O cinema latino-americano, apesar de sua diversidade de propostas cinematográficas, especialmente no segmento que mais circula em ambientes internacionais e recebe uma recepção crítica positiva, compartilha uma característica estruturante comum: a dependência de leis, regulações e fundos públicos para viabilizar filmes, festivais, coleta de dados e toda a cadeia produtiva do setor. Nos tempos atuais, como você avalia essa questão em seu país? Existem apoios para a circulação internacional e a participação em eventos de mercado ou de coprodução? Os editais contemplam ações afirmativas para ampliar a presença de mulheres, povos originários e afrodescendentes?

 

  • Duiren Wagua – diretor de Bila Burba | Panamá
  • Eugenia Campos Guevara – produtora da Gentil Cine | Argentina
  • Gregório Rodrigues – produtor da Casa Latina Films | República Dominicana
  • Lucas Silva – diretor de Posesión Suprema | Colômbia
  • Paola Castillo – diretora executiva do Conecta-CCDoc | Chile

 

Mediadora: Ester Marçal Fér – curadora de longas latino-americanos da CineBH | Brasil