LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LONGAS | PROJETOLAB

Joana Oliveira e Julia Nogueira | MG

O ProjetoLab é um laboratório de projetos de longas-metragens de ficção, direcionado a realizadores, roteiristas, diretores e produtores. Por meio de encontros coletivos e individuais com os projetos, visa ao aprimoramento de longas-metragens voltados para o mercado de salas de cinema e de televisão. É uma oportunidade para desenvolver técnicas de apresentação dos projetos, do argumento ao pitching (apresentação verbal de um projeto perante uma comissão), trocar experiências e aprimorar os projetos para participação em laboratórios de roteiro, editais e convocatórias.

 

Objetivo Geral

O principal objetivo é o aprimoramento de longas-metragens de ficção, do Argumento ao Pitching (apresentação verbal de um projeto perante uma comissão), direcionados ao mercado de salas de cinema e de televisão.

 

Conteúdo Programático

  • Encontro geral com os profissionais dos 8 projetos selecionados
  • Apresentação inicial dos projetos
  • Contextualização do mercado audiovisual brasileiro para longas-metragens de ficção.
  • Do que é composto um projeto audiovisual para ser apresentado ao mercado.
  • Técnicas de Pitching (apresentação oral)

 

  • 1º Encontro individual dos instrutores com os representantes de cada um dos 8 projetos (25 min com cada), para levantar pontos fracos e fortes dos projetos e encaminhamento do que pode ser melhorado.
  • 2º Encontro individual dos instrutores com os representantes de cada um dos 8 projetos (25 min com cada), para avaliação de caminhos que os participantes pensaram para seus projetos e preparação para pitching.
  • Encontro geral – Pitching final dos 8 projetos para todos os participantes e encaminhamento final dos caminhos que podem ser seguidos por cada projeto.

 

Público-alvo:

Profissionais responsáveis pelo Roteiro, Direção e Produção de projetos de longas-metragens em desenvolvimento, É obrigatória a participação de pelo menos dois profissionais com envolvimento direto com o longa-metragem, sendo ao menos um criativo (Roteiro ou Direção) e um de Produção.

 

Pré-requisito:

Ter um projeto de longa-metragem de ficção, experimental ou animação, que tenha, no mínimo, o argumento.

 

Instrutoras

Joana Oliveira é roteirista e diretora de Belo Horizonte. Trabalha na área audiovisual desde 1999. Mestre em Cinema pela Escola de Belas Artes, UFMG, graduada em Direção de Cinema pela Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba (EICTV), e em Comunicação Social pela PUC Minas. Fez intercâmbio na cátedra de direção na Universidade de Cinema Konrad Wolf (Alemanha). Foi selecionada para o Talents do Festival de Cinema de Berlim, BERLINALE. Dirigiu várias produções como curtas-metragens de ficção, documentários e programas para a TV. Roteirizou variadas séries de ficção e documentário, além de longas-metragens. Seus curtas já foram selecionados para vários festivais nacionais e internacionais como Festival de Cartagena (Colômbia), Lakino (Alemanha), Huesca Film Festival (Espanha), Festival de Habana (Cuba), Festival de Cine de Guadalajara (México), San Diego Latino Film Festival (EUA), FICValdívia (Chile), Mostra de Cinema de Tiradentes e exibidos em canais de televisão. Realizou como diretora dois longas-metragens documentais: Kevin (2021) e Morada (2010). Joana atua também como professora universitária e consultora de roteiros. Atualmente é sócia da Bukaya Filmes.

 

Júlia Nogueira é mestre em Estudos Cinematográficos, pós-graduada em Gestão Cultural e bacharel em Jornalismo. No setor audiovisual há mais de 20 anos, atuou como parecerista em diversos editais brasileiros. Foi Coordenadora de TV e Documentários da produtora Camisa Listrada, quando produziu as séries documentais Expedições Burle Marx e Inhotim Arte Presente (Melhor Série Documental no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro), e o longa doc Por Um Triz. Como Gerente de Conteúdo da Quarteto Filmes, produziu as séries Ofício Da Palavra e Minha Família É. Desde 2017, é sócia da produtora Camisa Listrada BH, por onde coproduziu os longas de ficção Maria do Caritó, Predestinado – Arigó e o Espírito do Dr. Fritz e Derrapada. Mais recentemente produziu as séries documentais Coisas Daqui, Viver Pra Valer e Passagens da Independência, Além do Documentário Caminhos do Conhecimento.