O Brasil CineMundi – International Coprodution Meeting é o evento de mercado do cinema brasileiro que acontece em edições anuais e consecutivas desde 2010, em Belo Horizonte (MG). Consolidado como ambiente de mercado e plataforma de rede de contatos e negócios, o evento faz a conexão entre a produção brasileira e a indústria audiovisual.
Reúne anualmente dezenas de profissionais do audiovisual para conhecer e fazer negócios com futuros projetos de cinema brasileiro em longa-metragem.
O evento promove também ações de cooperação e intercâmbio, encontros de negócios e o CineMundi Lab que investe na formação e capacitação de profissionais do setor audiovisual e coloca em debate experiências e implicações do formato de coprodução, buscando refletir e difundir um histórico das coproduções no Brasil e no mundo e as oportunidades e desafios dessa modalidade de produção para os profissionais que atuam no mercado audiovisual brasileiro.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Universo Produção realiza a edição itinerante do Brasil CineMundi, denominada Conexão Brasil CineMundi, um programa que reúne ações de mercado voltadas para o cinema brasileiro e apresenta longas brasileiros na fase work in progress – corte final. Essa ação se dá de 19 a 27 de janeiro, em formato online e presencial, como parte integrante da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
O Conexão Brasil CineMundi amplia as ações de difusão e internacionalização do cinema brasileiro, promovendo a visibilidade e a diversidade da cinematografia brasileira e o seu potencial criativo. Além das sessões WIP, integram o programa exibições de filmes brasileiros em pré-estreia, debates, roda de conversa, case e networking.
Foram selecionados cinco filmes de longa-metragem em fase work in progress (WIP) – corte final, que serão exibidos em sessões fechadas para uma plateia de profissionais da indústria audiovisual internacional e nacional, com o objetivo de ampliar sua visibilidade, intercâmbio e oportunidades de inserção no mercado audiovisual.
COMITÊ DE SELEÇÃO
CLAIRE ALLOUCHE
Pesquisadora, curadora e crítica de cinema | França
CLEBER EDUARDO
Curador e consultor | Brasil
PEDRO BUTCHER
Curador e crítico de cinema | Brasil
CONVIDADOS
DANIEL QUEIROZ
Distribuidor Embaúba Filmes | Brasil
ESMERALDA VIVAS
Diretora de Programação Festival Internacional de Cine en Guadalajara | México
IBIRÁ MACHADO
Distribuidor Descoloniza Filmes | Brasil
JULIEN REJL
Diretor artístico Quinzaine des Cinéastes | França
MARCELA BERTOLETTI
Analista de Aquisição de Conteúdo Canal Brasil | Brasil
PAOLA BUONTEMPO
Programadora Festival Internacional de Cine de Mar del Plata | Argentina
PAOLA RAIMAN
Programadora Entrevues Belfort International Film Festival | França
PAMELA BIENZÓBAS
Programadora Locarno Film Festival | Suíça
RENATO MANGANELLO
Agente de Vendas Utopia Docs | Portugal & Brasil
RICHARD PEÑA
Diretor Emérito New York Film Festival, Professor Columbia University | EUA
ROGER KOZA
Programador Filmfest Hamburgo, Viennale | Alemanha, Áustria
SVEN PÖTTING
Codiretor Latin American Film Festival Munich (LAFITA), Coordenador de programação Filmfest Dresden | Alemanha
VANJA MILENA MUNJIN PAIVA
Programadora FICValdivia, IndieLisboa | Chile, Portugal
WALTER TIEPELMANN
Coordenador Málaga WIP, Diretor artístico FIDBA | Espanha, Argentina
PREMIAÇÃO
O anúncio dos filmes WIP vencedores vai acontecer no dia 27 de janeiro, no Cine-Tenda, na solenidade de encerramento do evento.
CTAV
Serviço máster DCP para o longa de até 120 minutos eleito por profissionais convidados do evento. Prêmio válido por dois anos (janeiro/2026).
MÁLAGA WIP – ESPANHA
Vaga para o produtor ou diretor de um filme WIP – corte final participar do Málaga WIP na próxima edição, em março de 2024. O filme vencedor será escolhido pelo representante do Málaga WIP participante do Conexão Brasil CineMundi, durante a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
O2 PÓS
Cinco diárias (de seis horas cada uma) de serviço de correção de cor para um longa WIP – corte final eleito por representantes da O2. O processo de cor não inclui conform, efeitos, masterização e será feito de acordo com a disponibilidade de cronograma da O2. Prêmio válido por dois anos (janeiro/2026).
THE END
R$ 15.000,00 (quinze mil reais) em serviços de laboratório digital, dailies, conform, animação, composição e masterização para um longa WIP – corte final eleito por profissionais convidados do evento. Prêmio válido por dois