lab, Buenos Aires Talent, Berlinale Talent e Binger Film Lab. Desde 2018, está baseada em Tiohtià/Montreal, Canadá, onde ocupa o cargo de codiretora artística do RIDM – Montreal International Documentary Festival, bem como de seu mercado profissional, o Forum RIDM. Também atua como mentora, consultora, membro de comitê de seleção e membro do júri de diversos eventos da indústria cinematográfica.

 

Cineasta | Filmes de Plástico | Brasil ANDRÉ NOVAIS OLIVEIRA

Cineasta brasileiro, formado em História e Cinema, e sócio fundador da Filmes de Plástico (2009). Dirigiu longas como O Dia que te Conheci (2023), Prêmio Especial do Júri no Festival do Rio e Melhor Atriz para Grace Passô, e o documentário Nossa Mãe Era Atriz (2023), vencedor do Prêmio do Público em Tiradentes. Seu segundo longa, Temporada (2018), estreou em Locarno e foi exibido em mais de 50 festivais, recebendo prêmios no Brasil e no exterior. O primeiro, Ela Volta na Quinta (2014), teve estreia no FID Marseille e passou por festivais como IFFR e Bafici, onde ganhou o Prêmio Especial do Júri. Nos curtas, se destacou com Pouco Mais de um Mês (2013) e Quintal (2015), ambos selecionados para a Quinzena dos Realizadores de Cannes. Homenageado na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes (2024), André prepara seu quarto longa, Se Eu Fosse Vivo... Vivia, com lançamento previsto para 2026.

Produtora | Popple Pictures | Filipinas ARMI RAE CACANINDIN

Fundadora da produtora filipina Popple Pictures, é uma produtora filipina premiada cujos filmes estrearam em festivais como Cannes, Berlim, Veneza, Locarno, Toronto, Sundance e Busan. Ela já coproduziu com países da Ásia, Europa e América Latina. Suas coproduções mais recentes incluem The Garden of Earthly Delights, Movies that Matter, Tale of the Land (vencedor do prêmio Fipresci em Busan), Autobiography (vencedor do prêmio Fipresci em Veneza), Kun Maupay Man It Panahon (Prêmio do Júri Jovem em Locarno, exibido em mais de 40 festivais) e Aswang (vencedor do prêmio Fipresci no IDFA, Gawad Urian de Melhor Filme, elegível ao Oscar). Defensora de modelos equitativos de coprodução, Armi divide seu tempo entre Espanha e Filipinas.

Distribuidora | Arizona Distribution | França BÉNÉDICTE THOMAS

Responsável pela produção de vários longas-metragens até 2002, e depois atuou na coordenação de eventos especiais na emissora pública francesa France 3, entre 2004 e 2009. Desde 2011, ela dirige a Arizona Distribution, dedicada à promoção de filmes autorais únicos e envolventes, vindos de cineastas emergentes e consagrados de todo o mundo.

Curadora e programadora | Itaú Cultural Play | Brasil CAMILA FINK

Integra a equipe de gestão, curadoria e programação da Itaú Cultural Play. É produtora audiovisual no Itaú Cultural. Tem mais de 15 anos de experiência em projetos sobre cinema brasileiro, arte, cultura e educação, com passagem pela Cinemateca Brasileira, Programadora Brasil e Videobrasil. Pós-graduada em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona, especialista em Gestão Cultural Contemporânea pelo Instituto Singularidades, bacharel em Jornalismo pela PUC-SP.

Diretor de promoção internacional | Proimágenes Colombia | Colômbia CARLOS MORENO

Profissional experiente na produção criativa de festivais de cinema, mercados e encontros da indústria audiovisual. Possui uma sólida trajetória no desenvolvimento de estratégias eficazes para a promoção de conteúdos e talentos colombianos, além de estabelecer alianças estratégicas com instituições públicas e empresas privadas. Atualmente, Carlos atua como diretor de promoção internacional da Proimágenes Colômbia, e desempenhou papéis importantes no sucesso de diversos eventos da indústria audiovisual no país.

Produtora e diretora |Urua Films | Colômbia, Alemanha CATA FLÓREZ

Produtora e cineasta colombiana radicada em Berlim, fundadora e diretora executiva da Urua Films, uma produtora e plataforma criativa para troca de conhecimento. Foi fundadora e CEO da produtora alemã Soilfilms, de 2012 a 2022. Catalina estudou Direção de Documentário na Filmakademie Baden-Württemberg e na EICTV, em Cuba. Seu trabalho estreou em festivais como o Festival de Cinema de Málaga, Ji.hlava, Bafici, Achtung Berlin, Festival de Cinema de Carthage, Festival Internacional de Cinema de Xangai, entre outros. Ela lidera o programa de mentoria alemão Into the Wild e colabora com laboratórios e instituições na Europa e América Latina como formadora, consultora e jurada.

Agente de vendas | The Open Reel | Itália COSIMO SANTORO

Nascido em 1973, Cosimo Santoro é um distribuidor italiano, ex-programador de festivais e crítico de cinema. Ao longo dos anos, integrou diversos júris (como o Teddy Awards da Berlinale, Sofia Meetings, REC de Tarragona e Márgenes de Madri, entre outros), além de ministrar masterclasses e participar de painéis em vários eventos, incluindo o BAM de Bogotá, Olhar de Cinema de Curitiba, Brasil CineMundi de Belo Horizonte e ABC Bafici de Buenos Aires. Em 2012, fundou a agência de vendas internacionais The Open Reel, voltada para a promoção, distribuição e comercialização de longas-metragens, curtas e documentários de todos os gêneros. Ao longo desses anos, descobriu diversos talentos, entre eles o francês Damien Manivel, as espanholas Jaione Camborda e Diana Toucedo, os brasileiros Daniel Nolasco e Rafaela Camelo, e o italiano Simone Bozzelli. É membro da European Film Academy e integrou o comitê de especialistas do Prêmio EFA 2024. Também atuou como consultor no programa de mentoria First Cut Lab.

Distribuidor| Embaúba Filmes | Brasil DANIEL QUEIROZ

Diretor da distribuidora mineira Embaúba Filmes e da plataforma de streaming Embaúba Play, especializadas em cinema brasileiro contemporâneo. Iniciou sua trajetória no cineclubismo, na década de 1990. Foi coordenador e programador de duas importantes salas de cinema de Belo Horizonte, o Cine Humberto Mauro e o Cine 104, e curador de diversas mostras e festivais, com destaque para o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte e a Semana dos Realizadores, no Rio de Janeiro.

Produtora | Burning | Colômbia (Participação online) DIANA BUSTAMANTE ESCOBAR

Cineasta e programadora, estudou cinema na Universidade Nacional da Colômbia. Como produtora, é conhecida por apoiar autores cujas visões e vozes exploram novas perspectivas, como Ciro Guerra, Oscar Ruiz-Navia, Nicolas Pereda, Julio Hernadez-Cordon e Apichatpong Weerasethakul. Our Movie é o sua primeira longa-metragem documental, lançado no DOCNYC.

Diretor de vendas e aquisições internacionais | Outplay Films | França (participação online) DIEGO CARAZO-MIGEREL FOUGÈRES

Diretor de vendas internacionais e aquisições na Outplay Films, uma empresa independente com sede em Paris e Marselha (França), especializada em vendas internacionais, distribuição e consultoria para coproduções de conteúdo LGBTQ2+.

Atendimento Comercial | O2 Pós | Brasil EDUARDO GASPARIAN

Atua no audiovisual desde 2016, com passagens por produtoras como BossaNova, Barry Co. e Café Royal. Atualmente, integra o time de atendimento e comercial da O2 Pós. Formado em Cinema pela FAAP e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP, fundou em 2021 a CNZ Produções, voltada para produção audiovisual e musical.

Diretor executivo | DiALAB | Brasil EMERSON DINDO

Diretor executivo da DiALAB, plataforma referência na aceleração de projetos audiovisuais na Ibero-América. Cofundador da Portátil, atua em parcerias com Nigéria, Moçambique e EUA, com produções para TV, cinema e múltiplas plataformas.

Produtor e realizador | La Suma | Uruguai ESTEBAN SCHROEDER

Em 1981, foi fundador do Cema – uma instituição pioneira na expressão audiovisual uruguaia –, atuando ali como fotógrafo, roteirista, produtor e realizador. Dirigiu El Viñedo (2000) e Matar a Todos (2006). Em 2012, estreia como produtor executivo o filme Selkirk, o Verdadeiro Robinson Crusoé, o primeiro longa-metragem de animação uruguaio, dirigido por Walter Tournier. É produtor executivo de Vacío (Equador, 2019) e Eurídice, Allá Lejos (França, 2020). Em 2024, foi codiretor e roteirista do documentário A Pegada das Palavras. Em 2025, inicia Pueblo Chico, longa-metragem de animação em stop-motion, coproduzido com Espanha e Brasil, com estreia prevista para 2027.

Distribuidor | Retrato Filmes | Brasil FELIPE LOPES

Sócio diretor da Retrato Filmes e atua há mais 15 anos no mercado audiovisual, passando pela distribuição, produção, festivais e gestão pública. Lançou mais de 120 filmes, com destaque para Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dorneles; A Vida Invisível, de Karim Aïnouz; O Farol, de Robert Eggers; Druk – Mais uma Rodada, de Thomas Vinterberg; e Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho. Atualmente à frente da Retrato junto ao sócio, Daniel Pech, é responsável pela distribuição de filmes como Maré Alta, Salão de Baile e o relançamento em 4K de Cidade dos Sonhos, de David Lynch. Seus próximos títulos são Ruas da Glória, de Felipe Sholl, Sorda, vencedor do prêmio do público em Berlim, e Sirat, prêmio do júri no Festival de Cannes.

Cineasta | Filmes de Plástico | Brasil GABRIEL MARTINS

Cineasta brasileiro, natural de Belo Horizonte e radicado em Contagem (MG). Formado na Escola Livre de Cinema/BH e em Comunicação Social – Cinema e Vídeo pela UNA, é sócio fundador da Filmes de Plástico (2009), ao lado de André Novais Oliveira, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia. Ao longo da carreira, dirigiu 12 curtas premiados, como Contagem (Melhor Direção no Festival de Brasília, 2010), Dona Sônia Pediu uma Arma ao seu Vizinho Alcides, Meu Amigo Mineiro e Rapsódia para o Homem Negro. Em 2017, lançou Nada, selecionado para a Quinzena dos Realizadores de Cannes, e codirigiu O Nó do Diabo. No ano seguinte, em parceria com Maurílio Martins, realizou o longa No Coração do Mundo (2019), exibido em festivais internacionais e lançado no Brasil e na França. Seu primeiro longa solo, Marte Um (2022), estreou no Festival de Sundance, conquistou mais de 30 prêmios em 70 festivais e representou o Brasil no Oscar 2023. Entre seus próximos lançamentos estão O Natal dos Silva e Vicentina Pede Desculpas, previstos para 2025 e 2026.

Executiva de produção | Amazon MGM Studios | Brazil GISELA B. CAMARA

Executiva de produção da Amazon Studios no Brasil para filmes originais. Com uma experiência cinematográfica diversificada, produziu filmes e atuou como produtora executiva em filmes e séries de TV, dirigidos por talentos consagrados como Ruy Guerra, Walter Lima Jr. e Jorge Durán, e por diretores estreantes. Em 2009, fundou a produtora Tacacá Filmes com o diretor Vinícius Reis, onde desenvolveu diversos longas-metragens em parceria com outras produtoras.

Produtor | Casa Latina Films | República Dominicana GREGORIO RODRÍGUEZ

Produtor cinematográfico dominicano, formado pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV), em Cuba. Seu foco está em filmes socioculturais que exploram a identidade caribenha e latino-americana. Participou de programas como Eurodoc, Locarno Open Doors Producers Lab e Talents Guadalajara. Entre seus filmes mais recentes estão Loma de Lilí (Festival de Cinema de Roterdã, 2023), Pattaki (BFI Londres, 2020; Sundance, 2020; Roterdã, 2018) e FIN (Sundance e Havana, 2019). É fundador da Casa Latina Films, uma produtora que valoriza a diversidade do Caribe e da América Latina.

Produtora | Autentika Films | Alemanha, Suíça (Participação online) GUDULA MEINZOLT

Atua há mais de 20 anos na gestão cultural, em áreas como pesquisa, promoção, organização de festivais, distribuição, exibição e produção. Diversas experiências na América Latina e na África reforçaram seu interesse e compromisso com a diversidade cultural e o intercâmbio cultural. Desde 2004, Gudula trabalha com coprodução e distribuição nas produtoras Mil Colores Media e Autentika Films. Junto com Paulo de Carvalho e a Autentika Films, realizou 27 coproduções, entre documentários e longas de ficção, em diferentes funções e etapas, especialmente com diretores e produtores da América Latina e parceiros europeus. Seus filmes receberam prêmios em Berlim, Locarno, Roterdã e Veneza. De 2005 a 2010, ela foi gerente do Mannheim Meetings do Festival Internacional de Cinema de Mannheim – Heidelberg, na Alemanha. De 2010 a 2020, foi chefe de indústria do Festival Internacional de Cinema Visions du Réel, na Suíça, acompanhando a seleção de projetos até 2024. Gudula atua como produtora, consultora e distribuidora na Suíça, especializando-se em desenvolvimento de público e estratégias de alcance/impacto. Ela oferece treinamentos para pitches, desenvolvimento de projetos, produção e planejamento de público/impacto na distribuição. Como “consultora de cinema verde”, compromete-se com a produção e distribuição de filmes de forma sustentável.

Coordenadora de fundo | Berlinale – World Cinema Fund | Alemanha | Colaboradora do Brasil CineMundi ISONA ADMETLLA

Socióloga e gestora cultural especializada em design de público, consultoria estratégica e formação no setor audiovisual. Nascida em Barcelona e radicada em Berlim desde 2001, ela traz uma ampla experiência internacional como coordenadora de longa data do Berlinale World Cinema Fund desde 2009, além de atuar como mentora e consultora para programas da indústria cinematográfica, como o Creative Europe Media, Ibermedia, entre outros. É uma leitora e analista experiente de roteiros e projetos, com conhecimento especializado em criação de formatos de formação, seleção de júris, avaliação de projetos e desenvolvimento de alianças estratégicas. Também possui uma sólida rede internacional que construiu de forma consistente ao longo dos anos. Formada na Espanha e na Alemanha, e capacitada por meio de renomados programas da indústria, apoia cineastas de todo o mundo no aprimoramento de sua visão artística e no fortalecimento da conexão com o público.

Produtor | CUP Filmes | Brasil | Colaborador do Brasil CineMundi IVAN MELO

É sócio fundador da produtora e distribuidora independente CUP Filmes. Foi produtor e programador da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, diretor artístico do Polo de Paulínia, e produziu diversos festivais e mostras de cinema. Foi sócio da produtora Africa Filmes, que entre outros coproduziu Que Horas Ela Volta? e Mãe Só Há Uma, de Anna Muylaert. Na CUP produziu filmes como Corpo Elétrico, de Marcelo Caetano, Alvorada, de Lo Politi e Anna Muylaerte, A Mãe, de Cristiano Burlan, Tinitus, de Gregório Graziozi, Bob Cuspe, Nós Não Gostamos de Gente, de Cesar Cabral, e mais recentemente Baby, de Marcelo Caetano.

Produtora | Nuevas Miradas/ Galaxia 311 | Cuba, Colômbia IVETTE LIANG

Dirige o laboratório de desenvolvimento de projetos Nuevas Miradas e a catédra de Produção da EICTV. É sócia e fundadora da Galaxia 311 SAS. Especializa-se em trabalhar com trabalhos de estreia e coproduz com diversos países. Seus filmes já estrearam em Cannes, Toronto, Roterdã, entre outros.

Diretor executivo | Cine Qua Non Lab | México JESÚS PIMENTEL

Membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas – Oscars®. Foi indicado ao Student Academy Awards e premiado com Diosas de Plata de Melhor Curta-Metragem Mexicano, concedida pela crítica cinematográfica do México. Obteve mestrado em Cinema pela Universidade de Columbia, em Nova York, com especialização em Direção e Roteiro. Seu trabalho foi exibido em prestigiados festivais internacionais como a Semana da Crítica e a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Atuou como assessor na Independent Film Week (Nova York), Tribeca Film Festival, BAM (Colômbia), Ventana Sur (Argentina), Sanfic (Chile), Nuevas Miradas (Cuba) e no Mercado Audiovisual Centro-Americano (Costa Rica). É cofundador e diretor executivo do Cine Qua Non Lab, organização reconhecida pelo apoio a cineastas independentes por meio de residências de roteiro no México, promovendo a diversidade e a criação de novas vozes cinematográficas em nível global.

Montadora | Brasil (Participação online) JORDANA BERG

Montadora de documentários e trailers. Colaborou com Eduardo Coutinho em filmes como Santo Forte, Edificio Master e Jogo de Cena, entre outros. Trabalhou com Renato Terra, Daniela Broitman – prêmio de Melhor Montagem no Festival do Rio, por Marcelo Yuka no Caminho das Setas, e com Ricardo Calil no filme Cine Marrocos, que venceu os festivais de Leipzig e Guadalajara. Foi montadora do filme Democracia em Vertigem, nomeado ao Oscar em 2021, e do Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa. Foi professora na EICTV-Cuba em 2018. Montou o mais novo filme do diretor sueco Nathan Grossman (Greta) e o filme de Paz Encina, Eami, vencedor do Golden Tiger em Roterdã e do Grand Coral em Havana. Em 2025 foi montadora do filme Widow Champion, da diretora Queniana Zippy Kimundu. É membro do Rough Cut Service, empresa dinamarquesa de consultoria de montagem. Em 2019, tornou-se integrante da Academia de Cinema do Oscar. No momento trabalha no filme El Inventario, da diretora mexicana Ilana Coleman.

Produtor | Geração 80 Produções | Angola | JÚRI OFICIAL JORGE COHEN

Sócio fundador e atualmente diretor-geral da Geração 80, produtora audiovisual que desde 2010 tem como objetivo criar, conectar gerações e produzir cinema nacional. Cohen entende o papel de produtor como um lugar para reinventar paradigmas e a criar modelos sustentáveis de produção cultural. Produziu grande parte dos filmes da empresa produtora, com destaque para Meu Semba (2024), Nossa Senhora da Loja do Chinês (2022), Ar-Condicionado (2020) e Independência (2015). O seu trabalho circulou por dezenas de festivais de cinema nos cinco continentes. Em 2023, produziu 52 episódios da série Njila para a M-Net, estreando na produção para a televisão. Cohen é o mentor do projeto Cine Geração, que exibe cinema africano, e do projeto Cine Zunga, que busca levar o cinema para um milhão de espectadores. Jorge tem mestrado em Indústrias Culturais e Criativas Globais pela Soas, Universidade de Londres (2018), e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Lisboa (2009).

Integra o Júri Oficial do 16º Brasil CineMundi. 

Produtora | Still Moving | França | JÚRI OFICIAL JULIETTE LEPOUTRE

Entrou na produção cinematográfica após 15 anos no setor de alta tecnologia. Cofundou a MPM Film em 2007 e, posteriormente, a Still Moving em 2015. Seus créditos incluem colaborações com Béla Tarr, Julia Murat, Paz Encina, Omar El Zohairy, Maya Da Rin, Maha Haj, Amanda Nell Eu, Marcelo Caetano e Mariana Rondón. Seu filme mais recente, dirigido pelo português Pedro Pinho, O Riso e a Faca, ganhou o Prêmio de Melhor Atriz na mostra Un Certain Regard, em Cannes 2025. Ela é membro da Académie des César (França) e da Academia Europeia de Cinema.

Integra o Júri Oficial do 16º Brasil CineMundi. 

Coordenadora | Itaú Cultural Play | Brasil KETY NASSAR

Mestre em Artes da Cena, formada em Rádio e TV, pós-graduada em Comunicação/Marketing, Docência para Ensino Superior e especialista em Gestão Cultural. Desde 1997, atua como programadora audiovisual, com pesquisa, curadoria e produção de mostras nacionais e internacionais. A partir de 2008, concebeu e desenvolveu produtos audiovisuais premiados, como Iconoclássicos e A Paixão de JL. Entre 2011 e 2022, coordenou áreas de audiovisual e literatura, com programas como Encontros de Interrogação e apoio ao Oceanos-Prêmio de Literatura. Em 2021, coordenou desenvolvimento e curadoria da plataforma Itaú Cultural Play. Desde 2024, coordena a produção editorial do Itaú Cultural. Possui expertise em gestão de projetos e equipes de alta performance.

Comitê de Especialistas | Maff – Mafiz | Espanha/Chile LEONARDO ORDÓÑEZ GALAZ

Especialista em Políticas Públicas para o fomento da Cultura, das Artes e da Economia Criativa. É acadêmico universitário. Foi convidado pelo Programa de Políticas Públicas do David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard. Já dirigiu, desenvolveu e executou políticas e programas de incentivo à cultura e às artes com enfoque econômico, além de fomentar a indústria audiovisual no Ministério da Economia, Corfo, MinCAP e em diversos governos regionais no Chile. Foi secretário executivo do Comitê Interministerial da Economia Criativa e principal impulsionador de ações estratégicas na América Latina, como o Micsur e os programas Iber da Segib. Atualmente, implementa estratégias de fomento audiovisual e integra o Comitê de Especialistas de Cinema para a Zona de Indústria do Festival Internacional de Cinema de Málaga, o CineMundi da Mostra de Cinema de Belo Horizonte (Brasil), na EICTV em Cuba, e dirige a Fundação Santiago Criativo.

Produtora e distribuidora| Vitrine Filmes | Brasil LETÍCIA FRIEDRICH

Produtora e distribuidora. Em sua atuação como produtora, produziu os premiados curtas Chão de Fábrica, de Nina Kopko, e Até a China, de Marão, e os longas Amor, Plástico e Barulho, de Renata Pinheiro, e Libelu – Abaixo a Ditadura, de Diógenes Muniz. Como distribuidora coordenou o lançamento de mais de 30 longas, entre eles Sem Coração, A Hora da Estrela (4k), Veríssimo e Histórias que o nosso Cinema (Não) Contava. É uma das sócias e diretoras da Vitrine Filmes.

Distribuidora | Cajuína Audiovisual | Brasil LETICIA SANTINON

Atua nas áreas de distribuição, pesquisa, curadoria e programação audiovisual. É mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com pesquisa sobre a circulação da obra de Sarah Maldoror no Brasil. Em 2023, fundou a Cajuína Audiovisual, distribuidora sediada em Salvador (Bahia), dedicada à difusão do cinema independente.

Sócia diretora | MoreThan Filmes | Brasil, Espanha (Participação online) LIDIA DAMATTO

Formada em Cinema pela Faap, Lidia também se pós-graduou em Roteiro e Distribuição Internacional na Ucla (EUA) e na DFFB (Alemanha), além de ter participado dos programas de formação Locarno Industry Academy, Berlinale Talents e Torino Film Lab. Trabalhou por diversos anos na produção e programação de festivais de cinema tanto no Brasil, como nos Estados Unidos, sendo coordenadora do Ambulante California, criado por Gael García Bernal e Diego Luna, e diretora de programação do HBrFF, focado em cinema independente brasileiro em Los Angeles. Também trabalhou com desenvolvimento na produtora norte-americana Ambush Entertainment (filmes de Noah Baumbach, the Daniels, Marielle Heller etc.). Durante sete anos gerenciou vendas, aquisições e festivais na agência norte-americana FiGa Films. Posteriormente Lidia liderou o departamento internacional da O2 Play, distribuidora da O2 Filmes. Recentemente cofundou e é sócia da empresa de distribuição internacional MoreThan Films e é mentora e líder de workshops do Programa de diversidade EFM Toolbox do Festival de Berlin, além de consultora do IFF Rotterdam Pro Hub e do Locarno Open Doors, e gerente do programa Locarno Industry Academy no Brasil.

Agente de vendas | Split Screen, Mecas| Espanha, Alemanha LORENA MORIN

Natural das Ilhas Canárias e reside em Berlim desde 2020. Faz parte da equipe do Festival Internacional de Cinema de Las Palmas de Gran Canaria desde 2001, tendo sido responsável pela consolidação da identidade e do atual ideário do festival. Em 2017, iniciou o Mecas, o Mercado Internacional de Cinema Quase Feito, um programa dedicado a profissionais e à indústria dentro do festival. Combina a direção do Mecas com a distribuição internacional de filmes autorais junto à agência de vendas croata Split Screen. Participou do programa Puentes da Eave (2021) e atuou como jurada nos laboratórios de WIP de: Catapulta Ficunam (Cidade do México, 2020), PushPlay do Ficx Pro (Gijón, 2018), Fidocs (Santiago do Chile, 2022) e CoCo WIP (Cottbus, 2023). Foi mentora de projetos no programa Novos Cinemas Lab (Galícia, 2024). Também é fotógrafa e atualmente prepara seu primeiro projeto cinematográfico.

Produtora | Anavilhana | Brasil | JÚRI OFICIAL LUANA MELGAÇO

Mineira de Belo Horizonte, realizou mais de 20 filmes como produtora e produtora executiva, entre eles Girimunho (2010), A Cidade Onde Envelheço (2016), Breve História do Planeta Verde (2019), Kevin (2021), e os recentes Praia Formosa (2024), Suçuarana (2025) e O Silêncio das Ostras (2025). Com ampla experiência em coproduções internacionais, seus filmes foram exibidos e premiados nos mais importantes festivais de cinema no Brasil e no mundo, além de terem sido lançados comercialmente em diversos países. É sócia da Anavilhana e foi integrante da Teia, tendo realizado filmes, mostras e instalações com integrantes do grupo. Além da produção, Luana ministra oficinas, participa de seminários, laboratórios, consultorias e colaborações em diversos projetos brasileiros e internacionais.

Diretor executivo | DocSP | Brasil LUIS GONZÁLEZ ZAFFARONI

Diretor do DocSP – Encontro Internacional de Documentários de São Paulo (2015-atualidade) e do Good Pitch Brasil desde 2020. Diretor fundador do DocMontevideo (2009-2023). É membro do conselho consultivo da Rede Latino-Americana de Televisão – TAL desde 2010. Coordenou programas de formação e convocatórias internacionais de documentários para a Al Jazeera English, Proimámages Colômbia e participou como jurado e consultor em fundos e festivais de cinema em mais de 10 países. Mestre em Documentário de Criação, Universidade Pompeu Fabra (Espanha, 2006-07). Responsible leader da Fundação BMW desde 2020.

Analista de aquisição e projetos | Canal Brasil | Brasil LUIZA MACHADO

Profissional com mais de 10 anos de experiência no setor audiovisual, nos últimos anos na área de curadoria, pesquisa e desenvolvimento de conteúdo para cinema e televisão. Experiência sólida na negociação de direitos, com vasto conhecimento do audiovisual brasileiro, atua também, de forma independente, nas áreas de roteiro, atuação e montagem.

Produtora | Viceversa Cine, Nodo Sur | Colômbia MARCELA LIZCANO

Cineasta, produtora e estrategista de impacto colombiana. Fundadora da Viceversa Cine, desde 2012 desenvolve projetos autorais e internacionais. Seu documentário Aislados foi selecionado em mais de 30 festivais e recebeu diversos prêmios. Produziu filmes como Suspensión (estreia no IDFA) e A Loss of Something Ever Felt (estreia no Hot Docs). Atualmente, produz Stranded, de Simón Uribe, e Sein Zare e a Partícula de Deus, junto ao coletivo indígena Yosokwi. Ela também lidera o Nodo Sur, uma organização colombiana que fortalece o impacto social do cinema na América Latina por meio de estratégias de impacto, laboratórios, oficinas e do desenvolvimento de espaços como o Foro Latino-Americano e a Mediateca de Cinema.

Gestora do canal | TV Globo em Minas | Brasil MARINA CRESPI

Head do Canal TV Globo em Minas, Marina Crespi tem longa trajetória na emissora. Desde 1998, passou por áreas como Jornalismo, Entretenimento, Marca, Promoções e Pesquisa. Atuou em diversas regiões do país, desenvolvendo produtos regionais multiplataformas alinhados à cultura local. Em Belo Horizonte desde 2017, fortalece a programação e cria novos formatos, ampliando a mineiridade. Estruturou as áreas de Promoções e Pesquisa e iniciou a gestão de Marketing e Digital. Hoje, o Canal TV Globo em Minas atua de forma multiplataforma, com ativações em espaços públicos e privados e presença digital, conectando diferentes públicos aos conteúdos mais assistidos do Brasil.

Cineasta | Filmes de Plástico | Brasil MAURILIO MARTINS

Cineasta brasileiro, nascido e residente de Contagem (MG). Em 2009, cofundou a produtora Filmes de Plástico com André Novais Oliveira, Gabriel Martins e Thiago Macêdo Correia, responsável por dezenas de filmes exibidos e premiados em festivais como Cannes, Roterdã, Locarno, Brasília e Tiradentes. Em 2019, dirigiu seu primeiro longa, No Coração do Mundo, em codireção com Gabriel Martins. O filme estreou mundialmente no Festival Internacional de Cinema de Roterdã (IFFR), foi exibido internacionalmente e teve estreia comercial na França e no Brasil. Nos curtas, se destacou com Contagem, premiado por Melhor Direção em 35 mm no Festival de Brasília (2010), e Quinze, vencedor de Melhor Filme no Janela Internacional de Cinema do Recife (2014) e Melhor Roteiro no Festival de Vitória. Seu primeiro longa de direção solo, O Último Episódio, será lançado ainda este ano, marcando um novo momento em sua trajetória.

Produtor | FiGa Filmes Br | Brasil NATHAN ARY

Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Unifor, trabalha em diversas áreas. Dirigiu os curtas Figuras no Espelho (2023) e Olhos Abertos (2023), e colaborou em outras obras exibidas em vários festivais, como Fenda (2024), Kila e Mauna (2023), entre outros. Atuou na programação de mostras independentes e sessões de filmes para instituições e cineclubes, além de mediar debates. Na área de formação, ministrou aulas de audiovisual em escolas públicas e privadas de Fortaleza. Como crítico, escreveu para diversos sites e participou da primeira Residência Crítica da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Além do cinema, se envolve em produção cultural e realização de outras linguagens, como exposições fotográficas e saraus literários.

Executiva de vendas e aquisições | Lightdox | França (Participação online) NEVENA MILAŠINOVIĆ

Como parte da equipe da Lightdox, Nevena supervisiona a distribuição e as vendas na Europa Central e Oriental, Ásia, América Latina e África. Ela aceitou o desafio de dominar os mercados mais promissores e empolgantemente em evolução, repletos de criatividade e inovação. Formou-se em Pintura pela Academia de Artes de Banjaluka, Bósnia e Herzegovina, e possui um mestrado em Cenografia pela Academia Janáček de Música e Artes Performáticas, em Brno. Nevena trabalha com vendas e distribuição de filmes documentários desde 2015, com um foco especial em distribuição para plataformas VOD e festivais.

Diretora executiva | Conecta | Chile PAOLA CASTILLO VILLAGRAN

Produtora e diretora de cinema documental. Fundadora da Errante, uma das produtoras de documentários mais relevantes do Chile. Seus trabalhos abordam temas sociais, indígenas, direitos humanos, gênero e arte. Em sua filmografia destacam-se Malqueridas, Melhor Filme na Semana Internacional da Crítica de Veneza 2023; e Allende, mi abuelo Allende, Melhor Documentário no Festival de Cannes 2015. Também dirigiu documentários premiados como Frontera, Genoveva, 74m2, La Última Huella, entre outros. É diretora executiva da Corporación Chilena del Documental (CCDoc) e diretora adjunta da marca setorial Chiledoc, ambas organizações sem fins lucrativos que têm contribuído para a visibilidade nacional e internacional do documentário chileno. É mentora em laboratórios para projetos em desenvolvimento, com foco especial em criadores que vivem em regiões e cineastas indígenas. Já foi jurada em diversos festivais de cinema e avaliadora de fundos internacionais.

Distribuidora | Olhar Filmes | Brasil PAULA GOMES

De Aracaju-SE, é gestora pela FGV com mais de 17 anos no audiovisual. Cofundadora e Diretora Geral da Olhar, distribuidora focada na diversidade do cinema independente. Atuou na produção de curtas, longas e conteúdo para TV. Na gestão pública, coordenou a Regional Sudeste do Prodav TVs Públicas (FSA/Ancine/EBC) e trabalhou na Fundação Aperipê. Foi presidente da AVEC-PR (2021-2022), Conselheira de Cultura de Curitiba (2020-2021) e é suplente no Conselho Superior de Cinema (2023-2025).

Produtor | Autentika Films | Alemanha | Colaborador do Brasil CineMundi PAULO DE CARVALHO

Diretor artístico do Festival Cinelatino na Alemanha. Foi programador do Festival de Locarno, DokLeipzig e consultor da Quinzaine de Cannes. Através da Autentika Films (Berlim), juntamente com Gudula Meinzolt, realiza várias coproduções com a américa latina e a Africa, tais como: Yo Ví Tres Luces Negras, de Santiago Lozano (2024, Colômbia), que estreou no Berlinale 2024; Los Angeles, de Cristóbal León e Joaquín Cociña (2024, Chile); Nunkui, de Verenice Benitez (2024, Equador); e Our Land, our Freedom, de Meena Nanji e Zippy Kimundu (2023, Quênia). Leciona na EICTV, Cuba – Workshop sobre Estratégias para o Desenvolvimento de Projetos. É consultor internacional do Comitê de Seleção do Porjecta no Ventana Sur. Atualmente é conselheiro artístico do Open Doors – Festival de Cinema de Locarno. É assessor e consultor de projectos na Residência Cinematográfica da Extremadura, Espanha.

Curador e crítico de cinema | Brasil | Colaborador do Brasil CineMundi PEDRO BUTCHER

Crítico de cinema, curador, pesquisador e professor. Faz parte da equipe do encontro de coprodução Brasil CineMundi desde 2016. É mentor do programa Talent Press, do Festival de Berlim, e coordenador do Talents Rio, realizado no âmbito do Festival do Rio. Escreveu os livros Hollywood e o mercado de cinema no Brasil (Letramento, 2024) e Cinema brasileiro hoje (Publifolha, 2008), entre outros. Atualmente, assina a coluna Janela Crítica, no jornal Valor Econômico, e é professor do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM-Rio.

Pesquisador e consultor | Brasil (Participação online) PEDRO TINEN

Pesquisador dos projetos Anima Mundi e StreamScapes, apoiados pela Comissao Europeia. Foi German Chancellor Fellow pela Fundação Alexander von Humboldt e pelo Festival de Oberhausen, na Alemanha. Foi programador do Festival de Curtas de São Paulo e alumnus do programa de diplomacia cultural, Cultural Relations Platform, assim como do U30 think tank, do Festival de Locarno, na Suíça. É mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua como produtor e consultor.

Produção e distribuição | Creative Africa Lab | Ruanda ROMEO UMULISA

Estrategista criativo e produtor cultural que atua entre a Alemanha, África e Brasil. Seu trabalho é guiado pelo compromisso de valorizar e amplificar histórias e vozes sub-representadas. Possui mais de uma década de experiência na interseção entre as artes e a economia criativa, desenvolvendo e implementando plataformas online e presenciais voltadas ao empoderamento de profissionais criativos em diferentes estágios de suas carreiras. Como diretor e fundador do Creative Africa Lab (criado em 2023), Romeo é dedicado ao fortalecimento da indústria cinematográfica africana. Desde 2024, tem colaborado com organizações como o RIDM (Canadá) e o Rough-CUT LAB Africa (África do Sul) na criação de minilaboratórios – presenciais e online – voltados ao desenvolvimento de projetos de cinema, produção, design de audiência e distribuição. Além de liderar o Creative Africa Lab, Romeo também atua como coordenador para a África do Encontro Audiovisual Brasil-África e como diretor-geral da produtora Hi Kigali.

Produtora | Parati Films | França | Colaboradora do Brasil CineMundi SÉVERINE ROINSSARD

Começou sua carreira de produção de films na Ciné sud Promotion. Criou a Parati Films no espírito de ser uma empresa de intercâmbios cinematográficos, principalmente entre França, Europa e os países de América Latina. O dinamismo dos quatro departamentos da Parati Films – organização de eventos e prestação de serviços; tradução de roteiros e legendas (incluindo serviço de consultoria); produção; e ensino de gestão de produção – resultou em colaborações com inúmeros profissionais do cinema e festivais internacionais. Um exemplo é o Festival de Cannes, em que de 2011 ate 2021 a Parati era parceira oficial do Institut Français e Séverine a responsável pela seleção de projetos e pela coordenação do programa La Fabrique des Cinémas du Monde. Ela também ensina Coprodução Internacional na EICTV (Cuba) e Produção Cinematográfica no mestrado em Paris. A Parati acaba de produzir dois curtas-metragens: Salvo, um documentário de Séverine Roinssard e Julio Lisboa (França), e Bolero Rojo, de Angel Molina (Paraguai), e é coprodutor de projetos em desenvolvimento: Corações Solitários, de Caru Alvez (Brasil), El Lugar y la Esperanza, de Ariagna Fajardo (doc, Cuba), e Neon, de Angel Molina (Paraguai). Séverine também está focando parte de seu trabalho no Crok Cine – Projeto Educação e Imagem – voltado para a diversidade social, usando o cinema de autor como ferramenta.

Produtor | Volos Films | Taiwan, Itália STEFANO CENTINI

Produtor ítalo-taiwanês, com base em Roma e Taipei. Sua empresa, Volos Films, produziu longas-metragens, documentários e experiências em realidade virtual que foram selecionados em grandes festivais de classe A, como Sundance, Veneza, Cannes e Berlim.

Curador de conteúdo | Globo Filmes | Brasil VINÍCIUS NERIS

A paixão pelo cinema e o poder da contação de história levou Vinícius Neris a atuar em diversas áreas de produção audiovisual e da publicidade em programas da Faperj e em instituições como BNDES. Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense, compõe hoje o time de Filmes da Globo, como analista de conteúdo, onde acompanha o desenvolvimento de obras de ficção e documentário.

Diretor | #LINK – Fidba | Argentina WALTER TIEPELMANN

Diretor do Fidba (Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires). Diretor do #Link, segmento da indústria em Buenos Aires, e do #Link:Rio, no Rio de Janeiro. Programador e coordenador do Málaga WIP no Festival de Cinema de Málaga. Foi coordenador do programa Incubadora de Documentários do Incaa por cinco anos e curador do Ventana Doc no Ventana Sur 2024. Foi consultor convidado em festivais e oficinas como Sanfic, DOCSMX e Guadalajara, entre outros. Coordenou e programou mostras de documentários argentinos no Cannes Doc e no IDFA. Participou do júri de financiamento no Chile e na Colômbia. É mestre em cinema documental pela Pompeu Fabra e é diretor do Mestrado em Documentário Criativo da Universidade Rey Juan Carlos (Madri). Professor do Programa de Mestrado em Cinema Documental da FUC (Argentina). Como cineasta, dirigiu Nublado e Sin Patrón, e atualmente está editando seus novos filmes Manada e o roteiro de León Muerto (ficção).

Produtora de lançamento | Descoloniza Films | Brasil YAS CHIDEN

Jornalista de formação, Yas Chiden iniciou sua trajetória nas redações da TV Bandeirantes (RS) e da TV Cultura. Desde 2016, atua no audiovisual independente como produtora e curadora. Fundadora do CineClube Invenção, produziu o documentário Anhangabaú, vencedor do Kikito de Melhor Documentário no Festival de Gramado (2023). Participou do Locarno Industry Academy (2021) e do Fórum de Cinema de Impacto da Taturana Mobi (2022). Atualmente integra a Descoloniza Filmes, distribuidora premiada duas vezes com o Selo de Direitos Humanos. Com forte atuação em campanhas de impacto social, busca ampliar a circulação de obras que provocam reflexão, priorizando filmes dirigidos por mulheres e comprometidos com transformação social.