LABORATÓRIO DE PROJETOS DE DOCUMENTÁRIO | IMERSÃO DOCBRASIL
Cleber Eduardo|SP
Sobre o LAB
Em um momento histórico do cinema brasileiro no qual os documentários têm assumido lugar de destaque estético, assim como de reflexão social e em quantidade de produção, as novas gerações de documentaristas encontram maior concorrência para produzir e obter visibilidade. Neste sentido, independentemente dos meios de produção – se, completamente independentes, ou se viabilizados por editais – as premissas e projetos são momentos cruciais, em geral atropelados pelos prazos e pela pressa característica da vida contemporânea.
O laboratório Lab | Imersão Doc é um processo de pausa nessa pressa e funcionalidade da criação –um encontro entre proponentes de documentários com o professor e curador Cleber Eduardo, para análise e discussão de suas propostas de longa-metragem, endereçado exclusivamente para diretoras e diretores maiores de 18 anos e com até no máximo três longas-metragens finalizados até novembro de 2024.
Não se trata de um laboratório pensado para formatação de projetos para o circuito internacional de festivais e de mercados de telas, mas realmente uma imersão nas ideias, escolhas, caminhos e dificuldades de cada um dos quatro projetos selecionados, sempre abordados por suas particularidades e potencialidades estéticas. Participam 08 profissionais– realizadores e produtores.
Objetivo Geral
Proporcionar encontros reflexivos com realizadores e realizadoras de documentário a partir das propostas enviadas, de modo a exporem suas dúvidas e terem clareza sobre os caminhos de realização, lidando com motivações, estratégias e ambições.
Conteúdo Programático
- Entrevistas com os quatro projetos selecionados antes da realização presencial do Laboratório
- Explanação sobre as principais estratégias e abordagens do documentário contemporâneo, dos filmes de personagens aos filmes ensaios, do uso de arquivos às questões sociais e políticas recorrentes, com destaques nas formas de maior circulação internacional.
- Escuta sobre cada projeto e suas particularidades.
- Orientações e provocações sobre os caminhos a partir do que se deseja como premissa
Público-alvo:
Exclusivo para produtores e realizadores documentaristas
Pré-requisito:
Ter um projeto de longa-metragem brasileiro em desenvolvimento de realizadores em início de carreira com até no máximo três longas-metragens finalizados até novembro de 2024
Currículo do Instrutor
Curador, professor e pesquisador. Mestre em Ciências da Comunicação com pesquisa em Documentário Brasileiro Contemporâneo; é crítico de cinema desde o fim dos anos 80 e professor de cinema, com experiência em disciplinas vinculadas às áreas de história da pintura, cinema brasileiro contemporâneo e história do documentário, além de autor de artigos e ensaios publicados em livros. Coordenador editorial da publicação “O Cinema como Resposta ao País”(2022). Foi crítico de cinema das revistas Época e Bravo, e dos sites Contracampo e Cinética. Foi professor de cinema do Centro Universitário Senac (2008-2020). Foi curador da Mostra de Cinema de Tiradentes ( 2010 – 2019). Atualmente é curador do DocSP, da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto e coordenador curatorial da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte.