INSCRIÇÕES ABERTAS E GRATUITAS DE PROJETOS DE LONGA PARA SELEÇÃO NO 12º BRASIL CINEMUNDI

Profissionais do audiovisual e interessados podem inscrever seu projeto de longa-metragem para seleção em três categorias - desenvolvimento, produção e finalização até o dia 31 de maio pelo site brasilcinemundi.com.br

O Brasil CineMundi – 12th International Coproduction Meeting, o evento de mercado do cinema brasileiro, está agendado para o período de 28 de setembro a 3 de outubro de 2021, no âmbito da programação da 15ª Mostra CineBH, que, em função da pandemia de Covid-19, acontece novamente em formato online, o mais indicado para este momento.

Os proponentes poderão inscrever seus projetos de filmes brasileiros de longa-metragem em três categorias - projetos em desenvolvimento, em produção e finalização para a seleção do 12ª Brasil CineMundi. Já para os projetos em desenvolvimento serão três subcategorias CineMundi, Doc Brasil Meeting e Foco Minas. Os interessados em inscrever seus projetos terão até o dia 31 de maio de 2021, às 23:59 horas, horário de Brasília. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site www.brasilcinemundi.com.br. Deve-se consultar o regulamento para obter as especificidades e informações da seleção, realizar o cadastro e preencher o formulário disponível no ato da inscrição.

Para a edição de 2021, o Brasil CineMundi amplia o número - de 22 para 35 - projetos a serem selecionados na fase de desenvolvimento para atender a demanda do setor que está com restrições de filmagem considerando o cenário da pandemia, o que por outro lado, leva os profissionais a pensarem novos projetos, crescendo, com isto, o número de projetos na fase de argumento que precisam de consultoria, assessoria e parceiros para seguirem adiante.

O 12o Brasil CineMundi, em ambiente digital, mantém o mesmo propósito de realização que é o de promover a conexão entre o cinema brasileiro e mercado internacional, além de oferecer uma série de atividades de formação, cooperação, intercâmbio, meetings e premiação, com foco nas tendências do cinema contemporâneo e na produção brasileira de perspectiva autoral e inovadora. 

"É importante ressaltar que o Brasil CineMundi amplia as possibilidades para profissionais do audiovisual no Brasil encontrarem parceiros para seus projetos de longa-metragem e firmarem acordos de coprodução internacional e, ainda, estabelecer uma rede de contatos e negócios com representantes da indústria nacional e estrangeira", destaca Raquel Hallak, coordenadora geral do Brasil CineMundi

 

SELEÇÃO DE PROJETOS


Nesta edição, serão selecionados até 35 projetos de longas-metragens de produções de qualquer gênero que serão divididos em três categorias, sendo: até 21 (vinte e um) projetos para a categoria Projeto em Desenvolvimento (10 na sub-categoria Brasil CineMundi, 6 na sub-categoria Doc Brasil Meeting e 5 na sub-categoria Foco Minas); até 08 (oito) projetos na categoria Projeto em Produção; e até 06 (seis) projetos na categoria Projeto Finalizado.

Os projetos selecionados recebem consultorias com tutores especializados, participam de one-on-one meetings e do  Programa de Formação Brasil CineMundi que inclui  debates, masterclasses e estudos de caso com a participação de  profissionais nacionais e internacionais que atuam no mercado audiovisual.

 

SOBRE O BRASIL CINEMUNDI


O BRASIL CINEMUNDI – International Coproduction Meeting, evento de mercado do cinema brasileiro,  integra a 14ª Mostra CineBH e chega a sua 12ª edição 28 de setembro a 3 de outubro de 2021com o propósito de apresentar ao mercado projetos de filmes brasileiros em longa-metragem, facilitando as conexões entre as produções e o mercado internacional por meio de parcerias produtivas e da troca de informações e ações.

O evento promove a ampliação da rede de contatos e negócios entre profissionais brasileiros e representantes da indústria nacional e estrangeira, além de atividades de capacitação, cooperação, intercâmbio, meetings e premiação, com foco nas tendências do cinema contemporâneo e na produção independente de perspectiva autoral e inovadora.