
Apaixonada por cinema de arte em todas as suas vertentes, Ana Alice de Morais é cofundadora da produtora brasileira 3 Moinhos, responsável pela produção e coprodução de diversos títulos na América Latina, exibidos em festivais como a Berlinale e o IFFR. Como produtora, participou de inúmeros laboratórios e residências internacionais, como Rotterdam Lab, Buenos Aires Talent, Berlinale Talent e Binger Film Lab. Desde 2018, está baseada em Tiohtià/Montreal, Canadá, onde ocupa o cargo de codiretora artística do RIDM – Montreal International Documentary Festival, bem como de seu mercado profissional, o Forum RIDM. Também atua como mentora, consultora, membro de comitê de seleção e membro do júri de diversos eventos da indústria cinematográfica.

Fundadora da produtora filipina Popple Pictures, é uma produtora filipina premiada cujos filmes estrearam em festivais como Cannes, Berlim, Veneza, Locarno, Toronto, Sundance e Busan. Ela já coproduziu com países da Ásia, Europa e América Latina. Suas coproduções mais recentes incluem The Garden of Earthly Delights, Movies that Matter, Tale of the Land (vencedor do prêmio Fipresci em Busan), Autobiography (vencedor do prêmio Fipresci em Veneza), Kun Maupay Man It Panahon (Prêmio do Júri Jovem em Locarno, exibido em mais de 40 festivais) e Aswang (vencedor do prêmio Fipresci no IDFA, Gawad Urian de Melhor Filme, elegível ao Oscar). Defensora de modelos equitativos de coprodução, Armi divide seu tempo entre Espanha e Filipinas.

Responsável pela produção de vários longas-metragens até 2002, e depois atuou na coordenação de eventos especiais na emissora pública francesa France 3, entre 2004 e 2009. Desde 2011, ela dirige a Arizona Distribution, dedicada à promoção de filmes autorais únicos e envolventes, vindos de cineastas emergentes e consagrados de todo o mundo.

Profissional experiente na produção criativa de festivais de cinema, mercados e encontros da indústria audiovisual. Possui uma sólida trajetória no desenvolvimento de estratégias eficazes para a promoção de conteúdos e talentos colombianos, além de estabelecer alianças estratégicas com instituições públicas e empresas privadas. Atualmente, Carlos atua como diretor de promoção internacional da Proimágenes Colômbia, e desempenhou papéis importantes no sucesso de diversos eventos da indústria audiovisual no país.

Produtora e cineasta colombiana radicada em Berlim, fundadora e diretora executiva da Urua Films, uma produtora e plataforma criativa para troca de conhecimento. Foi fundadora e CEO da produtora alemã Soilfilms, de 2012 a 2022. Catalina estudou Direção de Documentário na Filmakademie Baden-Württemberg e na EICTV, em Cuba. Seu trabalho estreou em festivais como o Festival de Cinema de Málaga, Ji.hlava, Bafici, Achtung Berlin, Festival de Cinema de Carthage, Festival Internacional de Cinema de Xangai, entre outros. Ela lidera o programa de mentoria alemão Into the Wild e colabora com laboratórios e instituições na Europa e América Latina como formadora, consultora e jurada.

Nascido em 1973, Cosimo Santoro é um distribuidor italiano, ex-programador de festivais e crítico de cinema. Ao longo dos anos, integrou diversos júris (como o Teddy Awards da Berlinale, Sofia Meetings, REC de Tarragona e Márgenes de Madri, entre outros), além de ministrar masterclasses e participar de painéis em vários eventos, incluindo o BAM de Bogotá, Olhar de Cinema de Curitiba, Brasil CineMundi de Belo Horizonte e ABC Bafici de Buenos Aires. Em 2012, fundou a agência de vendas internacionais The Open Reel, voltada para a promoção, distribuição e comercialização de longas-metragens, curtas e documentários de todos os gêneros. Ao longo desses anos, descobriu diversos talentos, entre eles o francês Damien Manivel, as espanholas Jaione Camborda e Diana Toucedo, os brasileiros Daniel Nolasco e Rafaela Camelo, e o italiano Simone Bozzelli. É membro da European Film Academy e integrou o comitê de especialistas do Prêmio EFA 2024. Também atuou como consultor no programa de mentoria First Cut Lab.

Cineasta e programadora, estudou cinema na Universidade Nacional da Colômbia. Como produtora, é conhecida por apoiar autores cujas visões e vozes exploram novas perspectivas, como Ciro Guerra, Oscar Ruiz-Navia, Nicolas Pereda, Julio Hernadez-Cordon e Apichatpong Weerasethakul. Our Movie é o sua primeira longa-metragem documental, lançado no DOCNYC.

Em 1981, foi fundador do Cema – uma instituição pioneira na expressão audiovisual uruguaia –, atuando ali como fotógrafo, roteirista, produtor e realizador. Dirigiu El Viñedo (2000) e Matar a Todos (2006). Em 2012, estreia como produtor executivo o filme Selkirk, o Verdadeiro Robinson Crusoé, o primeiro longa-metragem de animação uruguaio, dirigido por Walter Tournier. É produtor executivo de Vacío (Equador, 2019) e Eurídice, Allá Lejos (França, 2020). Em 2024, foi codiretor e roteirista do documentário A Pegada das Palavras. Em 2025, inicia Pueblo Chico, longa-metragem de animação em stop-motion, coproduzido com Espanha e Brasil, com estreia prevista para 2027.

Socióloga e gestora cultural especializada em design de público, consultoria estratégica e formação no setor audiovisual. Nascida em Barcelona e radicada em Berlim desde 2001, ela traz uma ampla experiência internacional como coordenadora de longa data do Berlinale World Cinema Fund desde 2009, além de atuar como mentora e consultora para programas da indústria cinematográfica, como o Creative Europe Media, Ibermedia, entre outros. É uma leitora e analista experiente de roteiros e projetos, com conhecimento especializado em criação de formatos de formação, seleção de júris, avaliação de projetos e desenvolvimento de alianças estratégicas. Também possui uma sólida rede internacional que construiu de forma consistente ao longo dos anos. Formada na Espanha e na Alemanha, e capacitada por meio de renomados programas da indústria, apoia cineastas de todo o mundo no aprimoramento de sua visão artística e no fortalecimento da conexão com o público.

É sócio fundador da produtora e distribuidora independente CUP Filmes. Foi produtor e programador da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, diretor artístico do Polo de Paulínia, e produziu diversos festivais e mostras de cinema. Foi sócio da produtora Africa Filmes, que entre outros coproduziu Que Horas Ela Volta? e Mãe Só Há Uma, de Anna Muylaert. Na CUP produziu filmes como Corpo Elétrico, de Marcelo Caetano, Alvorada, de Lo Politi e Anna Muylaerte, A Mãe, de Cristiano Burlan, Tinitus, de Gregório Graziozi, Bob Cuspe, Nós Não Gostamos de Gente, de Cesar Cabral, e mais recentemente Baby, de Marcelo Caetano.

Dirige o laboratório de desenvolvimento de projetos Nuevas Miradas e a catédra de Produção da EICTV. É sócia e fundadora da Galaxia 311 SAS. Especializa-se em trabalhar com trabalhos de estreia e coproduz com diversos países. Seus filmes já estrearam em Cannes, Toronto, Roterdã, entre outros.

Membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas – Oscars®. Foi indicado ao Student Academy Awards e premiado com Diosas de Plata de Melhor Curta-Metragem Mexicano, concedida pela crítica cinematográfica do México. Obteve mestrado em Cinema pela Universidade de Columbia, em Nova York, com especialização em Direção e Roteiro. Seu trabalho foi exibido em prestigiados festivais internacionais como a Semana da Crítica e a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Atuou como assessor na Independent Film Week (Nova York), Tribeca Film Festival, BAM (Colômbia), Ventana Sur (Argentina), Sanfic (Chile), Nuevas Miradas (Cuba) e no Mercado Audiovisual Centro-Americano (Costa Rica). É cofundador e diretor executivo do Cine Qua Non Lab, organização reconhecida pelo apoio a cineastas independentes por meio de residências de roteiro no México, promovendo a diversidade e a criação de novas vozes cinematográficas em nível global.

Sócio fundador e atualmente diretor-geral da Geração 80, produtora audiovisual que desde 2010 tem como objetivo criar, conectar gerações e produzir cinema nacional. Cohen entende o papel de produtor como um lugar para reinventar paradigmas e a criar modelos sustentáveis de produção cultural. Produziu grande parte dos filmes da empresa produtora, com destaque para Meu Semba (2024), Nossa Senhora da Loja do Chinês (2022), Ar-Condicionado (2020) e Independência (2015). O seu trabalho circulou por dezenas de festivais de cinema nos cinco continentes. Em 2023, produziu 52 episódios da série Njila para a M-Net, estreando na produção para a televisão. Cohen é o mentor do projeto Cine Geração, que exibe cinema africano, e do projeto Cine Zunga, que busca levar o cinema para um milhão de espectadores. Jorge tem mestrado em Indústrias Culturais e Criativas Globais pela Soas, Universidade de Londres (2018), e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Lisboa (2009).

Entrou na produção cinematográfica após 15 anos no setor de alta tecnologia. Cofundou a MPM Film em 2007 e, posteriormente, a Still Moving em 2015. Seus créditos incluem colaborações com Béla Tarr, Julia Murat, Paz Encina, Omar El Zohairy, Maya Da Rin, Maha Haj, Amanda Nell Eu, Marcelo Caetano e Mariana Rondón. Seu filme mais recente, dirigido pelo português Pedro Pinho, O Riso e a Faca, ganhou o Prêmio de Melhor Atriz na mostra Un Certain Regard, em Cannes 2025. Ela é membro da Académie des César (França) e da Academia Europeia de Cinema.

Especialista em Políticas Públicas para o fomento da Cultura, das Artes e da Economia Criativa. É acadêmico universitário. Foi convidado pelo Programa de Políticas Públicas do David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard. Já dirigiu, desenvolveu e executou políticas e programas de incentivo à cultura e às artes com enfoque econômico, além de fomentar a indústria audiovisual no Ministério da Economia, Corfo, MinCAP e em diversos governos regionais no Chile. Foi secretário executivo do Comitê Interministerial da Economia Criativa e principal impulsionador de ações estratégicas na América Latina, como o Micsur e os programas Iber da Segib. Atualmente, implementa estratégias de fomento audiovisual e integra o Comitê de Especialistas de Cinema para a Zona de Indústria do Festival Internacional de Cinema de Málaga, o CineMundi da Mostra de Cinema de Belo Horizonte (Brasil), na EICTV em Cuba, e dirige a Fundação Santiago Criativo.

Natural das Ilhas Canárias e reside em Berlim desde 2020. Faz parte da equipe do Festival Internacional de Cinema de Las Palmas de Gran Canaria desde 2001, tendo sido responsável pela consolidação da identidade e do atual ideário do festival. Em 2017, iniciou o Mecas, o Mercado Internacional de Cinema Quase Feito, um programa dedicado a profissionais e à indústria dentro do festival. Combina a direção do Mecas com a distribuição internacional de filmes autorais junto à agência de vendas croata Split Screen. Participou do programa Puentes da Eave (2021) e atuou como jurada nos laboratórios de WIP de: Catapulta Ficunam (Cidade do México, 2020), PushPlay do Ficx Pro (Gijón, 2018), Fidocs (Santiago do Chile, 2022) e CoCo WIP (Cottbus, 2023). Foi mentora de projetos no programa Novos Cinemas Lab (Galícia, 2024). Também é fotógrafa e atualmente prepara seu primeiro projeto cinematográfico.

Diretor do DocSP – Encontro Internacional de Documentários de São Paulo (2015-atualidade) e do Good Pitch Brasil desde 2020. Diretor fundador do DocMontevideo (2009-2023). É membro do conselho consultivo da Rede Latino-Americana de Televisão – TAL desde 2010. Coordenou programas de formação e convocatórias internacionais de documentários para a Al Jazeera English, Proimámages Colômbia e participou como jurado e consultor em fundos e festivais de cinema em mais de 10 países. Mestre em Documentário de Criação, Universidade Pompeu Fabra (Espanha, 2006-07). Responsible leader da Fundação BMW desde 2020.

Cineasta, produtora e estrategista de impacto colombiana. Fundadora da Viceversa Cine, desde 2012 desenvolve projetos autorais e internacionais. Seu documentário Aislados foi selecionado em mais de 30 festivais e recebeu diversos prêmios. Produziu filmes como Suspensión (estreia no IDFA) e A Loss of Something Ever Felt (estreia no Hot Docs). Atualmente, produz Stranded, de Simón Uribe, e Sein Zare e a Partícula de Deus, junto ao coletivo indígena Yosokwi. Ela também lidera o Nodo Sur, uma organização colombiana que fortalece o impacto social do cinema na América Latina por meio de estratégias de impacto, laboratórios, oficinas e do desenvolvimento de espaços como o Foro Latino-Americano e a Mediateca de Cinema.

Produtora e diretora de cinema documental. Fundadora da Errante, uma das produtoras de documentários mais relevantes do Chile. Seus trabalhos abordam temas sociais, indígenas, direitos humanos, gênero e arte. Em sua filmografia destacam-se Malqueridas, Melhor Filme na Semana Internacional da Crítica de Veneza 2023; e Allende, mi abuelo Allende, Melhor Documentário no Festival de Cannes 2015. Também dirigiu documentários premiados como Frontera, Genoveva, 74m2, La Última Huella, entre outros. É diretora executiva da Corporación Chilena del Documental (CCDoc) e diretora adjunta da marca setorial Chiledoc, ambas organizações sem fins lucrativos que têm contribuído para a visibilidade nacional e internacional do documentário chileno. É mentora em laboratórios para projetos em desenvolvimento, com foco especial em criadores que vivem em regiões e cineastas indígenas. Já foi jurada em diversos festivais de cinema e avaliadora de fundos internacionais.

Diretor artístico do Festival Cinelatino na Alemanha. Foi programador do Festival de Locarno, DokLeipzig e consultor da Quinzaine de Cannes. Através da Autentika Films (Berlim), juntamente com Gudula Meinzolt, realiza várias coproduções com a américa latina e a Africa, tais como: Yo Ví Tres Luces Negras, de Santiago Lozano (2024, Colômbia), que estreou no Berlinale 2024; Los Angeles, de Cristóbal León e Joaquín Cociña (2024, Chile); Nunkui, de Verenice Benitez (2024, Equador); e Our Land, our Freedom, de Meena Nanji e Zippy Kimundu (2023, Quênia). Leciona na EICTV, Cuba – Workshop sobre Estratégias para o Desenvolvimento de Projetos. É consultor internacional do Comitê de Seleção do Porjecta no Ventana Sur. Atualmente é conselheiro artístico do Open Doors – Festival de Cinema de Locarno. É assessor e consultor de projectos na Residência Cinematográfica da Extremadura, Espanha.

Crítico de cinema, curador, pesquisador e professor. Faz parte da equipe do encontro de coprodução Brasil CineMundi desde 2016. É mentor do programa Talent Press, do Festival de Berlim, e coordenador do Talents Rio, realizado no âmbito do Festival do Rio. Escreveu os livros Hollywood e o mercado de cinema no Brasil (Letramento, 2024) e Cinema brasileiro hoje (Publifolha, 2008), entre outros. Atualmente, assina a coluna Janela Crítica, no jornal Valor Econômico, e é professor do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM-Rio.

Estrategista criativo e produtor cultural que atua entre a Alemanha, África e Brasil. Seu trabalho é guiado pelo compromisso de valorizar e amplificar histórias e vozes sub-representadas. Possui mais de uma década de experiência na interseção entre as artes e a economia criativa, desenvolvendo e implementando plataformas online e presenciais voltadas ao empoderamento de profissionais criativos em diferentes estágios de suas carreiras. Como diretor e fundador do Creative Africa Lab (criado em 2023), Romeo é dedicado ao fortalecimento da indústria cinematográfica africana. Desde 2024, tem colaborado com organizações como o RIDM (Canadá) e o Rough-CUT LAB Africa (África do Sul) na criação de minilaboratórios – presenciais e online – voltados ao desenvolvimento de projetos de cinema, produção, design de audiência e distribuição. Além de liderar o Creative Africa Lab, Romeo também atua como coordenador para a África do Encontro Audiovisual Brasil-África e como diretor-geral da produtora Hi Kigali.

Começou sua carreira de produção de films na Ciné sud Promotion. Criou a Parati Films no espírito de ser uma empresa de intercâmbios cinematográficos, principalmente entre França, Europa e os países de América Latina. O dinamismo dos quatro departamentos da Parati Films – organização de eventos e prestação de serviços; tradução de roteiros e legendas (incluindo serviço de consultoria); produção; e ensino de gestão de produção – resultou em colaborações com inúmeros profissionais do cinema e festivais internacionais. Um exemplo é o Festival de Cannes, em que de 2011 ate 2021 a Parati era parceira oficial do Institut Français e Séverine a responsável pela seleção de projetos e pela coordenação do programa La Fabrique des Cinémas du Monde. Ela também ensina Coprodução Internacional na EICTV (Cuba) e Produção Cinematográfica no mestrado em Paris. A Parati acaba de produzir dois curtas-metragens: Salvo, um documentário de Séverine Roinssard e Julio Lisboa (França), e Bolero Rojo, de Angel Molina (Paraguai), e é coprodutor de projetos em desenvolvimento: Corações Solitários, de Caru Alvez (Brasil), El Lugar y la Esperanza, de Ariagna Fajardo (doc, Cuba), e Neon, de Angel Molina (Paraguai). Séverine também está focando parte de seu trabalho no Crok Cine – Projeto Educação e Imagem – voltado para a diversidade social, usando o cinema de autor como ferramenta.

Produtor ítalo-taiwanês, com base em Roma e Taipei. Sua empresa, Volos Films, produziu longas-metragens, documentários e experiências em realidade virtual que foram selecionados em grandes festivais de classe A, como Sundance, Veneza, Cannes e Berlim.

Diretor do Fidba (Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires). Diretor do #Link, segmento da indústria em Buenos Aires, e do #Link:Rio, no Rio de Janeiro. Programador e coordenador do Málaga WIP no Festival de Cinema de Málaga. Foi coordenador do programa Incubadora de Documentários do Incaa por cinco anos e curador do Ventana Doc no Ventana Sur 2024. Foi consultor convidado em festivais e oficinas como Sanfic, DOCSMX e Guadalajara, entre outros. Coordenou e programou mostras de documentários argentinos no Cannes Doc e no IDFA. Participou do júri de financiamento no Chile e na Colômbia. É mestre em cinema documental pela Pompeu Fabra e é diretor do Mestrado em Documentário Criativo da Universidade Rey Juan Carlos (Madri). Professor do Programa de Mestrado em Cinema Documental da FUC (Argentina). Como cineasta, dirigiu Nublado e Sin Patrón, e atualmente está editando seus novos filmes Manada e o roteiro de León Muerto (ficção).