Em 2023 evento de mercado do cinema brasileiro está com inscrições abertas e gratuitas até dia 21 de setembro pelo site www.brasilcinemundi.com.br e vai reunir profissionais renomados do cenário da produção e realização audiovisual em atividades variadas formativas, técnicas e debates

Brasil CineMundi, evento de mercado do cinema brasileiro que acontece em edições anuais e consecutivas desde 2010 na programação da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, chega à 14a edição entre os dias 26 de setembro e 1o de outubro. Consolidado como o maior encontro de coprodução internacional no país, o Brasil CineMundi vai receber 63 profissionais do audiovisual de 18 países: Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, EUA, França, Holanda, Itália, México, Peru, Portugal, Reino Unido, Suíça, Uruguai. Desses convidados, mais de 35 são produtores, agentes de vendas, distribuidores, tutores, representantes de fundos e programadores de festivais internacionais que irão participar das rodadas de negócios e ter contato direto com os realizadores e produtores dos projetos selecionados do evento.

Nesse ano, participam 40 projetos em desenvolvimento (dez na categoria Horizonte, seis na DocBrasil Meeting, seis na Foco Minas e 18 na Paradiso Multiplica) e 10 na categoria WIP – Primeiro Corte, dedicada a longas-metragens em fase de pós-produção. O comitê de seleção foi composto por colaboradores nacionais e internacionais do Brasil CineMundi: Paulo de Carvalho (Alemanha), Gudula Meinzolt (Suíça), Séverine Roinssard (França), Pedro Butcher e Lila Foster (Brasil) e Cecília Gabrielan,da Universo Produção.

Uma novidade é que, além dos participantes selecionados, o Brasil CineMundi 2023 está com inscrições abertas para demais interessados poderem acompanhar o ciclo de debates, circular pelo evento e ampliar suas redes de contato e possibilidades de produção. As inscrições gratuitas seguem até 21 de setembro pelo site cinebh.com.br. Com isso mais profissionais podem aproveitar o propósito do CineMundi de facilitar as conexões entre as produções e o mercado internacional por meio de parcerias produtivas e da troca de informações e ações.

O programa mantém parcerias com instituições e fundos nacionais e internacionais de incentivo à coprodução, desenvolvimento e apoio, que apoiam e distribuem prêmios de participação em eventos de mercado e de desenvolvimento: Conecta (Chile), DocMontevideo (Uruguai), DocSP (São Paulo), Embaixada da França no Brasil (França), Encuentros BioBioCine (Chile), FIDBA (Argentina), Instituto Guimarães Rosa – Ministério das Relações Exteriores (Brasil), MAFF – Festival de Málaga(Espanha), Nuevas Miradas (Cuba), Projeto Paradiso (Brasil), RIDM – Festival Internacional de Documentários de Montreal (Canadá), TorinoFilmLab (Itália), Ventana Sur (Argentina) e World Cinema Fund (Alemanha). Além destes, empresas e órgãos da indústria audiovisual brasileira, como Ancine – Agência Nacional do CinemaCTAv, DOT, Inhotim, Instituto Universo Cultural, Mistika, Naymovie, O2 Pós, e da indústria internacional, como a Islote Post (Chile) e Parati Films (França), oferecem apoio na programação do evento e premiação em materiais e serviços com objetivo de contribuir e incentivar a produção ou finalização dos projetos.

Um dos destaques anuais do Brasil CineMundi é a forte presença de convidados internacionais, que vêm até Belo Horizonte para participarem das atividades do programa e afinarem contato com produtores, realizadores e players do país. Dessas rodadas e encontros sai o que poderá ser o cinema brasileiro do futuro, um dos objetivos centrais do Brasil CineMundi.

CONFIRA OS CONVIDADOS DO 14BRASIL CINEMUNDI

CINEMUNDI LAB – PROGRAMA DE FORMAÇÃO 2023

Programa de formação com o objetivo de investir no desenvolvimento, na melhor realização e comercialização de projetos de longas-metragens brasileiros, oferecendo às equipes dos projetos diversas atividades com profissionais especializados da indústria audiovisual mundial. Tem também o propósito de fornecer ferramentas conceituais e práticas para capacitação de profissionais, troca de experiências entre diferentes agentes do setor audiovisual, geração de intercâmbio, promoção de encontros e diálogos, ampliação de redes de contato e conexões globais com o mercado internacional. Reúne várias ações como lab de desenvolvimento e de design de audiência, consultorias especializadas e mentorias de roteiro, destinadas aos projetos selecionados, e workshops, painel e debates com inscrições abertas ao público interessado.

WORKSHOPS

  • COPRODUÇÃO INTERNACIONAL

Convidadas: Letícia Godinho e Patrícia Della Nina – servidoras da Ancine (Agência Nacional de Cinema).

A coprodução internacional no âmbito da política de internacionalização da Ancine, ações de fomento e o processo de aprovação de coproduções internacionais.

  • OS NOVOS MODELOS DE TRABALHO COLABORATIVO NA IBERO-AMÉRICA

Convidado internacional: Leonardo Ordóñez – assessor MAFF – Festival de Málaga (Espanha/Chile)

O objetivo do workshop é identificar as necessidades do setor audiovisual ibero-americano para desenvolver novos modelos de negócios sustentáveis, que permitam às equipes de trabalho audiovisual encontrar opções tanto para buscar financiamento para novas produções quanto para gerar networking e enfrentar os desafios conjunta e colaborativamente.

CICLO DE DEBATES

No Ciclo de Debates deste ano, um dos temas urgentes será o da regulação do mercado audiovisual no Brasil. Os temas foram propostos por integrantes do Fórum de Tiradentes, realizado em janeiro, e os dois eixos estruturantes da problemática da difusão a serem conversados são a regulação e a internacionalização do audiovisual brasileiro. Dentro disso, mesas sobre streaming e sobre acordos de coprodução, fundos de apoio de festivais internacionais vão tratar de transformações do cenário contemporâneo diante da desterritorialização dos mercados.

No dia 28/9, a sessão de abertura do Ciclo de Debates junta todas as questões na mesa. “Políticas de difusão: Regulação do VOD e internacionalização do cinema brasileiro” vai reunir um grande grupo de representantes do poder público para tratar de políticas de difusão do cinema brasileiro e legislação de regulação e fomento do audiovisual, com foco no streaming e na internacionalização da produção. Estarão presentes Alex Braga – Diretor Presidente da Ancine, Joelma Gonzaga – Secretária Nacional de Audiovisual, Débora Ivanov – produtora, diretora do Siaesp e liderança do +Mulheres – Cinema do Brasil, Igor Trabuco – Primeiro- Secretário, Chefe da DCULT Divisão de Ações de Promoção da Cultura Brasileira, do Ministério das Relações Exteriores, Jorge Viana – Diretor Presidente APEX, Juca Ferreira – Assessor Especial BNDES e Mauro Garcia – Bravi Programa Brazilian Content.

O debate de abertura será o ponto de partida para as discussões ainda mais minuciosas que virão em mesas posteriores, como “A regulação do VOD no Brasil”, também no dia 28, dividida em duas partes. Produtores e exibidores conversam sobre grandes plataformas de streaming,que já se consolidaram como importantes agentes da circulação de obras audiovisuais de alcance global e que tem o Brasil um dos principais mercados. Que modelo de regulação é necessário diante desse cenário? Primeiro participam Guilherme Fiuza Zenha – diretor, produtor e presidente do Sindicato da Indústria do Audiovisual – Sindav, Helder Quiroga – produtor, Sara Silveira – produtora e representantes da plataforma Cardume e da distribuidora Vitrine. Na sequência, a CineBH terá a presença do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e do deputado federal Reginaldo Lopes, para um momento de articulações políticas importantes ao audiovisual brasileiro.

No dia 29, o debate “O mercado internacional para documentários” discute as tendências, possibilidades de inserção no mercado, estratégias de vendas e exibição deste gênero no mercado global, com as presenças de Diego Pino Anguita – diretor executivo Conecta (Chile), Gudula Meinzolt – produtora Autentika Films (Suíça), Luis González – diretor executivo DocMontevideo/DocSP (Uruguai/Brasil), Renato Manganello – agente de vendas Utopia Docs (Brasil/Portugal) e Walter Tiepelmann – diretor artístico do FIDBA (Argentina).

Um outro recorte no Ciclo de Debates é o que coloca na mesa experiências e orientações de coprodução internacional em mercados específicos globais. No dia 29, “Experiências em coprodução na América Latina” apresenta aspectos e estratégias de como funcionam as parcerias criativas e econômicas no continente e as perspectivas em período pós-pandêmico. Os convidados são Diana Bustamante Escobar – produtora Burning (Colômbia), Edher Campos – produtor Machete (México), Enid “Pinky” Campos – produtora Chullachaki Cine (Peru), Julia Alves – produtora Sancho&Punta (Brasil) e Paula Zyngierman – produtora MaravillaCine (Argentina). Já no dia 30, a geografia muda a rota na mesa “O mercado de coprodução na Europa e Canadá”, com presenças de Claire Charles-Gervais – produtora In Vivo Films (França), Jamie Weiss – produtor El Viaje Films (Espanha), Jana Cisar – produtora Jana Cisar Filmproduktion (Alemanha), Line Sander – produtora Art et essai (Canadá) e Vincent Wang – produtor House on Fire (França).

Um debate importante a se conectar com estes é “Agente de vendas: desafios e oportunidades”, no dia 27. A mesa vai tratar dos desafios atuais para a comercialização de obras audiovisuais no mercado internacional e as estratégias de planejamento para vendas, exibição e distribuição de filmes na era digital. Participam Alfredo Calvino – agente de vendas Habanero Film Sales (Brasil), Cosimo Santoro – world sales The Open Reel (Itália), Letícia Friedrich – produtora e distribuidora Vitrine Filmes (Brasil), Marina Konyakhina – agente de vendas e executiva de festivais Reason8 Films (Reino Unido) e Sandro Fiorin – world sales FiGa Films (EUA).

Também parte do Ciclo de Debates, no dia 27, a mesa “Território(s) da Latinidade” vai tratar da temática principal da programação de filmes, com a equipe curatorial à frente desse recorte (os críticos e pesquisadores Cléber EduardoEster Fér e Leonardo Amaral) apresentando conceitos, escolhas e diretrizes da formatação da programação.

As atividades ainda contam com dois workshops. Um sobre “Coprodução Internacional”, no qual as servidoras da Ancine – Agência Nacional do Cinema, Leticia Godinho e Patrícia Della Nina, irão abordar a coprodução internacional no âmbito da política de internacionalização da Ancine, ações de fomento e o processo de aprovação de coproduções internacionais. Já o outro workshop, ministrado por Leonardo Ordóñez – assessor – MAFF/Festival de Málaga (Espanha/Chile), tem como tema “Os Novos Modelos de Trabalho Colaborativo na Ibero-América” e irá compartilhar com o público as premissas de desenvolvimento de novos modelos de negócios sustentáveis para o audiovisual ibero-americano, que permitam o florescimento de novas relações colaborativas de trabalho na criação e realização audiovisual. 

Por último, o painel “Paradiso Multiplica com Marcelo Lordello: De Cinéfilo a Cineasta”, tem como convidados o diretor Marcelo Lordello e a coordenadora de programas do Projeto Paradiso, Rachel do Valle, e irá tratar da de Lordello no cinema e sua participação como integrante da Rede Paradiso de Talentos, tendo participado do programa Incubadora Paradiso, com o projeto Acalanto, selecionado no âmbito da parceria com CineMundi em 2021.

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO

SOBRE A 17ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

O CINEMA BRASILEIRO EM CONEXÃO COM O MERCADO INTERNACIONAL E A CAPITAL MINEIRA


CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 16ª edição entre os dias 20 e 25 de setembro de 2022. O evento promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional e se apresenta como instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual em diálogo com outros países.

A CineBH prevê em sua programação a oferta de atividades oferecidas gratuitamente ao público: exibições de filmes nacionais e internacionais, pré-estreias e mostras retrospectivas, programa de formação com a oferta de oficinas, workshops, laboratórios, masterclasses, debates e painéis, promoção do fomento ao empreendedorismo, dissemina a informação, produz e difunde conhecimento, cria oportunidades de rede contatos e negócios, reúne a cadeia produtiva do audiovisual numa programação abrangente e gratuita.

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A 17ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 14º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2022 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).

Link para fotos

https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2023.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: www.brasilcinemundi.com.br / www.cinebh.com.br / www.universoproducao.com.br
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Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

Site oficial do evento: cinebh.com.br

SERVIÇO

17a CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
26 de setembro a 1º de outubro de 2023

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
ESTE EVENTO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE

Patrocínio: ITAÚ, PREFEITURA DE BELO HORIZONTE, MATER DEI, COPASACEMIG/GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural: SESC EM MINAS, CASA DA MOSTRA, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CIRCUITO PRAÇA DA LIBERDADE, FUNDAÇÃO CLOVIS SALGADO
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS
MINISTÉRIO DA CULTURA | GOVERNO FEDERAL – UNIÃO E RECONSTRUÇÃO