Mais de 35 anos de experiência na indústria audiovisual, veterano em festivais e mercados internacionais. Começou como executivo de vendas no Icaic, Cuba. Radicado no Brasil desde a década de 1990, foi diretor de vendas do Grupo Novo. Fundador e CEO da distribuidora mexicana Latinofusion. Em 2011 criou a Habanero Film Sales, empresa independente com sede no Brasil que atua como agente de vendas internacionais de filmes ibero-americanos.
Apaixonada por cinema de arte em todas as suas vertentes, Ana Alice de Morais é cofundadora da produtora brasileira 3 Moinhos, responsável pela produção e coprodução de diversos títulos na América Latina, exibidos em festivais como a Berlinale e o IFFR. Como produtora, participou de inúmeros laboratórios e residências internacionais, como Rotterdam Lab, Buenos Aires Talent, Berlinale Talent e Binger Film Lab. Desde 2018, está baseada em Tiohtià/Montreal, Canadá, onde ocupa o cargo de codiretora artística do RIDM – Montreal International Documentary Festival, bem como de seu mercado profissional, o Forum RIDM. Também atua como mentora, consultora, membro de comitê de seleção e membro do júri de diversos eventos da indústria cinematográfica.
Atua como advogado na área da propriedade intelectual desde o início de sua carreira. Com 15 anos de experiência, aproximou-se das artes por meio da DNRF, prestando atendimento dedicado a alguns dos maiores teatros e museus do Brasil. Atualmente, atua como coordenador da área de Clearance da DNRF, ficando à frente da análise de questões relacionadas a direitos autorais e direitos da personalidade na cultura e entretenimento, incluindo projetos audiovisuais, museus e acervos, além de ficar à frente da revisão de contratos de talentos, artistas e equipamentos culturais. Já foi professor e palestrante, e é mestre em Direito Econômico.
Administrador, especializado em Gestão Empreendedora, sócio e diretor da Olhar Filmes. Atuou como parecerista na Fundação Cultural de Curitiba, foi um dos diretores do Festival Kinoarte de Cinema em Londrina, foi professor convidado de Formatação de Projetos Culturais na pós-graduação Criação e Produção em Rádio e Televisão da Faculdade Pitágoras, em Londrina.
Atuando na área de pós-produção há 20 anos, Ariadne Mazzetti é sócia diretora da Mistika Post desde sua fundação em 2011. De 2017 a 2020 fez parte da diretoria da UNINFRA, associação que defende os interesses das infra estruturas audiovisuais e membro do conselho de infraestrutura do SIAESP, Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo. Atualmente é diretora financeira da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e em 2023 e 2024 integrou o júri do Emmy International Awards. Também produtora executiva de filmes e séries como o premiado “Pacarrete” (2019) e “O Caso Escola Base” (2023) vencedor do Grande Prêmio Otelo na categoria “melhor serie documentario” em 2024, participa ativamente de Festivais Nacionais de Cinema, orientando produtores sobre novas tecnologias ligadas ao audiovisual.
Profissional com mais de dez anos de experiência no setor audiovisual, especializado na produção e coprodução de longas-metragens e séries, tanto nacionais quanto internacionais. Trabalhou em projetos para players como Netflix, HBO Max, GNT, Canal Brasil e Multishow. Hoje trabalha na Kromaki como responsável da área de fomento e coproduções internacionais.
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduada em Gestão de Políticas Culturais pela Universidade de Girona e especialista em Gestão Cultural Contemporânea pelo Instituto Singularidades. Tem mais de 15 anos de experiência em projetos de educação, arte e cultura brasileira. Integra a equipe de gestão, curadoria e programação da Itaú Cultural Play e é produtora audiovisual no Itaú Cultural desde 2013.
Mestra (UFRJ) e doutoranda (PUC-Rio) em Comunicação, tendo como pesquisa o cinema de mulheres durante a ditadura militar. Atua há 10 anos no mercado de TV por assinatura e VoD, com foco no cinema brasileiro. Foi editora do site Porta Curtas, curadora do Canal Curta! e, desde 2019, faz parte da equipe do Canal Brasil, onde coordena a área de Aquisição de Conteúdo e Projetos.
Charlotte Uzu é uma produtora sênior especializada na produção e financiamento internacional de documentários e longas-metragens para cinema e TV. Uzu participa regularmente de programas de estudo (Femis, Ina, St. Denis – Paris 8, Alba, Beyrouth, Talent Doc Bolivia), comitês de seleção e júris (Ficco Mexico, JCC Carthage, Dragon Forum Krakow, Paris Project, Residency of the Cinéfondation of the Cannes Film Festival, IDFA Forum Amsterdam, Extravagant India Film Festival Paris, Cinemundi Mostra Cine, Brazil, Docs DF Mexico, BAM Colombia, Cinema du Monde). É graduada pela University of Montreal, Canadá / UDLA Puebla, México (mestre em Artes, Antropologia) e Institut National de l’Audiovisuel (pós-graduação em Produção Audiovisual), membro da Academy of the European Film Awards, da Association Le Deuxième Regard, e do conselho da Science and Television Association.
Formada em Estudos Culturais, Teatrais e Cinematográficos. Por quase duas décadas, liderou a Berlinale Talents, uma plataforma de treinamento global líder para cineastas de todas as disciplinas. Sob sua liderança, tornou-se a maior comunidade cinematográfica do mundo, uma rede global de iniciativas de talentos e programas de residência. Christine é treinada em consultoria sistêmica, desenvolvimento organizacional e coaching. Desde 2021, ela é uma das diretoras de uma academia, empresa de consultoria e coaching sediada em Berlim, Alemanha. Em 2023, iniciou uma nova iniciativa com sua colega Christine von Fragstein: Fair Play – Nova Liderança em Cinema e Cultura. Ela é membro da equipe do novo festival Green Visions Potsdam para uma vida sustentável, lançado pelo ex-diretor do festival Berlinale, Dieter Kosslick, em maio de 2024.
Trabalha como diretora, roteirista, montadora, professora e curadora. Sócia da produtora Anavilhana, realizou documentários, instalações, curtas e longas-metragens. Como diretora, Clarissa alcançou reconhecimento com seu longa de estreia, Girimunho (2011). O filme teve sua primeira exibição no Festival de Cinema de Veneza, e recebeu premiações em Veneza, Mar del Plata, Nantes, entre outros. Enquanto Estamos Aqui (2019), estreiou no Festival Internacional de Cinema de Roterdã; e Canção ao Longe (2022), teve sua estreia internacional no Festival Internacional de Cinema de Marrakech e ganhou o prêmio de Melhor Ator (Carlos Francisco) no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Atualmente está em fase de finalização do seu próximo longa-metragem, Suçuarana.
Nascido em 1973, Cosimo Santoro é um distribuidor italiano, ex-programador de festivais e crítico de cinema. Membro da EFA e consultor do First Cut Lab, ao longo dos anos, integrou vários júris (Berlinale Teddy Awards, San Francisco Frameline, Lisbon Queer Lisboa, Prague Mezipatra and lately Tarragona REC e Madrid Márgenes, entre outros) e ministrou masterclasses em vários eventos, incluindo Bogotá BAM, Tel Aviv TLV Fest, Ficci Cartagena, Barcelona Fire!! e Buenos Aires ABC Bafici. Em 2012 fundou a agência de vendas The Open Reel. Vários talentos foram apresentados durante esses anos, sendo alguns deles franceses: Damien Manivel, Spanish Jaione Camborda e Diana Toucedo; brasileiros: Juliana Rojas e Daniel Nolasco; colombianos: Joan Gomez Endara, Romanian Stefan Constantinescu; e o italiano Simone Bozzelli.
Paulista e formada em Cinema pela ECA-USP, é responsável pela montagem de filmes de diretores como Andrea Tonacci, Carlos Reichenbach, Edgard Navarro, Joel Yamaji, Carlos Adriano, Paula Gaitán, Raquel Gerber, entre outros. A parceria com Carlos Reichenbach iniciou-se em Alma Corsária (premiado no Festival de Brasília) e rendeu diversos filmes posteriores, como Dois Córregos, Garotas do ABC, Bens Confiscados e Falsa Loura. Com Andrea Tonacci, seu companheiro de vida, coordenou a produtora Extrema Produção Artística e assinou a montagem de Paixões, Serras da Desordem e Já Visto, Jamais Visto, entre outros. Mais recentemente, tem feito trabalhos ao lado de jovens realizadores como Adirley Queiroz, Thiago B. Mendonça, Eryk Rocha, Renata Martins, Djin Sganzerla, Jo Serfaty, Ana Carolina Marinho, Karol Maia, Juliana Rojas, Natália Keiko e Sabrina Fidalgo.
Diretor da distribuidora mineira Embaúba Filmes e da plataforma de streaming Embaúba Play, especializadas em cinema brasileiro contemporâneo. Iniciou sua trajetória no cineclubismo, na década de 1990. Foi coordenador e programador de duas importantes salas de cinema de Belo Horizonte, o Cine Humberto Mauro e o Cine 104, e curador de diversas mostras e festivais, com destaque para o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte e a Semana dos Realizadores, no Rio de Janeiro.
Cineasta e programadora, estudou cinema na Universidade Nacional da Colômbia. Como produtora, é conhecida por apoiar autores cujas visões e vozes exploram novas perspectivas, como Ciro Guerra, Oscar Ruiz-Navia, Nicolas Pereda, Julio Hernadez-Cordon e Apichatpong Weerasethakul. Our Movie é o sua primeira longa-metragem documental, lançado no DOCNYC.
Nascida no México, 1990. Cineasta e produtora. Seu trabalho se concentra em vídeo experimental e narrativas não lineares, usando ferramentas analógicas e de manipulação de dados em sua prática. Com o Coletivo Colmena, ela produziu os longas-metragens Mostro (Locarno 2021), Todos los Incendios (Locarno 2023) e Lumbrensueño (Veneza 2023). Seu primeiro curta-metragem como diretora, Un Punk Ejemplar (2023), teve sua estreia mundial na Competição Umbrales durante o 13º Ficunam e fez parte da Competição Latino-Americana do Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata. Em 2024, ela se juntou à Kino Rebelde, uma agência especializada em desenvolver estratégias de festivais e implementar técnicas criativas de distribuição para filmes independentes. Junto com María Vera, ela fundou a Frenesí Films, um espaço dinâmico e entusiasmado para redefinir a criatividade e enfatizar o poder inerente da narrativa e da experimentação.
Produtora de cinema argentina fundadora da Gentil Cine. Desenvolve, assiduamente, coproduções de projetos com parcerias entre companhias internacionais para promover a produção e distribuição do cinema latino-americano. Alguns de seus filmes como produtora executiva incluem The Daughters of Fire, de Albertina Carri, Long Time No Sleep, de Agustín Godoy, e The Face of the Jellyfish, de Melisa Liebenthal. Atualmente desenvolve os próximos projetos de Clarisa Navas e Maximiliano Schonfeld, entre outros diretores.
Licenciada em Marketing, formada pela Universidade Autônoma de Assunção. Realizou oficinas de produção cinematográfica internacional, incluindo o IV Curso de Produção Executiva da Fundação Carolina/Casa de América – Madrid, Espanha – 2006, Puentes – Eave 2015-2016. Trabalhou em filmes e curtas-metragens de diretores paraguaios e latino-americanos, entre deles Paz Encina, Marcelo Martinessi e Pablo Lamar, Lucrecia Martel, Pablo Giorgelli e Lucia Puenzo.
Trabalhou como diretora de elenco de cinema e televisão por mais de dez anos, na França e no Quebec (Canadá). Ela também coordenou durante muitos anos diversas plataformas de coprodução e alguns programas da indústria do mercado de Cannes. Desde 2011, dirige La Fabrique Cinéma de l’Institut Français.
Doutora em História e renomada produtora mexicana. Iniciou sua carreira como produtora junto a Ofelia Medina com o aclamado curta-metragem Un Bel Morir (2005). Entre os filmes que produziu, destaca-se Cancion sin Nombre, com estreia na Quinzaine des Réalisateurs de Cannes 2019. Estreou como diretora de documentários com A Common Sequence no Festival de Sundance 2023. Além do trabalho como produtora, foi jurada em festivais e mercados internacionais como Tribeca, Proimágenes, Guadalajara (FICG), Ventana Sur, entre outros. Os programas sob sua direção gozam de amplo reconhecimento internacional na indústria audiovisual, e sua liderança contribui para a promoção e fortalecimento do cinema independente em todo o mundo.
Produtor dominicano graduado na EICTV. Especializou-se em projetos autorais que destacam a diversidade do Caribe e América Larina mediante narrativas que exploram a identidade, com prioridade em obras-primas e segundos filmes, assim como em coproduções entre América Latina e Europa. Foi selecionado em programas como Eurodoc, Locarno Producer's Lab, Talents Guadalajara e Santiago Lab. Seus filmes foram exibidos em festivais como Sundance, BFI London, Roterdã e La Habana.
Gudula Meinzolt trabalha há mais de 20 anos com gestão cultural, em áreas como investigação, promoção, organização de festivais, distribuição, exibição e produção. Várias experiências na América Latina e na África reforçam seu interesse e compromisso pela diversidade cultural e intercâmbio cultural. Desde 2004, tem trabalhado em coprodução e distribuição com as empresas produtoras Mil Colores Media e Autentika Films. Junto com Paulo de Carvalho e Autentika Films ela fez 19 coproduções, documentários em longa-metragem e filmes de ficção em diferentes funções e estágios, principalmente com diretores e produtores da América Latina e com parceiros europeus. Seus filmes foram premiados em Berlim, Locarno, Roterdã e Veneza. De 2005 a 2010, foi gerente do Mannheim Meetings, o fórum internacional de coprodução, vendas e distribuição do Festival Internacional de Cinema de Mannheim – Heidelberg, Alemanha. De 2010 a 2020 ela foi diretora de indústria no Festival Internacional de Cinema Visions du Réel, na Suíça. Atualmente, ela colabora com a leitura e seleção de projetos para o setor. Ela trabalha como produtora e distribuidora na Suíça, especializando-se em desenvolvimento de audiência e estratégias de alcance/impacto. Com a Let's Doc!, ela organiza o mês anual de documentários em toda a Suíça. Oferece treinamento para apresentações, desenvolvimento de projetos, produção e design de público. Como "consultora verde", ela se compromete com a produção e distribuição sustentável.
Ela produziu, entre outros, o filme sudanês You Will Die at Twenty, que recebeu o prêmio Lion of The Future em Veneza, 2019; o norueguês Dead Snow, que teve sua estreia em Sundance, 2009, e coproduziu o filme polonês Essential Killing, de Jerzy Skolimowski, que venceu o prêmio Especial do Júri e de Melhor Ator, em Veneza, 2010. Produziu também o filme egípicio Cactus Flower, que recebeu prêmio de Melhor Atriz em Dubai 2017, e os demais filmes: Amal (Egito e Líbano), que foi Filme de abertura do IDFA em2017; 1982 (Líbano), com estreia em Toronto 2019; Day After… (Bangladesh), com estreia no IDFA 2021; Costa Brava Líbano (Líbano) e Once Upon a Time in Calcutta (Índia), ambos estrearam em Veneza em 2021; Backstage (Tunísia e Marrocos), com estreia em Veneza, 2023. Atualmente está coproduzindo os longas-metragens: MA The Women (Myanmar), A Road With No End (Indonésia), My Father’s Scent (Egito), todos em pós-produção, bem como The Difficult Bride (Bangladesh), Sam (Filipinas), The Station (Iêmen e Jordânia) e Eldorado (Marrocos), todos em pré-produção.
Socióloga e gestora cultural, palestrante, consultora e designer de audiência. Natural de Barcelona, ela vive e trabalha em Berlim desde 2001. Desde 2009, é coordenadora do Berlinale-World Cinema Fund, uma iniciativa de financiamento de filmes de alto nível. Como profissional independente, cria programas de treinamento que incluem workshops, palestras e consultoria de projetos nas áreas de financiamento e desenvolvimento de audiência, voltados para profissionais acadêmicos e da indústria. Ela também trabalha como membro do júri ou de seleção de projetos para instituições na Espanha, América Latina, entre outros. Treinada em design de audiência pela Eave e TFL, fornece consultorias de projetos individuais para cineastas, orienta futuros designers de audiência e colabora com projetos de filmes (abrangendo séries, animação, ficção e documentário) para fortalecer sua conexão com o público. Seu trabalho se estende globalmente a iniciativas como DOC:CO (Colômbia), Cariforum (Caribe), Berlinale Talents e Berlinale Coproduction Market, European Film Festival (Quirguistão), Vilnius Meeting Point, Estonian Film Institute, Midpoint, Ouaga Film Lab (Burkina Faso), Taller de Impulso DCP (Cantábria, Espanha), Fonprocine (República Dominicana), Locarno Open Doors, Brasil CineMundi, Nuevas Miradas (Cuba), BAM (Colômbia), entre outros.
É sócio fundador da Produtora e distribuidora independente CUP Filmes. Foi produtor e programador da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, diretor artístico do Polo de Paulínia, e produziu diversos festivais e mostras de cinema. Foi sócio da produtora Africa Filmes, que entre outros coproduziu Que Horas Ela Volta? e Mãe Só Há Uma, de Anna Muylaert. Na CUP produziu filmes como Corpo Elétrico, de Marcelo Caetano, Alvorada, de Lo Politi e Anna Muylaerte, A Mãe, de Cristiano Burlan, Tinitus, de Gregório Graziozi, Bob Cuspe, Nós Não Gostamos de Gente, de Cesar Cabral, e mais recentemente Baby, de Marcelo Caetano.
Desde 2018, dirige a cátedra de Produção da Escola Internacional de Cinema e TV de San Antonio de los Baños – EICTV, em Cuba, e desde 2019 é diretora do laboratório de desenvolvimento de projetos Nuevas Miradas. A partir de 2013 se torna sócia e fundadora da empresa de produção de cinema e formação Galaxia 311 SAS (Colômbia). Integra desde 2015 a rede de produtores da Eave. É especialista em trabalhar com filmes de realizadores estreantes e coproduz com vários países. Entre sua filmografia está La Defensa del Dragón, lançado na Quinzena dos Realizadores de Cannes; La Venganza de Jairo (dir. Simón Hernández), Prêmio do Público no Festival de Sitges 2019, e Regreso al Mar de mis Muertos – WIP – seleção em Goes to Cannes 2022. Em 2023, ela estreou Bajo un Sol Poderoso (dir. Kiki Álvarez) no Festival de Cinema de Toulouse.
Sócio fundador e atualmente diretor geral da Geração 80, produtora audiovisual que desde 2010 tem como objetivo criar, conectar gerações e produzir cinema nacional. Cohen entende o papel de produtor como um lugar para reinventar paradigmas e a criar modelos sustentáveis de produção cultural. Produziu grande parte dos filmes da empresa produtora, com destaque para Meu Semba (2024), Nossa Senhora da Loja do Chinês (2022), Ar-Condicionado (2020) e Independência (2015). O seu trabalho circulou por dezenas de festivais de cinema nos cinco continentes. Em 2023, produziu 52 episódios da série Njila para a M-Net, estreando na produção para a televisão. Cohen é o mentor do projeto Cine Geração, que exibe cinema africano, e do projeto Cine Zunga, que busca levar o cinema para um milhão de espectadores. Jorge tem mestrado em Indústrias Culturais e Criativas Globais pela Soas, Universidade de Londres (2018), e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Lisboa (2009).
Mestra em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania pela Universidade Federal de Viçosa e pela Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) e graduada em Audiovisual pela ECA-USP, atua como produtora e produtora executiva em produções independentes, com foco em filmes autorais e coproduções internacionais. Entre suas produções recentes estão Filme Particular, de Janaína Nagata (IDFA 2022 – Prêmio The Beeld & Geluid Reframe), Os Delinquentes, do argentino Rodrigo Moreno (Festival de Cannes 2023 – Un Certain Regard), A Flor do Buriti, de Renée Nader Messora e João Salaviza, vencedor do Prémio Ensemble no Festival de Cannes 2023, e Tudo o que Você Podia Ser, de Ricardo Alves Jr. (Festival do Rio 2023 – Melhor Direção). Em 2024, após nove anos como produtora na Sancho&Punta, cria a Quarta-Feira Filmes, produtora independente especializada em produções cinematográficas autorais e parcerias internacionais. É aluna do Berlinale Talents 2019 e graduada pelo Eave Producers Workshop 2023.
Especialista em Finanças e Auditoria pela FGV SP e Especialista em Vendas e Negociação pela PUC RS. Possui vasta experiência no mercado televisivo, TV aberta e Cinema. Fez parte da equipe de Diretoria de Tecnologia do SBT por 8 anos, e atualmente é atendimento de Pós Produção na O2.
Formado em Cinema, atua há mais de quinze anos no mercado audiovisual. Já editou mais de 200 episódios de séries para canais como Discovery, Warner, Globoplay, longas metragens de ficção, documentários, filmes publicitários e trailers para plataformas como Netflix, Prime Video e Disney. Atualmente, dirige criativamente a equipe de trailers da The End.
Administrador público pela Universidade do Chile, mestre em Políticas Públicas e Governo pela Flacso, com mais de 20 anos de especialização e pesquisa em economia e indústria criativa e setores criativos no Chile e América Latina. Acadêmico em universidades de prestígio. Convidado pelo Programa de Políticas Públicas do David Rockefeller Center for Latin American Studies – Harvard University. Projetou e liderou o Programa de Promoção do Cinema e da Indústria Audiovisual da Corfo, no Chile. Membro fundador do Conselho de Arte e Indústria Audiovisual do Chile. Assessorou mais de 500 empresas e projetos audiovisuais na definição de modelos de negócios e estratégias para novos conteúdos na Ibero-América. Foi assessor ministerial em economia e cultura. Foi secretário executivo do Comitê Interministerial de Economia Criativa e principal promotor de ações estratégicas na América Latina para setores como cinema, editorial, moda, música, entre outros. É assessor do Comitê de Conteúdo Internacional da Zona Industrial do Festival Internacional de Cinema de Málaga.
Em sua atuação como produtora, produziu os premiados curtas Chão de Fábrica, de Nina Kopko, e Até a China, de Marão, e os longas Amor, Plástico e Barulho, de Renata Pinheiro, Libelu – Abaixo a Ditadura, de Diógenes Muniz, e Bizarros Peixes das Fossas Abissais, de Marão. Como distribuidora, coordenou o lançamento de mais de 30 longas, entre eles Sem Coração, A Hora da Estrela (4k), Veríssimo e Histórias que o nosso Cinema (Não) Contava.
Formada em Cinema pela Faap, Lidia também se pós-graduou em Roteiro e Distribuição Internacional na Ucla (EUA) e na DFFB (Alemanha), além de ter participado dos programas de formação Locarno Industry Academy, Berlinale Talents e Torino Film Lab. Lidia trabalhou por diversos anos na produção e programação de festivais de cinema tanto no Brasil, como nos Estados Unidos, sendo coordenadora do Ambulante California, criado por Gael García Bernal e Diego Luna, e diretora de programação do HBrFF, focado em cinema independente brasileiro em Los Angeles. Também trabalhou com desenvolvimento na produtora norte-americana Ambush Entertainment (filmes de Noah Baumbach, the Daniels, Marielle Heller etc.). Durante sete anos gerenciou vendas, aquisições e festivais na agência norte-americana FiGa Films. Posteriormente liderou o departamento internacional da O2 Play, distribuidora da O2 Filmes. Recentemente cofundou e é sócia da empresa de distribuição internacional MoreThan Films e é mentora e líder de workshops do Programa de diversidade EFM Toolbox do Festival de Berlin, além de consultora do IFF Rotterdam Pro Hub e do Locarno Open Doors, e gerente do programa Locarno Industry Academy no Brasil.
Diretor do DocSP – Encontro Internacional de Documentários de São Paulo (2015-atualidade) e do Good Pitch Brasil desde 2020. Diretor fundador do DocMontevideo (2009-2023). É membro do conselho consultivo da Rede Latino-Americana de Televisão – TAL desde 2010. Coordenou programas de formação e convocatórias internacionais de documentários para a Al Jazeera English, Proimámages Colômbia e participou como jurado e consultor em fundos e festivais de cinema em mais de 10 países. Mestre em Documentário de Criação, Universidade Pompeu Fabra (Espanha, 2006-07). Responsible leader da Fundação BMW desde 2020.
Produtor, diretor e roteirista austríaco. É fundador do Nabis Filmgroup, com filiais em Buenos Aires, Viena e Berlim. Ele está envolvido na produção de filmes recentes como The Klezmer Project (Berlinale Encounters – Melhor Primeiro Longa-Metragem), Animal (Locarno – Competição), Cocote (Lorcano FF – Melhor Filme SOL). Atualmente produz alguns primeiros longas-metragens escolhidos a dedo e alguns projetos de diretores renomados, como: Radu Jude, Maureen Fazendeiro e Manuel Abramovich.
Programadora de cinema do Instituto Moreira Salles (IMS) e formada em Audiovisual pela Unesp – Universidade Estadual Paulista. Entre curadoria, programação, produção e comunicação vem desenvolvendo, ao longo dos últimos 20 anos, projetos em instituições como Cinemateca Brasileira, Museu da Imagem e do Som (MIS), Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, Pivô Arte e Pesquisa, SPCine, entre outros. É parecerista de projetos para América-Latina da FireLight Media. Como curadora de cinema, fez parte dos comitês do Festival Curta Kinoforum, Mix Brasil – Festival de Cultura da Diversidade, Mostra Ecofalante de Cinema Socioambiental, CitronelaDoc e FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema. Em 2018, assina a coprodução do longa-metragem Gyuri, dirigido por Mariana Lacerda, sobre a obra e vida da fotógrafa Claudia Andujar e a luta Yanomami. Foi júri da 32ª edição do Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e do ComKids 2023. É parte integrante do coletivo Programmers Of Color Collective e do conselho consultivo do Instituto Nicho 54.
Após estudos em ciência do cinema e do teatro, história da arte, etnologia e filosofia, trabalha como crítico de cinema e é autor de diversos livros sobre atores e cinema. Produtor, escritor e diretor de vários documentários, principalmente para a TV alemã. Desde 1992, é editor comissionado de cinema na Arte G.E.I.E. e desde 1994 é chefe do departamento de cinema. Em 2000 foi nomeado chefe do departamento de cinema da ZDF/arte e entre 2016 a 2019 foi chefe de ficção da ZDF/arte, onde foi coprodutor executivo e produtor associado de mais de 100 filmes de diretores como Lars von Trier, Srdan Golubovic, Carlos Reygadas, Bela Tarr, Aki Kaurismäki, Yesim Ustaoglu, Michelangelo Frammartino, Jessica Hauser, Barbara Albert, Apichatpong Weerasethakul e muitos outros. Desde 2019 trabalha como especialista em séries e filmes dramáticos e como líder de grupo no Biennale College Cinema. É membro do júri em vários festivais e membro permanente do comitê de seleção do Luxembourg Film Fund. Atualmente está no desenvolvimento de uma série dramática limitada.
Formada em Comunicação, com ênfase em rádio e televisão pela FIRB, está no mercado audiovisual desde 2014, atuando inicialmente na produção de recursos de acessibilidade e pacotes para cinema digital. Em 2019, migrou para a distribuição em streaming, trabalhando para grandes agregadoras brasileiras e coordenando lançamentos AVOD, TVOD e SVOD a nível LATAM. Atualmente, é Analista de Programas e Coordenadora do Paradiso Multiplica no Projeto Paradiso, um instituto sem fins lucrativos que investe na formação de cineastas brasileiros.
Produtora e diretora de documentários. Fundadora da Errante, uma das produtoras de cinema documental mais relevantes do Chile. Seus trabalhos abordam temáticas sociais, indígenas, dos direitos humanos e arte. Em sua filmografia se encontram Malqueridas, Melhor Filme na Semana Internacional da Crítica de Veneza 2023; e Allende mi Abuelo Allende, dirigido por Marcia Tambutti Allende, ganhador do prêmio de Melhor Documentário no Festival de Cannes 2015; entre muitas outras obras reconhecidas. Diretora executiva da corporação chilena de Documentário CCDoc e diretora adjunta da marca setorial Chiledoc, ambas organizações sem fins lucrativos que influenciaram na visibilidade nacional e internacional do documentário chileno. Jurada em diversos festivais de cinema e assessora de fundos internacionais. Docente na Carrera de Cine y TV da Universidade do Chile. Membro da Academia de Cinema do Chile e dos Estados Unidos.
Agente de vendas estabelecida na Alemanha. No início da sua carreira, trabalhou em festivais de cinema antes de iniciar seus trabalhos na distribuição de filmes local e mundial. Desde 2011, atua internacionalmente como agente de vendas e de festivais com sua própria empresa, Patra Spanou Film. Com foco em produções cinematográficas de arte, ela descobre e auxilia novos talentos como Alina Grigore (Blue Moon), Sebastián Muñoz (El Príncipe), mas também representa filmes de renomados diretores como Volker Schlöndorff (The Forest Maker) ou Paul Negoescu (Men of Deeds). Seu catálogo atual inclui, entre outros, o vencedor do Bafici The Pleasure Is Mine, de Sacha Amaral (ARG/BR/FR), o destaque do Festival de Roterdã The Paragon, de Micheal Duignan (NZ). Também representa Até que a Música Pare, de Cristiane Oliveira, a segunda colaboração com a diretora depois de A Primeira Morte de Joana. Outros filmes brasileiros em seu catálogo são O Acidente, de Bruno Carboni, Turma da Mônica Laços, de Daniel Rezende, Rifle, de Davi Pretto.
Executiva de desenvolvimento e financiamento de projetos, produtora delegada de coproduções internacionais na Uma Pedra no Sapato desde 2014. Desde 1997, Patrícia trabalhou no desenvolvimento, pesquisa, financiamento, produção de linha, assistência de direção e de produção de mais de 50 filmes de realizadores portugueses consagrados, como Miguel Gomes, Filipa Reis, Marco Martins, Leonor Teles, Sérgio Tréfaut, Catarina Mourão e Margarida Cardoso, apresentados e premiados nos principais festivais e mercados internacionais. É licenciada em Estudos de Comunicação (especialização em Estudos de Cinema) e ex-aluna do Eurodoc.
Diretor artístico do Festival Cinelatino na Alemanha. Foi programador do Festival de Locarno, DokLeipzig e consultor da Quinzaine de Cannes. Através da Autentika Films (Berlim), juntamente com Gudula Meinzolt, realiza várias coproduções com a américa latina e a Africa, tais como: Yo Ví Tres Luces Negras, de Santiago Lozano (2024, Colômbia), que estreou no Berlinale 2024; Los Angeles, de Cristóbal León e Joaquín Cociña (2024, Chile); Nunkui, de Verenice Benitez (2024, Equador); e Our Land, our Freedom, de Meena Nanji e Zippy Kimundu (2023, Quênia). Leciona na EICTV, Cuba – Workshop sobre Estratégias para o Desenvolvimento de Projectos. É consultor internacional do Comitê de Seleção do Porjecta no Ventana Sur. Atualmente é conselheiro artístico do Open Doors – Festival de Cinema de Locarno. É assessor e consultor de projectos na Residência Cinematográfica da Extremadura, Espanha.
Crítico de cinema, curador, pesquisador e professor. Faz parte da equipe do encontro de coprodução Brasil CineMundi desde 2016. É mentor do programa Talent Press, do Festival de Berlim, e coordenador do Talents Rio, realizado no âmbito do Festival do Rio. Escreveu os livros Hollywood e o mercado de cinema no Brasil (Letramento, 2024) e Cinema brasileiro hoje (Publifolha, 2008), entre outros. Atualmente, assina a coluna Janela Crítica, no jornal Valor Econômico, e é professor do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM-Rio.
Produtora de cinema, jornalista e mestre em Gestão Cultural. Cofundadora e primeira presidente da API – Associação Gremial de Produtores Independentes do Chile (2016-2018), secretária executiva do conselho de administração da Academia de Cinema do Chile (2021-2023), e professora universitária. Também cofundou e desempenhou o cargo de programadora de lançamentos chilenos na DCI Distribución (2016-2020). Especializada em coproduções nacionais e internacionais, desde 2011 ela trabalha com filmes de diretores estreantes através de sua empresa, Pinda, com sede em Santiago, Chile. Até o momento, produziu os longas-metragens La Visita (2014), de Mauricio López (coproduzido com a Argentina), El Primero de la Familia (2016), de Carlos Leiva, Mala Junta, de Claudia Huaiquimilla (2016), e La Piel en Primavera (2024), de Yennifer Uribe (coproduzido com a Colômbia). Atualmente pós-produz com o Brasil Sangre de mi Sangre, de Rafaela Camelo, em coprodução com Moveo Filmes, e está desenvolvendo Un Domingo al Mês, de Casandra Campos.
Produtor brasileiro e sócio da produtora mineira Filmes de Plástico, ele produziu alguns dos filmes mais importantes da nova safra do cinema nacional, como os premiados títulos O Dia que te Conheci, Temporada, No Coração do Mundo, Baronesa, Elon Não Acredita na Morte, A Vizinhança do Tigre, Ela Volta na Quinta e Arábia. Em 2018, sua produção Chuva e Cantoria na Aldeia dos Mortos ganhou o Prêmio Especial do Júri na Un Certain Regard, do Festival de Cinema de Cannes. Foi seu quarto filme selecionado no festival, após três seleções anteriores na Quinzena dos Realizadores. Em 2022, seu filme Marte Um foi selecionado como a submissão brasileira para os Oscars®. Teve também filmes selecionados em importantes festivais de cinema como Rotterdam (um total de 11 seleções ao longo dos anos, incluindo dois títulos na Tiger, em 2017 e 2019), Locarno (duas seleções na última década), Berlinale, AFI, New Directors/New Films, Art of the Real, Montreal, Durban, BFI, Munique, Torino, Viennale, FID Marseille, Toulouse, Belfort, 3 Continents Nantes, Biarritz, Atenas, Mar del Plata, Lima, Cartagena, Ficunam, Bafici, Jeonju, Melbourne, Macau, entre muitos outros.
Estudou Produção Cinematográfica na La Fémis Paris e na Filmakademie Ludwigsburg, na Alemanha. É cofundador da companhia francesa Haut les Mains Productions. Seus créditos como produtor incluem o premiado documentário de Anna Roussillon, I Am the People (2014), que foi destaque no Acid Programme do Festival de Cannes; Poisonous Roses, de Ahmed Fawzi Saleh, que estreou no Festival de Roterdã, foi premiado mais de 16 vezes e foi o filme do Egito indicado ao Oscar em 2020. Recentemente, produziu o último longa de Philip Scheffner, intitulado Europa, que estreou no Berlinale em 2022. É membro do comitê de seleção de curtas-metragens do CNC. Como produtor, fez parte da IDFAcademy, Berlinale Talents e Eave Puentes.
Curador de longas-metragens de ficção da Globo Filmes, atua no mercado de cinema desde 2015, com passagem pelas produtoras TvZERO e Bananeira Filmes, e pela Assessoria Internacional da Ancine. Possui experiência em desenvolvimento, acompanhamento e viabilidade artística e financeira de projetos.
Diretor do Fidba, Festival Internacional de Cinema Documentário de Buenos Aires. Programador e coordenador do WIP do Festival de Cinema de Málaga. Foi coordenador durante cinco anos do programa Incubadora de Documentários do Incaa e Ventana Sur. Como realizador dirigiu os filmes Nublado e Sin Patrón, e atualmente trabalha na montagem de seu novo longa-metragem, Manada. Como produtor, desde 2008, trabalha com diretores com um forte olhar autoral que participaram de festivais como Visions du Réel, Cinema du Réel, DocLisboa, Dokpoint, Berlín, Mar del Plata, FidMarseille e Cannes.